Pete & Mary Publicado Fevereiro 15, 2009 Publicado Fevereiro 15, 2009 (editado) Boas! Tenho um aqua de 60cm (50ltrs) com tampa e iluminação incorporada de 1*15W. Decidi comprar qualquer coisa melhor e tenho 2 opções: -Lifetech 60cm de 2x36w PL (com suportes laterais) = 72W -Calha 4 lâmpadas 24W de 10.000K (tb com suportes) = 96W Quero ter iluminação para poder plantar o que me apetecer sem limitações.... Qual será a melhor opção? A lifetech é mesmo suficiente? As 4*24 W não será luz demais? Obrigado, Editado Fevereiro 15, 2009 por Pete & Mary Citar Pete & Mary Para mais fotos e historial dos nossos aquas fica aqui o link do nosso BLOG
David Cabete Publicado: Fevereiro 15, 2009 Publicado: Fevereiro 15, 2009 Boas Com a primeira hipótese ficas servido. Apenas podes escolher dois tipos de espectros. Com a segunda hipótese ficas melhor servido se: Trocares 3 das lâmpadas por duas de 6500 e uma de 5800, ou uma de cada, de 6500, 5800 e 4200. Der para acender duas a duas. Assim podes jogar com os espectros mais uma vez. Suponho que esta opção seja com lâmpadas T5! Não especificas-te, mas pela potência e tamanho, presumo que seja isso. Com a segunda hipótese ficas com "luz a mais", mas podes jogar com essa situação. E se dizes: "Quero ter iluminação para poder plantar o que me apetecer sem limitações....", aconselhava-te a segunda hipótese. Além disso é mais fácil arranjar lâmpadas T5 que PLL, isto falando em Kelvins. Cumps. Citar Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!
William Publicado: Fevereiro 15, 2009 Publicado: Fevereiro 15, 2009 Qual será a melhor opção? Sem duvida a 4 x 24w t5 As 4*24 W não será luz demais? Tudo depende do tipo de plantas a que se destina, mas de qualquer forma essas calhas trazem quase sempre dois interruptores, podes ligar só duas lampadas se for o caso Citar
Recommended Posts