alcaide Publicado Fevereiro 20, 2009 Publicado Fevereiro 20, 2009 Achei este tópico num fórum de modelismo e acho que também pode ser útil para a aquariofilia. aqui fica http://www.linkfamilia.com.br/forum/viewto...?f=17&t=113 ALCAIDE
Joel Bonifácio Publicado: Fevereiro 20, 2009 Publicado: Fevereiro 20, 2009 Achei este tópico num fórum de modelismo e acho que também pode ser útil para a aquariofilia.aqui fica http://www.linkfamilia.com.br/forum/viewto...?f=17&t=113 Há lá fotos, bem boas. Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!
Ricardo.Fonseca Publicado: Fevereiro 21, 2009 Publicado: Fevereiro 21, 2009 Não sabia deste truque e parece, ao q dizem, já ser muito antigo. Posso dizer q resulta - material utilizado: Nikon D2xs Lente 35/70mm 2.8 Lente 50mm manual invertida a 1.4 Resultado: Abraço e espero q gostem Ricardo ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
Luís Fortunato Publicado: Fevereiro 21, 2009 Publicado: Fevereiro 21, 2009 Olá. Atenção que as lentes que se usam para inverter devem ter o controlo de abertura manual, e não exclusivamente electrónico. Há maneiras de manter o diafragma mais fechado, mas não devem ser utilizadas, umas vez que com usos prolongados estão a esforçar as molas do mesmo. Não devias tirar as foto macro com abertura a f/1.4. Diminui a abertura que vais ver que tens muito maior profundidade de campo... o problema é que te obriga a ter tempos de exposição maiores. É uma técnica engraçada, mas que devido à quantidade excessiva de elementos ópticos, faz com que só seja possível tirar macros decentes com muito boa iluminação... e mesmo assim, podemos estar a saturar o motivo desnecessariamente (face a outras técnicas mais simples de macro fotografia). Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Ricardo.Fonseca Publicado: Fevereiro 21, 2009 Publicado: Fevereiro 21, 2009 ... e mesmo assim, podemos estar a saturar o motivo desnecessariamente (face a outras técnicas mais simples de macro fotografia). Olá Luís, Não entendi esta última parte. Muito obrigado pelas dicas, é sempre uma mais valia para quem vai espremendo botões. Ricardo ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
Luís Fortunato Publicado: Fevereiro 21, 2009 Publicado: Fevereiro 21, 2009 Olá Ricardo. Ao aumentares a iluminação sobre um qualquer objecto, não vais apenas tornar os tempos de exposição menores. A menos que a iluminação sobre o mesmo seja feita de forma homogénea, vais sempre ter zonas mais reflectoras que outras. Assim sendo, podes ficar com zonas que ficam bastante iluminadas, mas outras que nem por isso. Então, na tua foto final, o que vais ter é zonas com bons níveis, e outras escuras, ou então com zonas mais saturadas (brancas) e outras normais. O caso mais notório em que isso acontece, é com o uso de flash frontal. Ao tirares uma foto assim, as superfícies que não apanham com a luz do flash vão ficar bastante escuras, e somente algumas bem iluminadas (exposição correcta). Qualquer dúvida, diz. Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Ricardo.Fonseca Publicado: Fevereiro 23, 2009 Publicado: Fevereiro 23, 2009 Sim Luís, Já tive de lidar c esse problema da iluminacão várias vezes e não conseguir ter uma iluminação homogénia ou pelo menos não discrepante - a nível de intensidade. Ainda mais difícil se torna com este tipo de fotografia. O q aprecio mais ao utilizar a lente invertida é a proximidade e a ampliação q não consigo com nenhuma das minhas lentes com a função MACRO. A ver, tenho de continuar a espremer um pouco mais os botões e ver o q sai. Muito obrigado pelo tempo e paciência aqui dispendido, Cumprimentos, Ricardo ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts ------------------------------------------------------------------------------------------------------- De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.
alcaide Publicado: Fevereiro 23, 2009 Autor Publicado: Fevereiro 23, 2009 Experimentei e o resultado (aumento) é quase nulo..... ALCAIDE
Recommended Posts