Novato precisa de conselhos


rmmartins

Recommended Posts

jubhia.jpg[/img][/img]

 

30da5gk.jpg[/img][/img]

 

24zk3f4.jpg[/img]

 

317d4k0.jpg[/img][/img]

 

 

 

 

Boa tarde,

 

 

Venho mostrar a minha nova aquisição.

 

Tinha um aquário de 60L, com vivíparos que ofereci ao meu filho de 9 anos, para ele ter no quarto, e para ganhar alguma responsabilidade no tratamento do mesmo.

 

 

Comprei então um novo aquário da aquatlantis com 100x40x50.

 

SETUP

 

 

Filtro - EHEIM 2073

 

Iluminação - 2x T5

 

CO2 - Não tenho

 

Termostato - Externo da Hydor 300W

 

Substrato - Sera

 

 

FLORA:

 

Hygrophila corymbosa

 

Alternanthera reineckii

 

Alternanthera Bettzickiana

 

Alternanthera cardinalis

 

Echinodorus argentinensis

 

Microsorium pteropus

 

Anubias nana

 

Bacopa amplexicaulis

 

Hygrophila polysperma

 

Ludwigia Repens

 

Alternanthera Versicolour

 

 

Gostaria de saber a opinião dos membros em relação ao setup, e se acham que seja necessário a instalação de CO2.

Tenho o aquário a ciclar e mais tarde estou a pensar avançar para um aquário de vivíparos.

 

Gostaria de saber que material utilizam para fazer de fundo, pois o fundo preto que estou a usar faz um aspecto de espelho e eu não gosto.

 

Gostaria de opiniões sobre a colocação das plantas no aquário.

 

Espero que gostem e vou mandando umas fotos com as actualizações.

 

 

 

Um abraço a todos os membros

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola boa tarde, entao vamos la por partes

 

em relaçao á iluminação, dizes ter 2 T5 mas nao referes quantos watts tens, consoante o tipo de plantas que tens ou que venhas a adquirir convem teres uma boa iluminação para o seu crescimento ( regra do 1w por litro, no meu nao tenho 1 w/l tenho 0,7 e as plantas estão a crescer muito bem, inclusive a glossostigma está a crescer na horizontal para formar tapete e tudo).

 

Como tens um aquario de 200 litros nao sei se apenas um aquecedor de 300w será suficiente para aqueles dias frios como fez em Dezembro, mas concerteza alguem te indicará se é suficiente ou não.

 

Quanto ao preto de fundo, com uma ajudinha consegue-se aplicar o material de forma uniforme se fores retirando as bolhas de ar com uma regua pequena ou um pano, mas pronto isso agora tambem são gostos, podes preferir outro fundo diferente.

 

Visto que já tens algumas plantas e provavelmente mais virão :popcorn: não era má ideia ires pensando no CO2, é um equipamento um bocado caro sem duvida mas na minha opiniao vale a pena o investimento, contudo até lá, podes sempre ir fazendo uso de outras formas de introduçao de CO2 sem ser a da botija pressurizada.

 

Por fim, em relação á disposição das plantas, ha inumeros artigos na net e tambem aqui no forum acerca dos sitios apropriados para a colocação destas, mas regra geral, plantas pequenas á frente, depois existem as plantas intermédias e por fim, para a parte de tras do aquario as plantas que depois irão crescer mais que as outras. Esta é uma questão importante quando se introduzem plantas no aquario para que depois as plantas mais pequenas nao fiquem sem luz por causa das outras maiores, existem "regras" para uma boa disposição de plantas nos nossos aquarios.

 

Espero ter ajudado e fico a aguardar entao essas novas fotos.

 

Cumprimentos

O meu Aquario:

 

Visita o meu Aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola, em relação á iluminação tens uma relação de 0.45 w/l é um pouco fraquita caso comeces a pensar em colocar mais plantas terás que pensar em por um pouquinho mais de luz, isto claro se quiseres prevalecer um bom crescimento das plantas, pois isto como se sabe anda tudo um pouco mal de euros e nestas coisas da aquariofilia por vezes sai mais barato se formos nos a fazermos as alterações pretendidas.

 

Quanto á agua amarelada, é natural ela estar assim sim por causa dos troncos serem novos, com algumas TPA esse tom amarelado vai desaparecendo, claro que se usares lampadas proprias vao sem duvida ajudar muito nas tonalidades do aquario. Existem nas lojas lampadas que prevalem as cores dos nossos peixes mas tambem o crescimento das plantas, agora é uma questao de leres um pouco e aprenderes para que saibas depois escolher aquilo que pretendes :thumbup3:

Editado por William
quote desnecessário

O meu Aquario:

 

Visita o meu Aquario

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comprei então um novo aquário da aquatlantis com 100x40x50.

 

Iluminação - 2x T5

 

CO2 - Não tenho

 

Como tens um aquario de 200 litros nao sei se apenas um aquecedor de 300w será suficiente para aqueles dias frios como fez em Dezembro, mas concerteza alguem te indicará se é suficiente ou não.

 

Visto que já tens algumas plantas e provavelmente mais virão :wink: não era má ideia ires pensando no CO2, é um equipamento um bocado caro sem duvida mas na minha opiniao vale a pena o investimento, contudo até lá, podes sempre ir fazendo uso de outras formas de introduçao de CO2 sem ser a da botija pressurizada.

Ola

Quanto ao aquario em questao, eu tenho um igual e o volume de agua util ronda os 120/130 LT... por isso muita atençao as dosagens...

 

Quanto a iluminaçao partindo do principio que tens 120LT uteis ficas com um racio de 0.75w/LT...e suficiente mas podes ponderar incerir pelo menos mais uma T5 e ficas com um racio de 1,125w/LT... Excelente para as plantas que tens...Iluminaçao nunca e demais...

A resistencia tambem esta mais que boa, dependendo de onde a colocas e como fazes circular a agua...mas penso que nao deves ter problemas, eu tenho uma de 200w e faz bem o serviço...

Para mim um dos factores com mais importancia e sem duvida o CO2, se queres manter um plantado tens de ter CO2...

 

Ps:O meu aquario vinha com 2xT8x30W=60W e eu alterei para 4xT8x30W=120W...

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas.

 

Gostava de saber se é possível, em vez de colocar mais uma lâmpada, se não posso aumentar a potencia das duas lâmpadas do aquário.

 

Estou a pensar mandar vir o CO2 da aquaristic, só tenho duvida se mando vir com uma botija de 500g ou de 2000g.

Gostava de saber o que me aconselham e quanto tempo dura cada uma das botijas.

 

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostava de saber se é possível, em vez de colocar mais uma lâmpada, se não posso aumentar a potencia das duas lâmpadas do aquário.

Isso de aumentar a potencia em T5 nao podes visto que aumentava o tamanho da lampada, quanto a lampadas PLL nao te sei dar essa informaçao...

 

Estou a pensar mandar vir o CO2 da aquaristic, só tenho duvida se mando vir com uma botija de 500g ou de 2000g.

Gostava de saber o que me aconselham e quanto tempo dura cada uma das botijas.

 

Se o preço justificar e preferivel a de 2000gr... durante uns 4 ou 5 meses nao te preocupas com recargas...

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Mandei vir o Kit de CO2 de 2 kg da aquaristic.

 

Gostava de saber se tenho de ter cuidado com os parâmetros da água.

Eu tenho as fitas da JBL que verificam 5 parâmetros. Acham que chega.

 

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

2zgrpc1.jpg[/img],

2aiejat.jpg[/img]

20qjkhs.jpg[/img]

 

 

 

Bom dia

 

Aqui vai uma actualização do meu aquário.

 

 

Instalei o sistema de CO2 da aquaristic, gostava de conselhos em relação a quantidade de CO2 que devo injectar no aquário.

 

A fauna aumentou bastante.

 

A cor da agua continua um pouco amarelada, por causa do tronco, tentei juntar carvão activado no filtro, mas tenho tido poucos resultados.

 

Quem quiser dar conselhos, agradeço e são todos bem vindos.

 

 

Cumprimentos a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, rmmartins,

Antes de mais quero-te dar os parabéns pelo bonito aquário que estás a começar a desenvolver!

Em relação ás tuas questões...

O CO2, o melhor é começares com pouco injecção (cerca de 1 bolha cada 2 segundos) e ires aumentando gradualmente consoante os testes de PH e a adaptação dos teus peixes e plantas! Se tudo correr bem (sem GRANDES descidas de PH nem da dificuldade dos peixes em respirar) podes ir aumentado até 1 a 2 bolhas por segundo. Há aqui pessoal no forum muito mais experiente do que eu e eles possivelmente vão-te dar dicas mais preciosas e informações muito úteis. bang

Atenção que com aumento de CO2 as plantas vão necessitar de mais nutrientes (não é que lhes faça mal, mas estares a gastar CO2 sem as ver crescer e ficarem bonitas porque algum nutriente lhe falta não é vantajoso), começa a ler um pouco sobre fertilizações aqui no Forum para poderes começar a decidir sobre quais pretendes utilizar! :)

Em relação á água amarela, tal como já te responderam isso vai acabar por desaparecer com as TPA's, não te preocupes, o carvão activado pouco te vai fazer sobre essa questão, além de que existe algum contrasenso e discussão (amigavel) sobre os beneficios ou não do carvão activado num aquário plantado, mas isso deixo para outra pessoa discutir, já que ainda não tenho uma opinião formada! Também podes pesquisar aqui no forum sobre o carvão activado, há algumas discussões sobre esse assunto!

Boa sorte

 

Um abraço

 

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, rmmartins,

Antes de mais quero-te dar os parabéns pelo bonito aquário que estás a começar a desenvolver!

Em relação ás tuas questões...

O CO2, o melhor é começares com pouco injecção (cerca de 1 bolha cada 2 segundos) e ires aumentando gradualmente consoante os testes de PH e a adaptação dos teus peixes e plantas! Se tudo correr bem (sem GRANDES descidas de PH nem da dificuldade dos peixes em respirar) podes ir aumentado até 1 a 2 bolhas por segundo. Há aqui pessoal no forum muito mais experiente do que eu e eles possivelmente vão-te dar dicas mais preciosas e informações muito úteis. :photo:

Atenção que com aumento de CO2 as plantas vão necessitar de mais nutrientes (não é que lhes faça mal, mas estares a gastar CO2 sem as ver crescer e ficarem bonitas porque algum nutriente lhe falta não é vantajoso), começa a ler um pouco sobre fertilizações aqui no Forum para poderes começar a decidir sobre quais pretendes utilizar! :puppydogeyes:

Em relação á água amarela, tal como já te responderam isso vai acabar por desaparecer com as TPA's, não te preocupes, o carvão activado pouco te vai fazer sobre essa questão, além de que existe algum contrasenso e discussão (amigavel) sobre os beneficios ou não do carvão activado num aquário plantado, mas isso deixo para outra pessoa discutir, já que ainda não tenho uma opinião formada! Também podes pesquisar aqui no forum sobre o carvão activado, há algumas discussões sobre esse assunto!

Boa sorte

 

 

Obrigado pelos conselhos,

 

Vou fazer como tu dizes , vou injectando 1 bolha por segundo, e depois logo vejo.

 

Estou a pensar tirar o carvão, pois não vejo vantagem .

 

Cumprimentos

 

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.