Recommended Posts

Publicado

Saudações!

Tenho um Sera 130l (daqueles com tudo incluído) ao qual só adicionei uma bomba Koralia para melhorar a circulação no aqua.

Montei o aqua em Novembro do ano passado e, até agora, está tudo a florescer à mil maravilhas, corais, peixes, turbos, camarões, etc...

Mas há um problema (ou pelo menos acho que pode vir a ser o problema), apesar de ter amónia e nitritos a zero, o valor de nitratos tem vindo a subir gradulamente e neste momento, de acordo com a escala de cores, está nos 50mg/l!

No último mês fiz 2 TPA (cerca de 20% de cada vez) e comprei uma resina extra que (supostamente) faria descer o valor dos nitratos... mas, teimam em não descer dos 50mg/l!

Já li que com nitratos elevados, há tendência para mais algas no aqua e, em verdade, tenho reparado que, recentemente, se forma uma fina película de algas na superfície da água (que elimino em 5 mins com papel tipo filtro de café) a cada 5/6 dias... no entanto, nos vidros, mt pouco...

Tb já me disseram que deveria, pura e simplesmente, ignorar os nitratos e concentrar-me só nos valores de amónia e nitritos, os quais, como já referi, se encontram a zero!

A peixada respira saúde e manda cumprimentos e fico a aguardar o vosso sempre útil feedback!

Cumps

Pedro Bastos

p.s. tenho um eremita de patas azuis (que triplicou de tamanho no último mês) que anda a matar os meus eremitas de patas brancas... come-os literalmente!!

alguém com caso parecido?

Publicado:
Bem vindo ao forum

Não sei qual o tamanho do aquário mas 50 ppm de Nitratos não é assim tão grave.

Tens de fazer mais TPAs e da-me a sensação que o aqua está sobre populado.

As resinas esqueçe porque eu já tive o mesmo problema e não solucionou nada, só fiquei com a carteira mais leve.

Relativamente aos peixes espera que alguém te dé a resposta.

Já agora, preenche o teu perfil.

Cumps

Olá e obrigado pela resposta.

O meu Sera é de 130 litros.

pelo que li, o valor limite/aconselhável, seria à volta de 25/30mg/l... mas o que é um facto é que apesar dos valores estarem acima, o aquário nunca esteve com tão bom aspecto!

O facto de os níveis de amónia e nitritos estarem a zero não é um bom indicador de que o aqua não tem 'gente' a mais??

Qt às resinas, tb me parece que foi mais isso... alivia na carteira e não faz efeito no aqua...

Cumps

Pedro Bastos

Publicado:

Caro amigo, se tens os nitratos a 50 ppm muito me surpreende que só tenhas essa fina película de algas...

Medidas imediatas: - reduzir a quantidade de comida que forneces aos peixe

- fazer TPA de 50% do volume total, no mínimo.

Publicado:

Boa Noite!

Uma TPA de 50% não mexe com a fauna bacteriológica do aquário?

depois há outro problema... se tirar metade da água do aqua, vou expôr (ainda que por pouco tempo) ao ar alguns dos corais... isso não será pior do que ter nitratos a 50mg/l??

Cumps

Publicado:

Pois, vais me desculpar mas só agora notei que se tratava de um aqua salgado.

TPA vais ter de fazer se queres baixar esses valores, mais pequenas talvez.

Uma boa solução para solucionares o problema a médio/longo prazo seria a construção de um refúgio para onde pudesse ser feita a exportação de nutrientes que iriam assim servir de alimento a alguns tipos de algas.

Mais não te sei dizer porque de salgados percebo pouco. Aguarda por outras opiniões.

Publicado:

O pessoal anda distraído! ;)

Antes de mais...que peixes tens?

Num aqua desses não podemos fazer 2 TPAs por semana, mesmo que sejam de 20%, ainda por cima com pouco tempo!

Para te ajudar preciso de saber o que te perguntei.

Publicado:

Olá,

então em linguagem bastante leiga (pq não consigo decorar os nomes dos peixes) tenho:

1 palhaço

1 'Dori'

1 Mandarim

2 Decoras

1 Roxo de barriga amarela (mau com'as cobras!!)

1 Azul (é igual ao de cima mas todo azul)

1 Carangueijo mithrax

1 Camarão Vermelho

1 Camarão Branco com listas vermelhas e brancas

3 Camarões pik'nitos vermelhos (gregários que comem aquelas 'rosas do mar' que nascem da RV)

2 eremitas de patas azuis

2 eremitas cor de laranja

2 eremitas pik'nitos (cadenati)

3 turbos

o que achas?

Cumps

Publicado:

Antes de mais nada, pedia-te para não utilizares abreviatura e linguagem de sms. Obrigado.

Sobre o teu problema, não me estranha dado que o escumador que o kit tem ser insuficiente para um aquário desses e ainda por cima com a população que tens.

Para teres isso controlado terás de fazer umas TPAs de 3 em 3 dias, de 10%, até o aquário ficar estável. Depois deves fazer, sem faltar, mudas semanais de 10%.

Já agora, por acaso não tens nenhumas esponjas ou fibra de vidro no sistema de filtragem, ou tens?

Publicado:

Ok, anotado quanto à não utilização de abreviaturas ou termos tipo 'sms'. :popcorn:

Portanto, a tua opinião é de que o escumador não tem 'cabedal' para o aquário? que solução propões? ... não queria ter 'anexos' pendurados fora do aquário (razão pela qual comprei o aquário que comprei)

No entanto, há aqui uma questão que é importante reter... o aquário parece-me óptimo! os camarões e o carangueijo trocam a casca com regularidade, os eremitas trocam de concha e crescem, os peixes estão óptimos e a alimentar-se sem problemas, os corais proliferam... resumindo; não está nada de errado com o aquário! ou pelo menos assim parece...

Não será que este tema dos nitratos tenha menos relevância do que se lhe dá na realidade?

Um amigo deste fórum (que mo recomendou) tem um aquário de água doce de 300l há vários anos e nem tão pouco mede o nível de nitratos!!

Respondendo à tua pergunta: tenho uma espuma (30cm de altura por 10cm de largura e 10cm de comprimento) debaixo do escumador, tenho Sera siporax e as resinas anti-nitratos, introduzidas há pouco mais de 3 semanas.

Cumps e obrigado pela ajuda

Publicado:

Eu acho esse valor de nitratos, algo completamente estranho. Já experimentas-te utilizar outro teste?

Que teste estás a utilizar?

Eu experimentava utilizar outro teste de modo a comparar os resultados, ou mediria com o mesmo teste o nível de nitratos na água de TPA, de modo a certificar-me que o problema não está no teste.

Ainda recentemente aqui no forum alguém se queixava de níveis elevados de cálcio que afinal se veio a concluir estarem dentro dos valores.

É apenas uma sugestão, o que não quer dizer que não tenhas mesmo um nível de nitratos elevado. No entanto como dizes que aparentemente tudo vai bem no aquário, parece que algo não bate certo.

Cumprimentos.

José Ferreira