kknd Publicado: Março 16, 2009 Publicado: Março 16, 2009 Vantagens: Agua cristalina Mata germes e bacterias hostil a fauna Ajuda no combate as algas. Desvantagens: Caso tenhas um plantado deves fertilizar com o filtro desligado e nos periodos em que o UV esteja desligado.Porque também elimina os nutrientes que passem por lá. Tenho 2 Exterilizadores UV em 2 aquarios diferentes, e recomendo vivamente desde que bem usado. Tens que ter em atenção ao caudal da agua que passa no filtro, porque menor os Watt menor é o fluxo de agua.Ou seja se tiveres um filtro de forte caudal tens que ter um UV com mais Watts. Mais logo posso dizer-te o ratio. mais nada.... (tou a brincar) efectivamente, estou a utilizar um de 9w para 120Litros e quando o ligo, costumo reduzir um pouco o caudal para que a àgua passe mais devagar (da primeira ves que o liguei (da Jebo) - como tem as ponteiras de plastico transparente/azulado, apesar da água aparentar estar limpa, quando olhei para o lado de entrada da água, parecia que eram só impurezas, enquanto que do lado de saída, era limpinha, nem dava para perceber se estava a sair água. No meu caso, reduzo um pouco a torneira, mas nada de especial, há quem opte (e bem) por utilizar um T que tem o mesmo efeito, ao estrangular o caudal sem esforçar o rotor do filtro externo, mas como já estava curto de €€, e como só ligo o filtro UV uma ou 2 horas aos fins de semana, espero não estar a arriscar de mais. Como disseste, o pimeiro impacto que comecei a ver foi logo a água cristalina - estava um pouco amarelada de utilizar turfa para baixar o PH e logo no primeiro dia que utilizei o filtro UV - água limpinha e cristalina. 2º impacto - ao fim de 4 dias - o ataque que tinha de algas - cabeludas enormes pretas - tinham desaparecido - a minha Maria estava maravilhada como é que eu tinha conseguido tal proeza... (um profissional nunca divulga o seu saber....) e como podes ver - a entrada está até mais escura que a saida, já pura bem, espero ter ajudado. P.S. - não sei se pesquisaram, mas há na secção DYU como fazer um filtro UV Citar N.A.D.A. - NÚCLEO DE AQUARIOFILIA DO DISTRITO DE AVEIRO!
Paulo Cabrita Publicado: Março 16, 2009 Publicado: Março 16, 2009 e como podes ver - a entrada está até mais escura que a saida, é incrivel.... eu uso mangueiras transparentes, ainda se vê melhor este "fenomeno", a mangueira de entrada no UV está..... castanha, a de saída continua cristalina. Citar Are dogs really man's best friend? Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour. When you open it, who's really happy to see you? http://paulocabrita.smugmug.com/
Joao Ramos Publicado: Março 16, 2009 Autor Publicado: Março 16, 2009 Assim da gosto ler estas respostas! Obrigado pessoal! Se tiverem alguma coisa que axem pertinente força! Citar <div align='center'></div> Cumprimentos, João Ramos Plantado "No Side Aquarium"
miltonleopoldo Publicado: Março 16, 2009 Publicado: Março 16, 2009 (editado) Bem o ratio é mais ou menos isto que vem no site da JBL: http://www.jbl.de/factmanager/index.php?lang=en Editado Março 16, 2009 por miltonleopoldo Citar Milton Santos aquariofilia para android CO2 para aquarios Aquários:Leopoldo's Lagoon(2008) , Red Mountain(2008), Leopoldo's Lagoon Malawi(2011)
enhoco Publicado: Março 17, 2009 Publicado: Março 17, 2009 boas, Muita gente fala dos esterelizadores UV da marca jebo. Reparei que agora existe uns filtros externos da sera já com uv. sera fil bioactive 400 + UV -- 36 W / UV-C 5 W -- 1.100 l/h sera fil bioactive 250 + UV -- 32 W / UV-C 5 W -- 750 l/h sera fil bioactive 130 + UV -- 16 W / UV-C 5 W -- 300 l/h Estou a pensar adquirir um para o meu aqua. estava a pensar no Sera Fill Bioactive 400 + UV. Será que vale a pena? Citar 3 Rocks New Start 30 L Island of the lost Woods
William Publicado: Março 17, 2009 Publicado: Março 17, 2009 Estou a pensar adquirir um para o meu aqua.estava a pensar no Sera Fill Bioactive 400 + UV. Será que vale a pena? Se leres este topico desde inicio com alguma atenção vais ver que a maioria das pessoas é da opinião que não valem a pena. Citar
FXX Publicado: Março 18, 2009 Publicado: Março 18, 2009 estava a ler este tópico e fiquei interessado em comprar um Filtro UV principalmente para reduzir o aparecimento de algas. Eu tenho um Filtro externo da Eheim Modelo: 2213, existem os T's para por na saída de água do filtro? Acho que este ja me chegava: http://pet4you.net/index.php/peixes/equip....lizador-uv.html Só tenho uma dúvida que pode parecer parva... mas prefiro perguntar. Este filtro que indico não tem nenhuma bomba para que possa funcionar sozinho sem que seja o filtro a puxar a agua para passar por lá até ao aquário, certo? Citar
kknd Publicado: Março 18, 2009 Publicado: Março 18, 2009 (editado) o filtro que falas, da JEBO, é o que está nas imagens acima indicadas, não tem sistema de bombagem, pelo que é intercalado na saída do filtro, mas como também se referiu, podes adquirir uma bomba só para o efeito. quanto ao T - podes adquirir nas grandes superficies como AKI, BRICOmarché, MAxMat, etc..., ou nas drogarias Editado Março 18, 2009 por William quote desnecessário Citar N.A.D.A. - NÚCLEO DE AQUARIOFILIA DO DISTRITO DE AVEIRO!
FXX Publicado: Março 18, 2009 Publicado: Março 18, 2009 (editado) Podem dar-me o exemplo de algumas dessas bombas e já agora preços? Como acham que fica melhor, usar o filtro à saída do filtro ou usar uma bomba à parte? Obrigado. Editado Março 18, 2009 por William quote desnecessário Citar
William Publicado: Março 18, 2009 Publicado: Março 18, 2009 Eu prefiro em linha com o filtro, não vejo necessidade de estar a montar mais uma bomba.. Citar
kknd Publicado: Março 18, 2009 Publicado: Março 18, 2009 Podem dar-me o exemplo de algumas dessas bombas e já agora preços? Como acham que fica melhor, usar o filtro à saída do filtro ou usar uma bomba à parte? Obrigado. depende: - se quiseres e puderes gastar dinheiro - podes investir numa solução separada e como tal, colocar um temporizador para ligar x tempo todos os dias, e/ou podes usar o mesmo em mais que um aquário, alternadamente; - se colocares à saída do filtro, ou ficas limitado a esse aquário, ou adquires torneiras de desencaixe rápido para poderes desligar e usar noutro aquário. há para todos os gostos Citar N.A.D.A. - NÚCLEO DE AQUARIOFILIA DO DISTRITO DE AVEIRO!
William Publicado: Março 18, 2009 Publicado: Março 18, 2009 (editado) podes investir numa solução separada e como tal, colocar um temporizador para ligar x tempo todos os dias, e/ou podes usar o mesmo em mais que um aquário, alternadamente; Ligando em linha com um filtro tb consegues fazer isso, basta ligares a ficha do uv ao temporizador Editado Março 19, 2009 por William Citar
Paulo Cabrita Publicado: Março 18, 2009 Publicado: Março 18, 2009 O inconveniente de colocar o UV em serie com o filtro externo é os L/h do filtro serem, normalmente, superiores ao aconselhado. Citar Are dogs really man's best friend? Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour. When you open it, who's really happy to see you? http://paulocabrita.smugmug.com/
William Publicado: Março 18, 2009 Publicado: Março 18, 2009 Pois, mas exactamente por isso existem lampadas com potências adequadas para diferentes potências de filtros/bombas Citar
Paulo Cabrita Publicado: Março 18, 2009 Publicado: Março 18, 2009 Se te guiares pela tabela da JBL, colocada pelo miltonleopoldo, vai ser difícil colocar um UV "compatível" com o filtro/Aquário. No meu caso, tenho um aquário com 360L, quero comprar um UV para a agua ficar mais cristalina, consultando a tabela, aconselham uma UV de 9W com um caudal de 100 a 200L/h, mas o meu filtro faz 1200L/h...... provavelmente teria de comprar um UV de 36W(???)...... €€€€€€€ A melhor solução seria um UV de 9W e uma bomba com o caudal apropriado. Citar Are dogs really man's best friend? Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour. When you open it, who's really happy to see you? http://paulocabrita.smugmug.com/
javac Publicado: Março 18, 2009 Publicado: Março 18, 2009 Boas vi este tópico aprendi finalmente para que serve realmente o filtro UV. Só tenho uma pergunta acham que para um a aquário tipo 80*30*40 ou 80*40*40, sem ser muito plantado com plantas fáceis e com peixes ditos mais fáceis de manter como escalar, colisa, betta, etc, compensa ter um filtro UV para reduzir as TPA's? Citar Aquário em manutenção
William Publicado: Março 18, 2009 Publicado: Março 18, 2009 mas o meu filtro faz 1200L/h...... provavelmente teria de comprar um UV de 36W(???)...... €€€€€€€ E que tal aqui ? Ainda achas caro? Citar
miltonleopoldo Publicado: Março 18, 2009 Publicado: Março 18, 2009 Aproveitando a boleia quem precisar de lampadas UV pode comprar no ebay também a metade do preço. Comprei 2(5W e 9W) a semana passada na UK e em 4 dias estavam em Lisboa...e estão a funcionar lindamente. Citar Milton Santos aquariofilia para android CO2 para aquarios Aquários:Leopoldo's Lagoon(2008) , Red Mountain(2008), Leopoldo's Lagoon Malawi(2011)
Paulo Cabrita Publicado: Março 18, 2009 Publicado: Março 18, 2009 Aiiiixxxxxxx....... mas isso tem 46Cm de cumprimentos... pá... não me cabe no meu armário! hummm.... belo preço sim senhor, com portes fica em menos de 50€... um filtro de 36W. mais do que isto paguei eu pelo material para o meu de 15W DIY! Prontux... fiquei sem argumentos contra os filtros UV em serie com os filtros! Citar Are dogs really man's best friend? Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour. When you open it, who's really happy to see you? http://paulocabrita.smugmug.com/
William Publicado: Março 18, 2009 Publicado: Março 18, 2009 (editado) E não te esqueças do $ que poupas na bomba que evitas de comprar! Editado Março 18, 2009 por William Citar
kknd Publicado: Março 19, 2009 Publicado: Março 19, 2009 Ligando em linha com um filtro tb consegues fazer isso, basta ligares a ficha de do uv ao temporizador bem, não me tinha lembrado dessa... tens toda a razão. bem, os preços desse ebay, fiquei de queixo caído, mesmo com os portes, fica num valor muito apetecível Citar N.A.D.A. - NÚCLEO DE AQUARIOFILIA DO DISTRITO DE AVEIRO!
William Publicado: Março 19, 2009 Publicado: Março 19, 2009 Compro no ebay todo o tipo de material de aquariofilia (e não só) que possas imaginar Citar
Jorge Oliveira Publicado: Março 19, 2009 Publicado: Março 19, 2009 Então para um filtro que faça 1000L/h o ideal seria um UV de 36W é isso?Sendo isso tenho que cravar alguém para me comprar isso é que o ebay é um mundo que nunca explorei Citar O meu feedback
FilipeXavier Publicado: Março 19, 2009 Publicado: Março 19, 2009 Viva So uma questao não matará a luz UV microorganismos essenciais, para a agua do aquario? Obrigado Citar
William Publicado: Março 19, 2009 Publicado: Março 19, 2009 Não, se anda na coluna de água é pra Citar
Recommended Posts