Recommended Posts

Publicado

Boas,

Aqua 33L

CO2 Caseiro

Muitas plantas

Muitos peixes (sobrelotado)

Níveis:

pH = 7

NO3 = 25 ppm

PO4 = 2,5 ppm

K = adiciono diariamente 40 ppm

Passados um, dois dias de fazer a TPA semanal os níveis de nitratos disparam (25-30ppm.

é do excesso de fauna?

como diminuí-los? (sem ser com tpa's)

A quantidade de K adicionada diariamente, é correcta?17,3 ml por dia?em pouco tempo esgota-se o litro e meio feito com KCL!!!

Estes níveis para plantado são os correctos? :discuss_gathering:

Cumps e obrigado pela ajuda :tapfoot:

• 2 semanas depois...
Publicado:
Boas,

Aqua 33L

CO2 Caseiro

Muitas plantas

Muitos peixes (sobrelotado)

Níveis:

pH = 7

NO3 = 25 ppm

PO4 = 2,5 ppm

K = adiciono diariamente 40 ppm

Passados um, dois dias de fazer a TPA semanal os níveis de nitratos disparam (25-30ppm.

é do excesso de fauna?

como diminuí-los? (sem ser com tpa's)

A quantidade de K adicionada diariamente, é correcta?17,3 ml por dia?em pouco tempo esgota-se o litro e meio feito com KCL!!!

Estes níveis para plantado são os correctos? :(

Cumps e obrigado pela ajuda :pompomgirl:

Bem, antes de mais acho que deves corrigir o excesso de peixes para os valores aceitaveis. Um aquario de 32 Litros nao podes ai meter grande coisa e se tens muitas plantas, pouco espaço deve sobrar para os peixes andares a vontade.

NO3 a 25 ppm è muito, deves manter entre 5 a 10 ppm

PO4 a 2.5 ppm é muito, deves manter entre 0.5 a 1 ppm

fertelizares com 40 ppm por dia de K ? Parece me SUPER Exagerado...

Nao tens algas no aquario ?

Para baixares estes valores nada melhor que TPA´s.

Que filtro tens ?

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Publicado:

Pois, tenho algas e muitas!!

Estou a fertilizar com esses valores de potássio porque estava a seguir a 'regra' de 0.1P:1N:2K, e como os outros valores estavam altos, vi-me forçado a aumentar o potássio...mas parece que ando a fazer asneira...eu bem sei que tenho excesso de fauna mas para já só tenho este aqua e é-me impossível retirar os peixes....aconselham-me então a descer a quantidade de potássio diário e a fazer tpa's mais regularmente de forma a que os nitratos e fosfatos não atingam valores exagerados, é isto ?

Cumps e obrigao pelas dicas :thumbup3:

Publicado: (editado)

Isso mesmo TPAs para reduzir o NO3 e o PO4, essa relação NPK é para quando adicionamos e não para os resultados da coluna de água.

Ex: se adicionares 5ppm de NO3 adicionas 10ppm de K..

No teu caso que o NO3 e o PO4 gerado no aquario são valores consideraveis podes adicionar um pouco de potassio diariamente para ajudar no consumo tipo 5 a 10ppm.. mas mesmo assim tens de fazer TPA 1x por semana no minimo para baixar os nutrientes que estejam elevados.

Cumps

Editado por Godlike

Cumps

Publicado:
Bem, antes de mais acho que deves corrigir o excesso de peixes para os valores aceitaveis. Um aquario de 32 Litros nao podes ai meter grande coisa e se tens muitas plantas, pouco espaço deve sobrar para os peixes andares a vontade.

NO3 a 25 ppm è muito, deves manter entre 5 a 10 ppm

PO4 a 2.5 ppm é muito, deves manter entre 0.5 a 1 ppm

fertelizares com 40 ppm por dia de K ? Parece me SUPER Exagerado...

Nao tens algas no aquario ?

Para baixares estes valores nada melhor que TPA´s.

Que filtro tens ?

Filtro da Sera 120, acho que é suficiente, o problema prende-se mesmo é com a quantidade exagerada de peixes...mas agora não dá para os despachar...vou reparti-los por outro aquário assim que estiver montado...aconselha-me então à redução do potássio e mais Tpa's?é que após 1, 2 dias da tpa os valores de N e P já estão nos pincaros!!

Cumps e obrigado pela ajuda

Publicado:
Isso mesmo TPAs para reduzir o NO3 e o PO4, essa relação NPK é para quando adicionamos e não para os resultados da coluna de água.

Cumps

Exacto godlike, mas eu ao deparar-me com 25ppm de NO3 no meu aqua leva-me a adicionar 50 ppm de K..ou não é assim?

Ou será que quando os níveis de NO3 e PO4 estão altos não me vale a pena estar a fertilizar com K?e sempre que adiciono um destes (PO4 ou NO3) é que recorro à tal regra?

Ajuda!!!os plantados não é fácil, xiçaaaa!!já ando há um mês para acertar níveis e tá tudo na mesma...

Publicado:

No teu caso que o NO3 e o PO4 gerado no aquario são valores consideraveis podes adicionar um pouco de potassio diariamente para ajudar no consumo tipo 5 a 10ppm.. mas mesmo assim tens de fazer TPA 1x por semana no minimo para baixar os nutrientes que estejam elevados.

Cumps

uma x por semana é o que tenho feito mas é a tal coisa, passados 1, 2 dias da TPA os valores de NO3 (sobretudo este) e PO4 disparam...

Publicado:

Faz TPA´s Diarias, cerca de 10 L ate atingires os valores recomendados, depois já podes fazer apenas uma vez por semana, mas quantas mais melhor :music_singguitar:

Outra maneira que tambem resulta é adicionares bacterias a coluna de agua, elas vao te "comer" o NO3, nao sei se me fiz entender.

Por exemplo o Sera nitrivec.

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Publicado:

Não percebeste, só adicionas K na relação NPK quando adicionas por fertilizante liquido... pq o teu problema é o excesso de N e P... o que provoca algas... as algas depois inibem as plantas de consumir N P e K.. dai teres valores elevados, até de K..

Tens mesmo de reduzir a fauna pq o N e o P que eles geram é superior ao que as plantas conseguem consumir...

Dai eu dizer para fazeres mais TPAs se fazes 1 semanal passa para 2 por semana... senão reduzires a fauna irás ter sempre problema com algas..

O K podes adicionar diariamente mas numa escala de 5 a 10ppm.. nunca 40ppm

Cumps