nf98977a Publicado Fevereiro 18, 2009 Share Publicado Fevereiro 18, 2009 Boas, é possível um red cherry morrer por problemas durante uma "gravidez"? è que ainda á pouco encontrei uma femea que estava ovada, e tinha bastantes ovos; morta. Os parametros da água estão bons, e mais nenhum camarão morreu!? Nunca tinha tido mortes com este tipo de camarões. Iniciei-me nos red's á 4 meses com uma colónia de 10 camarões; actualmente devo ter cerca de 200 de vários tamanhos. O que terá acontecido? Nesse aqua só tenho red cherrys e alguns caracóis minúculos que vão aparecendo. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
wilchespires Publicado: Fevereiro 18, 2009 Share Publicado: Fevereiro 18, 2009 Boas, como qualquer ser vivo, os red's também podem morrer quando estão ovados, podia estar doente, ter-se sentido mal, etc. Mas tens 200, ñ tens de te preocupar Cumpts CumprimentosHenrique Wilches Pires Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nf98977a Publicado: Fevereiro 18, 2009 Autor Share Publicado: Fevereiro 18, 2009 Boas, como qualquer ser vivo, os red's também podem morrer quando estão ovados, podia estar doente, ter-se sentido mal, etc.Mas tens 200, ñ tens de te preocupar Cumpts Ok, tá bem que tenho mais 200 camarões... Mas o que eu queria saber era se esta morte poderia ser a primeira de outras derivadas de uma possível doença? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo R. Silva Publicado: Fevereiro 18, 2009 Share Publicado: Fevereiro 18, 2009 É difícil te ajudarem pois as informações são escassas, só que estava grávida e que morreu, ora pode ter sido por N factores.... Tipo de alimentação? Apresentava alguma descoloração? Alguns dos meus aquários (shrimps) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nf98977a Publicado: Fevereiro 20, 2009 Autor Share Publicado: Fevereiro 20, 2009 É difícil te ajudarem pois as informações são escassas, só que estava grávida e que morreu, ora pode ter sido por N factores.... Tipo de alimentação? Apresentava alguma descoloração? Não respondi á mais tempo porque não tive mais mortes, deve ter sido um problema individual. Obrigado pela ajuda... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
hugo feio Publicado: Fevereiro 21, 2009 Share Publicado: Fevereiro 21, 2009 Não devias ter deitado a femea fora porque existem relatos de pessoas que conseguiram salvar ninhadas de red cherrys mesmo depois da femea ter morrido mas isso depende se a gravidez é avançada ou não Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo R. Silva Publicado: Fevereiro 21, 2009 Share Publicado: Fevereiro 21, 2009 Não devias ter deitado a femea fora porque existem relatos de pessoas que conseguiram salvar ninhadas de red cherrys mesmo depois da femea ter morrido mas isso depende se a gravidez é avançada ou não quantas pessoas conseguiram isso? onde está o relato? Alguns dos meus aquários (shrimps) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Jorge Oliveira Publicado: Fevereiro 21, 2009 Share Publicado: Fevereiro 21, 2009 Por acaso gostava de ver isso O meu feedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
hugo feio Publicado: Fevereiro 21, 2009 Share Publicado: Fevereiro 21, 2009 Li algures na net, vou ver onde foi depois digp Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
hugo feio Publicado: Fevereiro 21, 2009 Share Publicado: Fevereiro 21, 2009 8ª O meu camarão perdeu os ovos o que fazer? R:Quando uma fêmea perde os ovos, pode significar varias coisas como, parâmetros incorrectos, inexperiência da fêmea, stress, entre outros... Também pode acontecer ao mudarem o exosqueleto perderem os ovos, mas isso acontece raramente. Os ovos que ela largar já não irão nascer (no entanto há relatos de pessoas que conseguiram fazer nascer ovos largados ou de fêmeas mortas), o que resta fazer é esperar que ela volte a ovar. Está algures na ficha de invertebrados do c.a.i. Cá no forum ! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
z3r0_ Publicado: Fevereiro 23, 2009 Share Publicado: Fevereiro 23, 2009 Acho isso improvável, na medida em que se a fêmea morre, deixa de haver qualquer a protecção aos ovos. Se calhar a única maneira de se salvar algum camarão é se ela morrer durante a postura, porque estando morta não consegue expelir os camarões. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
hugo feio Publicado: Fevereiro 23, 2009 Share Publicado: Fevereiro 23, 2009 Pois Não sei Eu só acho que um consultor não ia mentir mas secalhar foram as pessoas que o relataram!!! esses aldrabões Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo R. Silva Publicado: Fevereiro 23, 2009 Share Publicado: Fevereiro 23, 2009 Eu sei que há copias desse texto e sei que o original é inglês e sei tb quem foi o autor, a questão é fazer-se disso uma prática corrente o que não é verdade, houve UM relato de UMA vez isso ter acontecido, não significa que aconteça frequentemente ou que sequer seja fácil, daí ter feito a pergunta que fiz Alguns dos meus aquários (shrimps) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
hugo feio Publicado: Fevereiro 23, 2009 Share Publicado: Fevereiro 23, 2009 vou fingir que percebi Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo R. Silva Publicado: Fevereiro 23, 2009 Share Publicado: Fevereiro 23, 2009 Não devias ter deitado a femea fora porque existem relatos de pessoas que conseguiram salvar ninhadas de red cherrys mesmo depois da femea ter morrido mas isso depende se a gravidez é avançada ou não Aqui escreves como se isso fosse normal, fácil ou que já aconteceu diversas vezes com resultados plausíveis. Li algures na net, vou ver onde foi depois digp Depois já leste algures (vagamente tens uma ideia). 8ª O meu camarão perdeu os ovos o que fazer? R:Quando uma fêmea perde os ovos, pode significar varias coisas como, parâmetros incorrectos, inexperiência da fêmea, stress, entre outros... Também pode acontecer ao mudarem o exosqueleto perderem os ovos, mas isso acontece raramente. Os ovos que ela largar já não irão nascer (no entanto há relatos de pessoas que conseguiram fazer nascer ovos largados ou de fêmeas mortas), o que resta fazer é esperar que ela volte a ovar. Está algures na ficha de invertebrados do c.a.i. Cá no forum ! Eu sei que há copias desse texto e sei que o original é inglês e sei tb quem foi o autor, a questão é fazer-se disso uma prática corrente o que não é verdade, houve UM relato de UMA vez isso ter acontecido, não significa que aconteça frequentemente ou que sequer seja fácil, daí ter feito a pergunta que fiz vou fingir que percebi Vou tentar explicar melhor a minha última (anterior) msg. Eu tenho conhecimento desse texto que indicas. Tb sei a origem do texto (que está escrito em inglês). "Conheço" a pessoal que o escreveu. Da forma que escreveste parecia que o utilizador podia fazer muito mais do que o que fez, pq já tinhas lido/visto relatos sobre o assunto, quando na verdade leste algures, resumidamente e sem teres total conhecimento do processo nem se realmente é verdade. Sem stress Alguns dos meus aquários (shrimps) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
hugo feio Publicado: Fevereiro 25, 2009 Share Publicado: Fevereiro 25, 2009 (editado) Já percebi, mas eu li coisas cá no forum presumo que sejam verdade. Apesar de haver pessoas a dizer que este forum não passa de uma cambada de metirosos e que tem cá muitos hackers . Em ALGUMAS LOJAS DE ANIMAIS A QUE VU É ISSO QUE ME DIZEM !!!! E eu não estou a dizer que seja isso. Eu li e pensei que era assim e depois li este tópco e divulguei ! Agora se quem escreveu que há relatos de pessoas que o conseguiram se enganou ou foi pouco explicito a culpa não é minha!!! Cá pra mim esta conversa já cheira a enxofre Editado Fevereiro 25, 2009 por hugo feio Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo R. Silva Publicado: Fevereiro 25, 2009 Share Publicado: Fevereiro 25, 2009 Já percebi, mas eu li coisas cá no forum presumo que sejam verdade. Apesar de haver pessoas a dizer que este forum não passa de uma cambada de metirosos e que tem cá muitos hackers .Em ALGUMAS LOJAS DE ANIMAIS A QUE VU É ISSO QUE ME DIZEM !!!! E eu não estou a dizer que seja isso. Eu li e pensei que era assim e depois li este tópco e divulguei ! Agora se quem escreveu que há relatos de pessoas que o conseguiram se enganou ou foi pouco explicito a culpa não é minha!!! Cá pra mim esta conversa já cheira a enxofre LOL essa dos hackers ainda não tinha ouvido.... realmente criaste uma mistura explosiva, divagas sobre o assunto, juntas hackers + enxofre..... Alguns dos meus aquários (shrimps) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Carlos Couceiro Publicado: Fevereiro 25, 2009 Share Publicado: Fevereiro 25, 2009 pessoal, nao vamos por caminhos que levem ao insulto, isso de aqui haver mentirosos, ha-os em qualquer forum e mentirosos nem sempre é o pior, mas nao vamos por aí, o usuario tem de aprender a filtrar informação, essa é a chave para ser um utilizador de um forum quanto a ficha do CAI, pouco posso dizer, pois nao ternho autoridade sobre aquela area, e de facto esta muito mal feita essa "saida" do " ah e tal vi nao sei o que nao sei onde" agora, quanto ao assunto, nao é a mesma coisa, mas pode secalhar ajudar em algo tive uma femea de Caridina cf. Cantonensis "golden crs" ovada que morreu no final da primeira semana de gestação, o que fizemos, foi colocar a femea no filtro de cascata onde nao podesse ser aspirada para o impeler, para que podesse haver oxigenação dos ovos, ao final de duas semanas no filtro, grande parte dos ovos fungou, mas dois deles ja apresentavam olhos, mais tarde desapareceram concluo que o que se deve fazer, é separar os ovos da femea para que o corpo em decomposição nao faça fungar os ovos, e isto deve ser feito logo horas apos a morte da femea, ainda vou tentar fazer novamente se alguma femea morrer ovada Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo R. Silva Publicado: Fevereiro 25, 2009 Share Publicado: Fevereiro 25, 2009 pessoal, nao vamos por caminhos que levem ao insulto, isso de aqui haver mentirosos, ha-os em qualquer forum e mentirosos nem sempre é o pior, mas nao vamos por aí, o usuario tem de aprender a filtrar informação, essa é a chave para ser um utilizador de um forum quanto a ficha do CAI, pouco posso dizer, pois nao ternho autoridade sobre aquela area, e de facto esta muito mal feita essa "saida" do " ah e tal vi nao sei o que nao sei onde" agora, quanto ao assunto, nao é a mesma coisa, mas pode secalhar ajudar em algo tive uma femea de Caridina cf. Cantonensis "golden crs" ovada que morreu no final da primeira semana de gestação, o que fizemos, foi colocar a femea no filtro de cascata onde nao podesse ser aspirada para o impeler, para que podesse haver oxigenação dos ovos, ao final de duas semanas no filtro, grande parte dos ovos fungou, mas dois deles ja apresentavam olhos, mais tarde desapareceram concluo que o que se deve fazer, é separar os ovos da femea para que o corpo em decomposição nao faça fungar os ovos, e isto deve ser feito logo horas apos a morte da femea, ainda vou tentar fazer novamente se alguma femea morrer ovada Comentando o que realmente interessa. Tens razão, os ovos devem ser separados para não estarem em contacto com apodrecimento de matéria orgânica da fêmea morta, devem ser colocados junto da saída do filtro ou passagem de água para serem oxigenados e evitarem fungarem, convém não deixar acesso aos camarões aos ovos, pois os outros camarões comem os ovos. Alguns dos meus aquários (shrimps) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Octávio Alves Publicado: Fevereiro 25, 2009 Share Publicado: Fevereiro 25, 2009 8ª O meu camarão perdeu os ovos o que fazer? R:Quando uma fêmea perde os ovos, pode significar varias coisas como, parâmetros incorrectos, inexperiência da fêmea, stress, entre outros... Também pode acontecer ao mudarem o exosqueleto perderem os ovos, mas isso acontece raramente. Os ovos que ela largar já não irão nascer (no entanto há relatos de pessoas que conseguiram fazer nascer ovos largados ou de fêmeas mortas), o que resta fazer é esperar que ela volte a ovar. Está algures na ficha de invertebrados do c.a.i. Cá no forum ! Boas, Não sei onde retiraste essa informação, mas numa ficha de invertebrados do C.A.I. não foi de certeza, pois o C.A.I. não possui fichas. Cumprimentos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Carlos Couceiro Publicado: Fevereiro 26, 2009 Share Publicado: Fevereiro 26, 2009 só agora reparei nisto 8ª O meu camarão perdeu os ovos o que fazer? R:Quando uma fêmea perde os ovos, pode significar varias coisas como, parâmetros incorrectos, inexperiência da fêmea, stress, entre outros... Também pode acontecer ao mudarem o exosqueleto perderem os ovos, mas isso acontece raramente. Os ovos que ela largar já não irão nascer (no entanto há relatos de pessoas que conseguiram fazer nascer ovos largados ou de fêmeas mortas), o que resta fazer é esperar que ela volte a ovar. Está algures na ficha de invertebrados do c.a.i. Cá no forum ! esta informação esta incorrecta, o relato que houve foi da eclosao de ovos de uma femea morta e nao de ovos largados hugo, confirmas isso ou estamos a falar de "noticias" diferentes? e depois, eu continuo a dizer que na grande maioria dos ovos largados sao por opçao da femea quando ela acha que sao inviaveis ou nao estao fertilizados, logo se nao servem para seguir o rumo do parto, tambem nao servem fora da femea, mas isto sou eu a dizer e sou teimoso Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
joints Publicado: Fevereiro 27, 2009 Share Publicado: Fevereiro 27, 2009 só agora reparei nisto esta informação esta incorrecta, o relato que houve foi da eclosao de ovos de uma femea morta e nao de ovos largados hugo, confirmas isso ou estamos a falar de "noticias" diferentes? e depois, eu continuo a dizer que na grande maioria dos ovos largados sao por opçao da femea quando ela acha que sao inviaveis ou nao estao fertilizados, logo se nao servem para seguir o rumo do parto, tambem nao servem fora da femea, mas isto sou eu a dizer e sou teimoso a unica hipotese de isso ser verdade é a fêmea ter morrido num estado muito avançado de gravidez e eventualmente alguns filhotes já devidamente formados terem-se safado.... ovos é impossivel, morrem por falta de oxigénio O meu aqua de invertebrados - CPO, CRS, RCS Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Carlos Couceiro Publicado: Fevereiro 27, 2009 Share Publicado: Fevereiro 27, 2009 a unica hipotese de isso ser verdade é a fêmea ter morrido num estado muito avançado de gravidez e eventualmente alguns filhotes já devidamente formados terem-se safado.... ovos é impossivel, morrem por falta de oxigénio lê o que eu disse mais a cima algo que contraria o que tu disseste, tive ovos com uma semana que se desenvolveram Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
C Mocho Publicado: Fevereiro 27, 2009 Share Publicado: Fevereiro 27, 2009 Olá pessoal, não intervi antes neste tópico porque não pensei que esta questão levantasse tantas dúvidas nem fizesse tanta confusão a tantos de nós. Vamos lá a ver se a gente se entende! Antes de mais convém ficar claro que um camarão fêmea não engravida. Um camarão fêmea produz ovos que quando fertilizados e mantidos em determinadas condições produzem um novo ser. Em condições normais a fêmea transporta os ovos fertilizados até ao momento da sua eclosão. Os ovos não são placentas, são sistemas fechados que uma vez formados e fertilizados já não dependem directamente da progenitora para o completo e perfeito desenvolvimento do embrião que está no seu interior. Os ovos não respiram. Ao transportar os ovos, a fêmea vai garantindo a sua limpeza e oxigenação para evitar um eventual ataque de fungos. Todos sabemos que podemos criar condições artificiais que proporcionem a um embrião dentro de um ovo o seu completo e perfeito desenvolvimento. Lembremo-nos do caso das galinhas... Lembremo-nos do caso de tantos peixes que nos são familiares... Lembremo-nos das avestruzes, que na vida selvagem depositam os ovos nos ninhos dos casais “mais fortes”... É evidente que quanto mais próximo estiver um ovo da sua eclosão, menos tempo existe para que algo corra mal, (uma oscilação fatal na temperatura, um ataque de fungos, etc.), mas desde que fertilizado com sucesso e garantidas as condições para que estes não funguem é perfeitamente possível o seu desenvolvimento com sucesso. Fácil? Talvez não, mas também não será das coisas mais difíceis que se fazem em aquariofilia. Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Carlos Couceiro Publicado: Fevereiro 27, 2009 Share Publicado: Fevereiro 27, 2009 Olá pessoal, não intervi antes neste tópico porque não pensei que esta questão levantasse tantas dúvidas nem fizesse tanta confusão a tantos de nós. Vamos lá a ver se a gente se entende! Antes de mais convém ficar claro que um camarão fêmea não engravida. Um camarão fêmea produz ovos que quando fertilizados e mantidos em determinadas condições produzem um novo ser. Em condições normais a fêmea transporta os ovos fertilizados até ao momento da sua eclosão. Os ovos não são placentas, são sistemas fechados que uma vez formados e fertilizados já não dependem directamente da progenitora para o completo e perfeito desenvolvimento do embrião que está no seu interior. Os ovos não respiram. Ao transportar os ovos, a fêmea vai garantindo a sua limpeza e oxigenação para evitar um eventual ataque de fungos. Todos sabemos que podemos criar condições artificiais que proporcionem a um embrião dentro de um ovo o seu completo e perfeito desenvolvimento. Lembremo-nos do caso das galinhas... Lembremo-nos do caso de tantos peixes que nos são familiares... Lembremo-nos das avestruzes, que na vida selvagem depositam os ovos nos ninhos dos casais “mais fortes”... É evidente que quanto mais próximo estiver um ovo da sua eclosão, menos tempo existe para que algo corra mal, (uma oscilação fatal na temperatura, um ataque de fungos, etc.), mas desde que fertilizado com sucesso e garantidas as condições para que estes não funguem é perfeitamente possível o seu desenvolvimento com sucesso. Fácil? Talvez não, mas também não será das coisas mais difíceis que se fazem em aquariofilia. penso que nao contrariei em nada aquilo que dizeste, apenas o disseste de maneira diferente Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts