HMN$ Publicado Fevereiro 20, 2009 Publicado Fevereiro 20, 2009 vou construir um aquário de 120cm e ainda tenho algumas duvidas sobre a coluna seca gostava que alguém as esclarece. as minhas duvidas são as seguintes: como e que a agua entra para lá? para que servem os dois tubos? p.s-desculpem se estou a repetir um tópico mas não encontrei nada
JCBF Publicado: Fevereiro 20, 2009 Publicado: Fevereiro 20, 2009 Ora viva, A água entra pelos bordos superiores da coluna seca, onde normalmente se coloca um "pente" de modo a evitar que os habitantes do aquário possam entrar para lá. Normalmente dentro da coluna seca passam dois tubos: - O esgoto, que leva a água do aquário para a sump e que pode levar um durso de modo a evitar o típico ruído da água a entrar no tubo e ainda o tubo de retorno que traz a água da sump até ao aquário. Pode também fazer-se um terceiro furo que funciona como tubo ladrão para escoamento de água para a sump em caso de qualquer entupimento do esgoto. Há quem não coloque tubo ladrão e faça um um furo mais largo onde coloca um tubo, dentro do qual passa o tubo de retorno e o espaço restante, funciona como tubo ladrão para escoamento de água em caso de necessidade e por segurança. Se procurares vais encontrar muita informação sobre este tema. Cumprimentos José Ferreira
HMN$ Publicado: Fevereiro 21, 2009 Autor Publicado: Fevereiro 21, 2009 (editado) obrigado Editado Fevereiro 21, 2009 por HMN$
HMN$ Publicado: Fevereiro 21, 2009 Autor Publicado: Fevereiro 21, 2009 á esqueci- me de uma coisa quais as medidas que me aconselhas e qual a bomba de retorno. o aquário tem 175L
PikasPT Publicado: Fevereiro 21, 2009 Publicado: Fevereiro 21, 2009 Aproveito este tópico para perguntar, Qual a diferença entre a Coluna Seca e a Coluna Húmida? Um Abraço.
JCBF Publicado: Fevereiro 21, 2009 Publicado: Fevereiro 21, 2009 Embora chamemos coluna seca, na realidade a coluna tem água, embora num nível inferior à coluna de água do aquário. Quanto à dimensão da coluna seca, depende do número de furos que se poretende colocar e do diametro dos mesmos. Eu tenho mandado fazer os meus aquários na Vidromoldura e eles sabem normalmente quais as medidas adequadas. Só para te dar uma ideia, numa coluna com dois furos de 50 e 32, as dimensões que tenho para a coluna seca são de 0,20mx0,14m. Quanto à bomba, embora não saiba a que altura vais colocar o aquário, penso que uma bomba tipo Sicce Multi 1300 seria suficiente. Cumprimentos José Ferreira
HMN$ Publicado: Fevereiro 21, 2009 Autor Publicado: Fevereiro 21, 2009 Quanto à bomba, embora não saiba a que altura vais colocar o aquário, penso que uma bomba tipo Sicce Multi 1300 seria suficiente. vou coloca-lo a 80cm
Recommended Posts