Problema com óscar


Recommended Posts

Bom dia. Eu a pouco tempo comprei um Óscar mas o problema e que quando ele veio estava sempre a nadar e não parava quieto mas agora não sei o que se passa com ele mas ele esta sempre muito parado no fundo.

 

 

O que acham que pode ser?

PH: 7

Temperatura: 26º

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

o facto dele estar assim pode depender de muitos factores, tais como a qualidade da água, o tamanho do aquário, a dureza da água a presença de amónia ou nitritos. Para te poderem esclarecer melhor coloca todos os dados do aquário, iluminação, bem como os testes que já realizaste. Se quiseres, ainda podes adicionar uma foto para termos uma melhor noção.

 

Cumprimentos!

groundz3r0_.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tamanho: 89cm de comprimento, 35 de largura e 50 de altura

Iluminação: SA-25 220v/50Hz – 25w com 91.2cm

Filtro: Filtro interior Aquael Fan-3 300-700L/H A3071

Aquecimento: tremoestato MACICTHERM 150w

Ph: ~7.5

Temperatura: ~27º

 

Flora:

2x Cabomba verde

2x Eleocharis parvula

2x Echinodorus grisebachii

1x Anúbias Afzelii

1x Cryptocoryne Willisii

1x Alternanthera reineckii roseafolia

1x Amazonense

 

Fauna:

1x Óscar

2x Peixes-Gato - Loricarídeos

1x Limpa-fundos

 

Fotografias do Óscar: http://picasaweb.google.pt/D7sousa/Peixes?feat=directlink

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

À quanto tempo tens o aquário montado? Fizeste o ciclo do Nitrogénio/Azoto? Tens feito testes aos nitritos, nitratos e amónia? Esse óscar parece ter algum problema nas barbatanas, pode ter a haver com bactérias.

 

Deixo ficar aqui as tuas fotos para os experts analisarem.

 

DSC00212.JPG

DSC00211.JPG

DSC00210.JPG

DSC00209.JPG

DSC00208.JPG

 

Cumps!

groundz3r0_.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário foi montado a certa de um mês. Isso das barbatanas já estou a ditar um produto que é o "sera costapur", quando ao ciclo nem sei o que é isso. E os testes aos nitritos, nitratos e amónia tambem não fiz.

Editado por William
quote desnecessário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito provavelmente ele está-se a ressentir devido ao ciclo do azoto. Para saberes mais acerca do ciclo lê isto -> http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380 e é importante que leias os links para onde esse tópico manda. Os testes devem ser feitos para saberes em que ponto do ciclo está o teu aquário.

Uma solução para acelerares o ciclo é a colocação de Sera Bionitrivec. Ele apenas acelera, não faz milagres.

 

Espero ter ajudado.

groundz3r0_.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito provavelmente ele está-se a ressentir devido ao ciclo do azoto. Para saberes mais acerca do ciclo lê isto -> http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380 e é importante que leias os links para onde esse tópico manda. Os testes devem ser feitos para saberes em que ponto do ciclo está o teu aquário.

Uma solução para acelerares o ciclo é a colocação de Sera Bionitrivec. Ele apenas acelera, não faz milagres.

 

Espero ter ajudado.

 

 

Já estive a ler o tópico que me indicas-te e eu fiz correctamente o ciclo do azoto.

Não tens nenhuma noção do que possa ter o Óscar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o ciclo foi bem feito ou não, apenas os testes dirão. O ciclo está completo quando tiveres amónia e nitritos a zero e alguns nitratos. Terás que comprar os testes e se quiseres também o nitrivec. Contudo para já suponho que deves fazer uma TPA (Troca Parcial de Água) de cerca de 20% da água total do aquário caso o óscar esteja a ser afectado pelo pico de amónia ou nitritos. Para fazer a troca parcial de água deves adicionar um condicionador de água para neutralizar o cloro e/ou outros constituintes nefastos da água. Se não quiseres comprar um condicionador deixa o garrafão com a água a meter no aquário durante a noite com a tampa aberta.

 

Espero que ajude o peixe, mas os testes são mesmo aconselhados! Procura na parte dos classificados, pode ser que alguém os tenha para venda em segunda mão!

groundz3r0_.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Opa, isso das barbatanas aconteceu-me duas vezes no inicio do meu aquário dos oscares.

 

Eu curei isso com o SERA BACKTOPOUR e mudas de água diárias.

 

Faz mudas de 30% de água, e administra o medicamento como vem nas instruções que isso passa.

 

Melhoras para o oscar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais