Recommended Posts

Publicado (editado)

ora boas,

tenho o aqua com restos de comida no fundo, Sera que posso limpar?

Tenho um pedaço de madira dentro do aqua sera que o posso tirar...

as perguntas podem ser um bocado estupidas ,mas quero que desta vez corra tudo bem, a ultima vez foi uma desiluçao, pq nao tinha azul metileno, o casal em questao estava num aquario comunitario, e ao fim de 2 dias os ovos fungaram todos, se calhar devido ao facto de os terem desovado na madeira e sem azul metileno...suponho eu...

Amanha posto fotos...

desde ja obrigado

Editado por cc_dreams5
Publicado: (editado)

As perguntas estão um pouco confusas!

Tens ou não tens neste momento uma desova?

Com um certo traquejo podes fazer tudo e mais alguma coisa!

Editado por William
quote desnecessário
Logofinal_28copy.jpg

Ves algum inconveniente?

Eu limpo todos os dias as instalações dos meus com desovas ou sem desovas! No caso do casal não te oferecer segurança, coloca uma rede a proteger a desova, e deves usar um produto anti-fungos!

Editado por William
Logofinal_28copy.jpg

O meu receio, é que este casal ainda é novo, sendo esta a sua 2 postura, e tenho medo de os assustar ou algo parecido e la se vao os ovos...ja tenho azul metileno, a 10%, uma gota deve chegar para 120 litros...

Acho que vou deixar estar tudo como esta, e amanha ao fim do dia tiro a madeira e limpo o aqua...

Mas estou tentado a fazer isso hoje.....

Desde ja obrigado pela resposta rapida....

E eu vivo na suiça, neste momento sao 21:50 e a esta hora esta tudo fechado.... e nao tenho nada em casa que sirva de rede...........BBBBBBBBBBBBBAAAAAAAAAHHHHHHH

Sem stress...a Natureza deve dar uma ajudinha....

Editado por William

Claro que sim, nada de stress... como não tens rede e não conheces muito bem o casal, deixa ver o que dá!?

Boa sorte!!!

Editado por William
quote desnecessário
Logofinal_28copy.jpg

Pic_14886_10.jpg

Pic_14886_11.jpg

Pic_14886_12.jpg

Pic_14886_13.jpg

ja passaram 24h desde a desova!!!!!! contei por volta de 11 ovos fungados

Sera que se meter mais uma gotinha de azul metelino faz mal?

Toda a ajuda e dicas sao bem vindas....

Editado por cc_dreams5

boas...

como vai a desova??

cumps

Editado por I&M

Foi um desastre....ao meio dia a minha mulher enviou me um mms para ver se tinha muitos ovos fungados...e tinha a volta de 30% de ovos fungados, cheguei a noite a casa e ainda tinha ovos, mas no dia a seguir eles tinham comido os ovos todos, agora ja os meti no aquario comunitario, e vou refazer as juntas de celicone para branco, e vou meter o aqua no ponto para ver se à terceira é de vez...fiquei completamente desiludido quando vi que nao havia mais ovos....

E tb vou arranjar uma rede para me precaver de futuras desiluçoes...So preciso de umas dicas em relaçao a rede, pode ser vermelha? Depois de eles meterem os ovos meto a rede, e tiro a quando?

Desde ja obrigado

Editado por William
quote desnecessário
Publicado:

Vamos la à Terceira tentativa.... Desova feita hoje por volta das 19:30...

Vamos la Ver se consigo fazer tudo bem....Dizem que a terceira é de vez...

Pic_14886_14.jpg

Pic_14886_15.jpg

Pic_14886_16.jpg

Pic_14886_17.jpg

Pic_14886_18.jpg

Dicas , sao sempre bem vindas...

Desde Ja obrigado

Publicado:

Boas , quando vires que o macho já fez o serviço todo coloca a rede para evitar que os comam , depois quando nascerem tiras a rede para não começarem a ficar colados a ela , devem nascer na madrugada de terça feira , depois de nascerem no 3º dia de vida dos alevinos retiras o filtro (colocas-o a trabalhar noutro aqua para não matares a colonia de bacterias) e colocas uma bomba de ar a dar oxigenio mas com pouca pressão pois ao 4º dia vão-se soltar para se começarem a colar aos pais , ao final do 5º dia voltas a colocar o filtro depois de estarem já agarrados aos pais , depois passado 4 dias disto vais ter de começar a eclodir artemia para os alimentares diáriamente...

Abraços

gabrielesusy151pp5.jpg
Boas , quando vires que o macho já fez o serviço todo coloca a rede para evitar que os comam , depois quando nascerem tiras a rede para não começarem a ficar colados a ela , devem nascer na madrugada de terça feira , depois de nascerem no 3º dia de vida dos alevinos retiras o filtro (colocas-o a trabalhar noutro aqua para não matares a colonia de bacterias) e colocas uma bomba de ar a dar oxigenio mas com pouca pressão pois ao 4º dia vão-se soltar para se começarem a colar aos pais , ao final do 5º dia voltas a colocar o filtro depois de estarem já agarrados aos pais , depois passado 4 dias disto vais ter de começar a eclodir artemia para os alimentares diáriamente...

Abraços

Ora boas e obrigado pelas dicas... novas fotos

Pic_14886_19.jpg

Pic_14886_20.jpg

Pic_14886_21.jpg

Pic_14886_22.jpg

Depois que meti a rede, penso que o " Dito casal " Ficou mais stressado, ja tenho 22 ovos fungados... vamos la ver como corre desta vez...

Desde Ja Obrigado

Editado por cc_dreams5
Publicado:

Missao Falhada..... Penso que é devido aos discus serem demasiado inexperientes , sendo esta a sua 3 postura, no segundo dia ja via uns pontinhos pretos nos ovos mas fungaram todos.... Pelas minhas contas no dia 12 tenho nova postura....Vamos esperar para ver...

Obrigado pela atençao...

• 2 semanas depois...
Publicado:
Boas

tenta usar azul de metileno para os ovos não fungarem.

Cumps

Boas é o que eu faço mas sem grande efeito....eu utilizo azul metileno a 10%, 3 gotas.... a dureza esta a 5° gota, ph a 6.8 e 0 nitritos.... vou deixar o tempo passar pq quase de certeza é dos discus serem muito imaturos...

Desde ja obrigado...

• 2 semanas depois...
Publicado:
Boas que idade e ou tamanho tem o suposto macho ?

Pode ser imaturidade , macho estéril , má qualidade da água , inexperiencia ...

desde ja peço desculpa pelo novo topico... o macho tem por volta de 11 cm ... sei que ainda deve ser novo, deve ter a volta de 1 ano ou 1 ano e meio senao mais...desta vez estava mesmo confiante pq vi os discus a cuidarem dos ovos com muita dedicaçao... mas mais uma desiluçao

Ora boas ca estou eu de novo a pedir sabedoria aos deuses dos discus....Ja digo deuses porque depois da quarta desova deste casal é preciso ter muita tecnica para conseguir ter bons resultados...Penso que seja um casal devido ao sexo dos dois discus,ja tentei com azul metileno e nao vai la...ainda hoje ao principio da tarde tinha por volta de 50% dos ovos fungados... chego a casa ao fim do dia e os discus paparam nos todos...Ja utilizei uma rede mas a reacçao dos discus é o stress completo... ate mudam de cor...

Agora pergunto, onde estou a errar...a unica explicaçao que tenho é que é a sua quarta desova e devem ser imaturos, ou o macho ainda nao fertiliza como deve ser...

Ph: 6.8

No2: 0

°dGh: 6

°dkH: 4,4

Desde ja obrigado...

Publicado:

Boas o macho tem um ano e meio e só 11 cm ?!!! tenta ver se o macho na proxima passa por cima dos ovos , assim á distancia na minha opinião ou te enganas-te na idade do macho e com 11 cm pode ser aínda muito novo para fazer o serviço visto que os machos só amadurecem depois das femeas (mais tarde) ou o gajo é estéril mas espera por pessoal com mais experiencia a ver o que dizem ...

gabrielesusy151pp5.jpg

é assim a certeza da idade do macho, nao tenho...sei que esta comigo à mais ou menos 6 meses e tiveram a primeira desova em fevereiro... e pelo que leio na net quando a femea faz a sua primeira desova quer dizer que acabou o seu crescimento...e ela tem neste momento 11 cm como o macho...simplesmente penso que os peixes ficaram um bocado atrofiados no seu crescimento...e pelo que li os discus atingem a maturidade dos 12 a 18 meses...se é verdade ao nao nao sei....so digo pelo que li

desde ja obrigado...

Editado por Nuno Fontela
quote desnecessário