Sharpness Publicado Fevereiro 20, 2009 Publicado Fevereiro 20, 2009 (editado) Olá pessoal, Tenho um móvel com as seguintes medidas :(LxAxP): 172x74x44 Cm, com Peso bruto: 82 Kg Materiais Utilizados: Aglomerado 18 e 28mm, Link do fabricante Gostava de saber quanto peso posso por em cima deste móvel, sem haver uma tragédia.... ? Cumprimentos, NunoMenau Editado Fevereiro 20, 2009 por Sharpness Citar <<link com fins comerciais removido>>
David Cabete Publicado: Fevereiro 20, 2009 Publicado: Fevereiro 20, 2009 Boas Dizer aguenta determinado peso é difícil! Para prevenir "tragédias" futuras, aconselha o reforço do móvel com cantoneira em "T": Não é preciso que seja com este padrão em xadrez, mas não encontrei mais nenhuma imagem. Fazer um "esqueleto" interno seria uma boa ideia. Ficavas com um móvel que aguentaria muitas centenas de quilos. Claro está que tudo depende das dimensões do aquário! Se for "pequeno", nem é preciso fazer nada no móvel! Cumps. Citar Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
Sharpness Publicado: Fevereiro 20, 2009 Autor Publicado: Fevereiro 20, 2009 boas, de momento tenho um aqua de 80cm de 96l deve estar a suportar a volta dos 120kg, já o tenho montado a mais de um ano e a única coisa que noto é uma pequena flexão na madeira no meio da gaveta, de resto a estrutura aparenta estar boa... E como eu faria esse esqueleto sem retirar estética ao móvel? Ele tem as gavetas por dentro... Se quiseres posso tirar umas fotos sem gavetas e com gavetas abertas, para me poderes ajudar melhor !? =) E Obrigado desde já pelos conselhos...e todos são bem vindos... cumprimentos, NunoMenau Citar <<link com fins comerciais removido>>
David Cabete Publicado: Fevereiro 20, 2009 Publicado: Fevereiro 20, 2009 Boas Acho que nesse caso é só mesmo necessário reforçar o tampo, com o tal perfil em "T". Presumo que haja espaço entre a parte de cima das gavetas e a parte de baixo do tampo. Podes "jogar com esse espaço. Dois perfis desses, separados entre si em 20cm deve ser mais que suficiente. Colado com cola de contacto e aparafusado ao tampo de 10 em 10 cm e isso aguenta muito peso. Cumps. Citar Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
darkfixe Publicado: Fevereiro 20, 2009 Publicado: Fevereiro 20, 2009 uma pergunta isso é madeira ou aparito prensado se for madeira basta fazeres o que te indicaram ,se for aparito atenção pk pode comecar a estalar e pumba vai tudo parar ao meio do chão o que te aconselho é por uma boa madeira em cima do movel com um bom reforço Citar A VIDA É COMO O MAR TANTO LEVA COMO TRAZ
David Cabete Publicado: Fevereiro 20, 2009 Publicado: Fevereiro 20, 2009 Boas uma pergunta isso é madeiraou aparito prensado Resposta no primeiro Post: Materiais Utilizados: Aglomerado 18 e 28mm, Móveis da Moviflor em madeira ?!? Desconheço... se for madeira basta fazeres o que te indicaram ,se for aparitoatenção pk pode comecar a estalar e pumba vai tudo parar ao meio do chão Daí ter sugerido o uso da cola de contacto. o que te aconselho é por uma boa madeira em cima do movel com um bom reforço Também há essa hipótese, mas com 28mm de espessura no tampo, acho que não seria necessário. Pensando melhor, e se for só mesmo um tampo em cima de outro, até é capaz de dar menos trabalho! Pessoalmente, ou optava pela solução que dei, ou melhor ainda, juntava as duas soluções. Um tampo novo com o reforço de perfilem "T" no seu interior. Cumps. Citar Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
darkfixe Publicado: Fevereiro 20, 2009 Publicado: Fevereiro 20, 2009 ai é movel da moviflor ok faz o seguinte nas costas do movel poem ao meio uma barra a reforçar poem lá o T pk mais cedo ou mais tarde e com o tempo começa a dar de si e parte, retira as placas das costas e poem algo a reforçar ao meio ok vais ao max e mat ou a uma carpintaria e arranja uma barra de madeira forte mas a medida e aparafusas mas antes de aparafusar poem cola de madeira com um pouco de serradura ok Citar A VIDA É COMO O MAR TANTO LEVA COMO TRAZ
Sharpness Publicado: Fevereiro 21, 2009 Autor Publicado: Fevereiro 21, 2009 Ao furar a base para ficsar os perfis, não vou enfraquecer a base? Acho que o melhor é estar quieto ano? =\ Citar <<link com fins comerciais removido>>
William Publicado: Fevereiro 21, 2009 Publicado: Fevereiro 21, 2009 Eu no teu caso acho que não mexia em nada, em caso de duvida colocaria um tampo extra mas nada mais Citar
Sharpness Publicado: Fevereiro 22, 2009 Autor Publicado: Fevereiro 22, 2009 Também, já tinha pensado nisso, mas punha um tampo do tamanho do aqua ou punha do tamanho do móvel? E que espessura e tipo de material punha? Citar <<link com fins comerciais removido>>
William Publicado: Fevereiro 22, 2009 Publicado: Fevereiro 22, 2009 (editado) Do tamanho do móvel acho que fica bem melhor, ums tábua de madeira maciça, penso que 2cm de espessura serão suficientes Editado Fevereiro 25, 2009 por William Citar
Sharpness Publicado: Fevereiro 25, 2009 Autor Publicado: Fevereiro 25, 2009 (editado) Sei que isto ja entra mais para o fórum de DIY, mas aproveitando o tópico.... E se eu deixar o móvel quietinho e fazer uma estrutura assim... Medidas 120x70x40, Com barrotes: izi.pt BARROTE PINHO APARELHADO REF. 136343 2600x60x50mm e dois paineis um em cima do outro... 1200x400x16mm Branco Acham que para um aqua de 240L é uma boa solução? Editado Fevereiro 25, 2009 por Sharpness Citar <<link com fins comerciais removido>>
sergio.vale Publicado: Fevereiro 25, 2009 Publicado: Fevereiro 25, 2009 Já pensaste por-te em cima do móvel juntamente com alguém (de preferência dois "bem gordinhos") e vê se o móvel abana muito? Sempre à tua conta e risco claro Citar Sergio Vale - Miraflores
Sharpness Publicado: Fevereiro 25, 2009 Autor Publicado: Fevereiro 25, 2009 (editado) Nem quero experimentar, não vá ele ceder...e depois fico sem roupeiro xD Editado Fevereiro 25, 2009 por William quote desnecessário Citar <<link com fins comerciais removido>>
vseixas Publicado: Fevereiro 26, 2009 Publicado: Fevereiro 26, 2009 o melhor é fazeres uma armação em ferro e depois é só cobrires com madeira ao teu gosto. Citar
Sharpness Publicado: Março 12, 2009 Autor Publicado: Março 12, 2009 Tive a fazer contas e achei melhor fazer um móvel novo a minha medida e a meu gosto =) Ainda falta por as portas que foram para um carpinteiro fazer os furos para as dobradiças, falta afixar as laterais...e ainda alguns pormenores...gastei a volta de 60€ e tem uma estrutura em pinho tratado super resistente ( a ver vamos) fica como está... e o objectivo final em photoshop, Citar <<link com fins comerciais removido>>
Sharpness Publicado: Março 14, 2009 Autor Publicado: Março 14, 2009 Boas Ficou porreiro, cinco estrelas. Qual o tamanho do aqua que vais meter em cima dele ? Cumps Sabendo e o movel tem 120cm de comprimento e 40cm de fundura, fica a resposta a tua pergunta: ainda falta levar as portas...e no aqua falta levar tudo xD Citar <<link com fins comerciais removido>>
Sharpness Publicado: Março 14, 2009 Autor Publicado: Março 14, 2009 Chamam-lhe wallmate, floormate, roofmate...é espuma de poliestireno expandido...=) Citar <<link com fins comerciais removido>>
Gremlyn Publicado: Setembro 29, 2010 Publicado: Setembro 29, 2010 Chamam-lhe wallmate, floormate, roofmate...é espuma de poliestireno expandido...=) não quero induzir ninguém em erro mas o wallmate, roofmate (placas azuis ou verdes) é feito em poliestireno extrudido. O poliestireno extrudido expandido é vulgarmente conhecido com esferovite. Cumps Citar
David Cabete Publicado: Setembro 29, 2010 Publicado: Setembro 29, 2010 Boas Bem observado sim senhor! Mas com um "atraso" de um ano e seis meses na resposta, ele já deve saber! Desculpa a ironia, mas não resisti . Bem vindo ao Fórum! Citar Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
Recommended Posts