E-nuno Publicado Fevereiro 21, 2009 Publicado Fevereiro 21, 2009 Olá! Tenho neste momento um pequeno aquário a ciclar (um nano de 16 litros) e tenho medido os parâmetros regularmente... e tenho tido sempre valores de Gh e Kh que, segundo a caixa dos testes, são mais baixos que o normal... É possível? tem alguma importância??? normalmente só vejo pessoas queixarem-se que têm dureza a mais, dureza a menos é a primeira vez que ouço falar... O que devo fazer? Os parâmetros, medidos hoje, são: GH: 4 KH: 3 pH: 6,8 A água que sai da torneira tem: GH: 3 KH: 3 pH: 6,8 Devo preocupar-me com isto ou devo considerar-me uma pessoa cheia de sorte? Abraços Citar
William Publicado: Fevereiro 21, 2009 Publicado: Fevereiro 21, 2009 dureza a menos é a primeira vez que ouço falar... Eu no meu caso tenho gh e kh <1 ! Citar
E-nuno Publicado: Fevereiro 21, 2009 Autor Publicado: Fevereiro 21, 2009 Pelas fotos dá para ver que isso não tem sido grande problema Obrigado Citar
William Publicado: Fevereiro 21, 2009 Publicado: Fevereiro 21, 2009 Pois, mas tenho que "trabalhar" a água para não ter surpresas com as oscilações de ph que isso ás vezes pode trazer Citar
E-nuno Publicado: Fevereiro 22, 2009 Autor Publicado: Fevereiro 22, 2009 Pois, imagino que os sais na água façam um efeito tampão e sem eles esse efeito se perca. Algum cuidado que eu deva ter, para além de controlar os parâmetros de forma apertada? Citar
Bruno A. Cardoso Publicado: Fevereiro 22, 2009 Publicado: Fevereiro 22, 2009 Olá! Tenho neste momento um pequeno aquário a ciclar (um nano de 16 litros) e tenho medido os parâmetros regularmente... e tenho tido sempre valores de Gh e Kh que, segundo a caixa dos testes, são mais baixos que o normal... É possível? tem alguma importância??? normalmente só vejo pessoas queixarem-se que têm dureza a mais, dureza a menos é a primeira vez que ouço falar... O que devo fazer? Os parâmetros, medidos hoje, são: GH: 4 KH: 3 pH: 6,8 A água que sai da torneira tem: GH: 3 KH: 3 pH: 6,8 Devo preocupar-me com isto ou devo considerar-me uma pessoa cheia de sorte? Abraços és sortudo sim a minha agua tem 7.5..fogo quem me dera Citar Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,CumprimentosFeedBack
cc_dreams5 Publicado: Fevereiro 23, 2009 Publicado: Fevereiro 23, 2009 desculpa a entrada no teu topico mas eu tenho umas duvidas, e ja que estamos a falar do Gh talvez me possam ajudar... eu comprei o teste da Jbl Gh, mas tem uma tabela um tanto ou quanto confusa, eu fiz o teste e à sexta gota passa de vermelho para verde, isso quer dizer que tenho o Gh a 6? e isso é dura ou macia a agua? Desde ja obrigado e desculpa a invasao no teu topico..... Citar
joao silva Publicado: Fevereiro 23, 2009 Publicado: Fevereiro 23, 2009 já agora se alguem tambem me puder explicar...tenho o teste de kh da jbl e nao consigo saber o meu kh, no teste diz para ir adicionando as gotas até fazer a mudança de cor de azul para amarelo só que eu vou adicionando as gotas e nunca faz a mudança nem chega a estar azul, adiciono as gotas e começa a ficar da cor do reagente que é laranja e quantas mais gotas adicionar mais laranja fica..Será q o meu Kh é de 1? tambem nao noto oscilações no Ph. Citar Meu aqua Cumps JS
Bruno A. Cardoso Publicado: Fevereiro 23, 2009 Publicado: Fevereiro 23, 2009 (editado) O numero de gotas é igual ao kh ou dh :D Exemplo: Deitar gotas ate a amostra passar de amarelo a seguir vermelho e a seguir verde... 1 gota - amarelo 2 gotas - continua amarelo 3 gotas - laranja quase vermelho 4 gotas - vermelho 5 gotas - vermelho escuro 6 gotas - verde tens um kh ou dh de 6 Editado Fevereiro 23, 2009 por William quote desnecessário Citar Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,CumprimentosFeedBack
joao silva Publicado: Fevereiro 23, 2009 Publicado: Fevereiro 23, 2009 (editado) mas quando meto a primeira gota nao fica amarelo passa logo a laranja muito clarinho depois conforme meto mais gotas vai ficando mais laranja, nunca chega a tar amarelo e tem de fazer a mudança de azul para amarelo. Editado Fevereiro 23, 2009 por William quote desnecessário Citar Meu aqua Cumps JS
Bruno A. Cardoso Publicado: Fevereiro 23, 2009 Publicado: Fevereiro 23, 2009 O teste esta dentro da validade??? A quanto está o ph? Ate que gotas contaste tu?? o meu dh esta a 14 e o kh a 7;) se calhar paraste a meio nao? Citar Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,CumprimentosFeedBack
joao silva Publicado: Fevereiro 23, 2009 Publicado: Fevereiro 23, 2009 (editado) o meu dh esta a 14 e o kh a 7;) se calhar paraste a meio nao? Penso que sim comprei recentemente uma mala de testes da jbl e todos os outros teste funcionam bem.. O ph está a 6.5/6.8 Já cheguei a meter 20 gotas Editado Fevereiro 23, 2009 por William quote desnecessário Citar Meu aqua Cumps JS
Bruno A. Cardoso Publicado: Fevereiro 23, 2009 Publicado: Fevereiro 23, 2009 no de kh?? estranho Citar Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,CumprimentosFeedBack
joao silva Publicado: Fevereiro 23, 2009 Publicado: Fevereiro 23, 2009 (editado) Pois, nao encontro uma resposta para isto Editado Fevereiro 23, 2009 por William quote desnecessário Citar Meu aqua Cumps JS
Bruno A. Cardoso Publicado: Fevereiro 23, 2009 Publicado: Fevereiro 23, 2009 (editado) se calhar o kh e menor que 1 ...nao sei Editado Fevereiro 23, 2009 por William quote desnecessário Citar Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,CumprimentosFeedBack
joao silva Publicado: Fevereiro 23, 2009 Publicado: Fevereiro 23, 2009 (editado) Tambe já tinha pensado nisso mas eu nao noto oscilações no ph Editado Fevereiro 23, 2009 por William quote desnecessário Citar Meu aqua Cumps JS
Bruno A. Cardoso Publicado: Fevereiro 23, 2009 Publicado: Fevereiro 23, 2009 Pah, normalmente diz-se que se o kh PODE virar acido se for 5 ou abaixo do mesmo.... entao e se for 1 ou menor que um?? ai ja é acido, tal como o teu ph demonstra... Citar Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,CumprimentosFeedBack
Paulo Cabrita Publicado: Fevereiro 23, 2009 Publicado: Fevereiro 23, 2009 joao silva : Faz o teste com agua destilada... tem de dar <1... ou então compra uma agua engarrafada que diga qual a dureza..... e faz-lhe o teste. viper : Não percebi muito bem esta tua ultima afirmação? Estas-te a referir à instabilidade do PH por causa da dureza ser inferior a 5(efeito tampão)? ou a outro "fenómeno" diferente? Cumprimentos, Paulo Cabrita Citar Are dogs really man's best friend? Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour. When you open it, who's really happy to see you? http://paulocabrita.smugmug.com/
Bruno A. Cardoso Publicado: Fevereiro 24, 2009 Publicado: Fevereiro 24, 2009 Exactamente paulo, se o kh for inferior a 5 tem tendencia a virar ácido.. o que estou a dizer é que como o ph dele é acido pode muito bem o kh ser inferior ou igual a 1, nao sei estou a falar por alto! :D Citar Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,CumprimentosFeedBack
Recommended Posts