Nrc Publicado Fevereiro 20, 2009 Publicado Fevereiro 20, 2009 (editado) Boas colegas de fórum, Estou a (re)montar um plantado/comunitário... depois de 2 anos parado resolvi voltar ao "activo" e tenho uma dúvidas. Na minha última montagem há uns anos usei substrato fértil e tinha glosso, valisnérias, anúbias, musgo (irrelevante para o caso) e sei lá mais o quê, era um montão de plantas que nem me lembro... vinham montes delas até à tona de água. Mas agora vou fazer uma coisa mais minimalista, ou pelo menos menos frondosa; no layout que tenho em papel/cabeça estou a pensar em meter só glosso e eleocharis parvula (ou mínima? ainda não sei bem...) e pouco mais, talvez uma planta que cresça um pouco numa zona em que vou meter um tronco; por isso a minha dúvida é se será necessário o substrato fértil, já que pelo menos no caso da glosso a ideia que tenho é que é mais pela coluna de água que ela "saca" os nutrientes. O aqua tem 80x35 na base e a nível de hardscape vai levar um tronco ramificado do lado esquerdo do aqua, sendo que devo elevar um pouco o nível do areão desse lado para fazer uma efeito descendente da esquerda-->direita. Como estou a pensar "desenhar um rio" com areia de silica, num dos lados (o lado do tronco) ficavam as eleocharis (um dos 2 tipos que mencionei) e do outro a glosso. Por trás do tronco ou mesmo entre ele (depende de como ele será) então poderia pôr 1 ou 2 plantas médias, ou uma mais alta, no caso de ficar atrás do dito. Se me puderem ajudar/opinar agradeço pessoal... se necessário passo para aqui o boneco que fiz... mas preferia não, que aquilo está muito mau eheh. Cumps Nuno RC PS. Esqueci-me de acrescentar que o areão a usar vai ser escuro/preto... algo do tipo xisto, talvez um de granulometria bem pequena e "polido". Editado Fevereiro 20, 2009 por Nrc O meu FEEDBACK "Build a fire, a thousand miles away, to light my long way home..."
Godlike Publicado: Fevereiro 20, 2009 Publicado: Fevereiro 20, 2009 Boas um bom substrato ajuda sempre pois cobre as carençias de nutrientes... agora que substrato usar depende da carteira de cada 1... podes usar tropica, ELOS bottom mineral, ou mesmo ADA.. Mas a iluminação tb é importante, estás a pensar usar que iluminação e já agora a altura do aquario? E CO2 vais usar? Cumps Cumps
Nrc Publicado: Fevereiro 20, 2009 Autor Publicado: Fevereiro 20, 2009 Boas um bom substrato ajuda sempre pois cobre as carençias de nutrientes... agora que substrato usar depende da carteira de cada 1... podes usar tropica, ELOS bottom mineral, ou mesmo ADA.. Mas a iluminação tb é importante, estás a pensar usar que iluminação e já agora a altura do aquario? E CO2 vais usar? Cumps Boas, Na altura tinha uma Lifetech 2x55w e dei-me bem; depois quando desmontei o aqua vendi-a... mas na quarta já vou comprar uma a um colega aqui do fórum O aqua tem 45cms de altura, e antigamente usava umas cenas da hagen/nutrafin ou assim, de fermentação com aquele difusor de plástico, tipo escadinha... agora tenho que ver o que usarei, acho que ainda tenho para lá isso, não sei se haverá algo melhor em termos rendimento/custo agora. A usar substrato estava a pensar no da Trópica, mas como só vou plantar aquilo que falei e pouco mais, tenho medo que aquilo "estoire" demasiados nutrientes na água e que mesmo com TPA´s não consiga meter ordem naquilo. Obrigado pelas dicas Nuno RC O meu FEEDBACK "Build a fire, a thousand miles away, to light my long way home..."
Superbxxx Publicado: Fevereiro 20, 2009 Publicado: Fevereiro 20, 2009 Boas, Na altura tinha uma Lifetech 2x55w e dei-me bem; depois quando desmontei o aqua vendi-a... mas na quarta já vou comprar uma a um colega aqui do fórum O aqua tem 45cms de altura, e antigamente usava umas cenas da hagen/nutrafin ou assim, de fermentação com aquele difusor de plástico, tipo escadinha... agora tenho que ver o que usarei, acho que ainda tenho para lá isso, não sei se haverá algo melhor em termos rendimento/custo agora. A usar substrato estava a pensar no da Trópica, mas como só vou plantar aquilo que falei e pouco mais, tenho medo que aquilo "estoire" demasiados nutrientes na água e que mesmo com TPA´s não consiga meter ordem naquilo. Obrigado pelas dicas Nuno RC Oi! Com uma calha dessas chega-te e sobra-te! Mas convem mesmo pores o substrato e depois poes-lhe areao por cima ou akadama para nao soltar demasiados nutrientes para a coluna de agua! Ajudei a montar recentemente um aquario com o substrato da tropica....digo-te que é mesmo muito bom, os outros tambem devem ser ....mas nao tenho experiencia com eles! Para o tamanho do teu aqua o co2 de fermentaçao chega(esse que já tens), porem tens de andar sempre em cima dele, mas se poderes compra um sistema pressurizado que dura muito tempo e nao tens de te preocupar com ele! 1 Abraço O meu aquario: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=61750
Recommended Posts