pauloxe Publicado Fevereiro 18, 2009 Publicado Fevereiro 18, 2009 Olá amigos! Essa seção de lagos eu sou praticamente um "leigo" heheeh Seguinte...no sítio da minha família têm uma represona bem legal que se forma à partir de nascentes (ou seria cabeceira?). Ele tem um cano que direciona o fluxo da água para baixo no sentido da gravidade, formando pequenas correntes do rio. Para falar a verdade ainda não apurei se ela deságua em algum rio maior. Segue um esquema tosco de paint só pra ilustrar melhor, nesse fds vou lá e tiro fotos para visualizarem melhor e posto aqui no tópico: A água da represa tem o pH de 6,6, dH bem baixa (3 ou inferior) e creio estar equilibrada perfeitamente (nitrito e amonia zero). Só me esqueci de medir a temperatura da água, mas creio que não é muito fria já que ontem estava maior frio/chuvão e entrei descalço no rio sem sentir a água fria. Enfim, o lugar lá é muito bonito e a água é transparente nas áreas "marginadas". Só que tem um problema, o rio está "enfestado" de tilápias. Simplesmente não consegui ver outras espécies de peixes. Tá certo que elas são bem bonitas dando um ar de "lagão" de ciclídeos mas a diversidade é uma das coisas mais lindas da natureza além do que elas também não possibilitam a manuntenção de alguma flora aquática mais "sensível" pois são árduas comedoras de plantas. Tive essa certeza quando levei alguns galhos de "poda" de cabomba e pinheirinho dos meus aquas e as vi se amontoando para comê-las. Andei lendo que as tilápias são espécies asiáticas que foram introduzidos no Brasil para fins de carne de corte e que podem se tornar "pragas" em diversos rios e lagos do país. Creio ser isso exatamente que está ocorrendo no meu sítio. Nos rios daqui da minha região têm uma alta incidência de peixes comuns em aquário como os killifishes, os caracídeos mato-grosso, tetra amarelo, tetra negro, tetra bassam, tetra buenos aires, tetra olho de fogo, além dos diversos tipos de catfish como cory aeneus, cascudos etc. Além de guppys e ciclídeos, tucunaré, cará, etc. Inclusive tenho um documento em pdf com as espécies encontradas em rios da região catalogadas, vou disponibilizar para quem interessar: http://www.megaupload.com/pt/?d=C42UPBMT Minha vontade era introduzir alguma fauna diversificada de peixes que se dão bem no habitat e são encontrados em rios e lagos da região. Minha intenção é que tenham pelo menos competidores por alimento e território já que essas tilápias com certeza foram introduzidas por pescadores ou talvez pelo antigo dono da propriedade. Digo isso pois há 5 anos atrás quando adquirimos esse sítio o movimento de estranhos que entravam na fazenda para pescar na represa era intenso. Com certeza alguém introduziu esses peixes em montes que acabaram por se alimentar de indívíduos menores e talvez desequilibraram o ambiente. Por favor me dêem sugestões de fauna e de procedimentos pára que possa talvez daqui há alguns anos criar uma reserva natural de espécies, já que o local é uma área de preservação da propriedade. Inclusive estamos aos poucos aumentando a área de preservação com o plantio de diversas mudas de árvores nativas. Abraço à todos!
pauloxe Publicado: Fevereiro 18, 2009 Autor Publicado: Fevereiro 18, 2009 Vou antes de tudo consultar um biologo ou tentar entrar em contato com a universidade aqui da minha cidade (e da região) para ver se consigo ajuda para recuperação de fauna nativa e tornar uma área de preservação. Se alguém for da região, conhecer alguém que possa se interessar em ajudar e ver esse tópico não hesite em me indicar, por favor! Se for ajudar vou citar as espécies que são encontradas em rios da minha região, vou fazer um destaque nas espécies que reconheci e são mais "populares": Apareiodon affinis Apareiodon ibitiensis - muito parecido com o "mocinha" Aspidoras fuscoguttatus - da ordem "peixe gato" Astyanax altiparanae - lambari do rabo amarelo Astyanax fasciatus - lambari Astyanax scabripinnis - lambari prata Astyanax sp Bryconamericus stramineus Bryconamericus sp Cetopsorhamdia iheringi Characidium gomesi Characidium cf Characidium zebra - quase um "mocinha" Cichla monoculus - tucunaré?! Cichlasoma facetum - acará camaleão?! Cichlasoma paranaense Corydoras aeneus - corydora aeneus Crenicichla britskii Crenicichla haroldoi Geophagus brasiliensis Gymnocorymbus ternetzi - tetra preto Hemigrammus marginatus - tetra marginatus, bassam Hemigrammus sp Hisonotus insperatus Hisonotus sp - tipo um "otto" Hoplerythrinus unitaeniatus - "traíras" Hoplias malabaricus Hyphessobrycon anisitsi - tetra buenos aires Hyphessobrycon eques - mato grosso Hypostomus ancistroides Hypostomus nigromaculatus Hypostomus sp - "cascudos" Lepthoplosternum pectorale Megalechis personata Metynnis mola - pacu?! Moenkhausia intermedia Moenkhausia sanctaefilomenae - tetra olho de fogo Oligosarcus pintoi Parodon nasus Phalloceros caudimaculatus - guaru cauda manchada Phenacorhamdia tenebrosa Phenacorhamdia tenebrosa Piabina argentea Pimelodella sp Pimelodus maculatus - mandi pintado Planaltina britskii Poecilia reticulata - "guppy" Pyrrhulina australis Rhamdia quelen - jundiá Rivulus pictus - killifish Satanoperca pappaterra Serrapinnus heterodon Serrapinnus notomelas Steindachnerina insculpt Synbranchus marmoratus - muçum Trichomycterus brasiliensis Abraço à todos!
PDI Publicado: Fevereiro 25, 2009 Publicado: Fevereiro 25, 2009 Olá tudo bem, já deves ter reparado que este fórum e maioritariamente frequentado por pessoal de Portugal, que por mais vontade que tenha, dificilmente te conseguira ajudar. Mas tenta este site ( http://www.aquahobby.com/phpBB2/index.php ) que e frequentado maioritariamente por pessoal ai do Brasil. E já agora parabéns pela ideia e iniciativa, espero que a consigas concretizar com sucesso. Alfredo Garcia
RCorreia Publicado: Fevereiro 28, 2009 Publicado: Fevereiro 28, 2009 Interessante o teu projecto, mas houve umas quantas questões que não percebi. A represa tem peixes? Quais as especies? e Tilapias tambem têm ? Se houver so Tilapias no curso abaixo da represa e se a água é escoada por um cano, provavelmente os peixes não conseguem subir, ou conseguem ? Se puderes coloca umas fotos, para termos uma noção do que falas. cumps, Rui Correia Rui Correia
vasconcelos Publicado: Março 1, 2009 Publicado: Março 1, 2009 Infelizmente o homem teima em alterar os diversos habitates naturais, e sempre com consequencias devastadoras para a fauna indigena, que e o caso da introducao das Tilapias, ainda aqui ha tempos vi um documentario sobre a sua introducao no Belize. E triste que isso se esteja a passar tambem em varios pontos do Brasil, sendo um pais com uma fauna piscicola riquissima. Mas acho que so ai poderas obter ajuda, em Sao Paulo provavelmente. Boa Sorte. Cumps.
Recommended Posts