Recommended Posts

Publicado

Boas,

Tenho um aquário plantado de 200L brutos (cerca de 160L úteis), com cerca de 25 neons + equipa de limpeza + 3 discus de 12/13/14 cm (pelo comportamento, julgo que dois deles serão machos, um de 14 cm e o outro de 12 cm), faço injecção diurna de CO2, fertilização líquida controlada e TPA´s de 25% duas vezes por semana, mantendo-o normalmente com os seguintes valores: Temp: 29ºc; pH: 6.8; Kh: 3º; Gh: 6 ; NH4: 0 mg/l; NO2: <0,1 mg/l; NO3: 5 - 10 mg/l e PO4: 1 – 1,5 mg/l (tenho 2 filtros exteriores Eheim Ecco 2234 e Eheim 2213 Classic)

Recentemente, julguei que se tinha formado um casal (embora o meu objectivo não seja a reprodução, que como sabem é praticamente inviável num comunitário), pois pareciam dar-se muito bem e não davam descanso aos restantes habitantes do aquário (na altura tinha mais 2 discus).

Posteriormente, um dos discus que sempre teve um "defeito" genético e que o impedia de se alimentar convenientemente, acabou por falecer. :cry4:

Tive igualmente de retirar o macho dominante (o mau da fita ;) ), para um aquario hospital durante uns dias para efectuar um tratamento com Esha 2000 (parasitas externos), quando o recoloquei no aquário principal, começou a bater em tudo e todos. Actualmente, embora ainda bata (pouco) na pseudo "fêmea", a sua agressividade é essencialmente dirigida para o pseudo “macho”, não sei se tem algo a ver, mas este foi o único que já contestou a sua liderança e que embora seja um discu pequeno (com cerca de 12 cm) já é um discu adulto... enfim, daquelas compras que se fazem nas nossas "boas" lojas de aquariofilia!! ;) (principalmente para ignorantes em discus, que era o meu caso na altura em que o comprei)

Entretanto tenho o seguinte dilema:

a)
Deixo tudo na mesma e aguardo, vendo que o “macho” mais pequeno se farta de levar pancada ?

b)
Junto mais um discu, de preferência fêmea? de que tamanho? ou será outra vitima?

c)
Desfaço-me do macho mais pequeno, ficando apenas com o pseudo casal? (não esquecer que o aquário apenas tem cerca 160L úteis)

Agradeço os vossos comentários e opiniões

Um abraço

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Publicado:

Boas, os discus como ciclideos que são, é normal serem agressivos. Normalmente isso acontece mais quando estão a estabelecer hierarquias ou quando um casal tem uma postura.

Tens é de ter atenção para que os que levam mais porrada não deixem do comer e acabem por adoeçer, de resto deixa-os andar que eles entendem-se.

Se entretanto se a coisa se agravar talvez seja melhor separa-los.

Publicado:

Tudo bem,

Mas será que o 4º discu não ajudaria a "distribuir" melhor a pancada?

Ou será a pertado, para o aqua em questão?

CPS

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Publicado:

Sim, exacto, o william já disse tudo... Tens é que fazer atenção é na altura da alimentação a veres se todos comem +/- por igual.

A 1º vez que eu adicionei mais discus tambem ouve porrada entre eles, agora, é só um chega para lá e já se dao todos bem sem problemas. Agora esta 2º vez que adicionei discus, os que já la andavam tambem estao a dar porrada nos novos, passam a maior parte do tempo escondidos no meio das plantas, mas na altura de comer, eu FACO questao de espalhar bem a comida e eles comem. Assim nao vejo grande problema.

É uma questao de tempo e logo fazem as "pazes" :thumbup3:

Essa questao dos 4 discus, é capaz de distribuir mais a pancada era... Mas acho que já comessa a ser discus a mais para a litragem que tens ;)

O que podes fazer, pode dar ou nao resultado, mas nao tens nada a perder, aparentemente é separar o "mauzao" uma semana ou assim, e depois voltas a juntar tudo e vez a reacção dele...

Exprimenta ;)

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Publicado:
O que podes fazer, pode dar ou nao resultado, mas nao tens nada a perder, aparentemente é separar o "mauzao" uma semana ou assim, e depois voltas a juntar tudo e vez a reacção dele...

Foi o que eu fiz e ainda piorou mais a questão, pois ele agora distribui pancada por todos... coisa que apenas fazia com o pseudo "macho"