pauloxe Publicado Fevereiro 18, 2009 Publicado Fevereiro 18, 2009 Olá amigos! Essa seção de lagos eu sou praticamente um "leigo" heheeh Seguinte...no sítio da minha família têm uma represona bem legal que se forma à partir de nascentes (ou seria cabeceira?). Ele tem um cano que direciona o fluxo da água para baixo no sentido da gravidade, formando pequenas correntes do rio. Para falar a verdade ainda não apurei se ela deságua em algum rio maior. Segue um esquema tosco de paint só pra ilustrar melhor, nesse fds vou lá e tiro fotos para visualizarem melhor e posto aqui no tópico: A água da represa tem o pH de 6,6, dH bem baixa (3 ou inferior) e creio estar equilibrada perfeitamente (nitrito e amonia zero). Só me esqueci de medir a temperatura da água, mas creio que não é muito fria já que ontem estava maior frio/chuvão e entrei descalço no rio sem sentir a água fria. Enfim, o lugar lá é muito bonito e a água é transparente nas áreas "marginadas". Só que tem um problema, o rio está "enfestado" de tilápias. Simplesmente não consegui ver outras espécies de peixes. Tá certo que elas são bem bonitas dando um ar de "lagão" de ciclídeos mas a diversidade é uma das coisas mais lindas da natureza além do que elas também não possibilitam a manuntenção de alguma flora aquática mais "sensível" pois são árduas comedoras de plantas. Tive essa certeza quando levei alguns galhos de "poda" de cabomba e pinheirinho dos meus aquas e as vi se amontoando para comê-las. Andei lendo que as tilápias são espécies asiáticas que foram introduzidos no Brasil para fins de carne de corte e que podem se tornar "pragas" em diversos rios e lagos do país. Creio ser isso exatamente que está ocorrendo no meu sítio. Nos rios daqui da minha região têm uma alta incidência de peixes comuns em aquário como os killifishes, os caracídeos mato-grosso, tetra amarelo, tetra negro, tetra bassam, tetra buenos aires, tetra olho de fogo, além dos diversos tipos de catfish como cory aeneus, cascudos etc. Além de guppy