Plantas e Substrato incompatíveis?


Joaquim Nunes

Recommended Posts

Olá a todos.

Montei um pequeno aquário dia 31 de Janeiro de 2009 e estou a ter alguns problemas com o desenvolvimento das plantas e não consigo perceber porquê, por isso gostaria de dessem uma espreitadela neste link (http://joaquim-lost-space.blogspot.com/ ) onde exponho as fotos e me deixassem alguns comentários e soluções.

Confiarei na vossa experiência

 

Obrigado,

 

Joaquim Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Joaquim,

 

Se calhar existem vários factores que não estão a permitir o desenvolvimento das plantas e corrige-me se estou errado:

 

- inexistência de substrato fértil;

- iluminação insuficiente;

- falta de fertilização ou, fertilização inadequada;

- inexistêcia de CO2.

 

Devias colocar aqui o setup do aqua, uma vez que não conseguiste linkar o teu blog, com vista a podermos ajudar-te.

 

Cps.

 

Arlindo

Editado por Arlindo

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Realmente o link não funciona mas se copiado e colocado numa nova página abre perfeitamente.

 

O substrato ELOS TERRA não é já um sustrato fértil? Acho que 38 euros por 5 litros são demais por uma coisa que não vale nada, não é?

A iluminação acho que não será insuficiente mas isso é minha opinião;

tudo o resto existe, fertilização e aplicação de CO2.

Mas só vendo mesmo o link com as fotos que fica aqui novamente, mas caso não faça a ligação direct é só fazer como o já indiquei em cima.

 

Obrigado pela ajuda Arlindo.

 

Joaquim Nunes

 

 

( http://joaquim-lost-space.blogspot.com/ )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O substrato ELOS TERRA não é já um sustrato fértil? Acho que 38 euros por 5 litros são demais por uma coisa que não vale nada, não é?

A iluminação acho que não será insuficiente mas isso é minha opinião;

tudo o resto existe, fertilização e aplicação de CO2.

Mas só vendo mesmo o link com as fotos que fica aqui novamente, mas caso não faça a ligação direct é só fazer como o já indiquei em cima.

 

Não, ELOS TERRA não é substrato fértil. ELOS Terra é idêntico à vulgar akadama (mas com outras vantagens).

 

 

A iluminação é sim insuficiente.

As plantas usadas (sem ser as anubias e as hydros) necessitam já de uma iluminação adequada e só tens 11W, logo é insuficiente. Deverias de ter cerca de 25/30W (a regra de 1W/L em ambientes nano não se aplica).

 

De qualquer das maneiras, no espaço duma semana acho estranho isso ficar assim com carências tão visíveis..

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

 

Não é substrato fértil? Isso é muito grave porque quando desloquei à loja que por acaso é da especialidade e bem conhecida, pedi conselhos sobre o substrato a utilizar na montagem de um aquário plantado e a senhora que me atendeu perguntou-me: “é para misturar com areão ou é não?” E eu disse que não. Então recomendou-me o ELOS TERRA e estive quase para não trazer porque acho que 38.90 por 5 litros… é bem caro, mas lá arrisquei e abri os cordões à bolsa.

Se o erro está feito, que devo fazer? Retirá-lo ou misturá-lo com outra coisa. Por exemplo deixá-lo a cobrir o fundo e depois cobrir com areão normal?

Neste momento as plantas a espécie Rotala rotundifolia já deu o que tinha a dar. Tinha a parte de baixo toda podre. Arranquei e após retirar a parte inútil plantei no meu aquário grande onde reina sozinho, areão do Jumbo. Neste cresce tudo.

Agradeço sugestões, não se acanhem.

Obrigado.

 

Joaquim

 

 

Não, ELOS TERRA não é substrato fértil. ELOS Terra é idêntico à vulgar akadama (mas com outras vantagens).

 

 

A iluminação é sim insuficiente.

As plantas usadas (sem ser as anubias e as hydros) necessitam já de uma iluminação adequada e só tens 11W, logo é insuficiente. Deverias de ter cerca de 25/30W (a regra de 1W/L em ambientes nano não se aplica).

 

De qualquer das maneiras, no espaço duma semana acho estranho isso ficar assim com carências tão visíveis..

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

 

Não é substrato fértil? Isso é muito grave porque quando desloquei à loja que por acaso é da especialidade e bem conhecida, pedi conselhos sobre o substrato a utilizar na montagem de um aquário plantado e a senhora que me atendeu perguntou-me: “é para misturar com areão ou é não?” E eu disse que não. Então recomendou-me o ELOS TERRA e estive quase para não trazer porque acho que 38.90 por 5 litros… é bem caro, mas lá arrisquei e abri os cordões à bolsa.

Se o erro está feito, que devo fazer? Retirá-lo ou misturá-lo com outra coisa. Por exemplo deixá-lo a cobrir o fundo e depois cobrir com areão normal?

Neste momento as plantas a espécie Rotala rotundifolia já deu o que tinha a dar. Tinha a parte de baixo toda podre. Arranquei e após retirar a parte inútil plantei no meu aquário grande onde reina sozinho, areão do Jumbo. Neste cresce tudo.

Agradeço sugestões, não se acanhem.

Obrigado.

 

Joaquim

 

Como já disseram o substrato ELOS TERRA não é fértil, da gama ELOS fértil tem os Elos Terra Zero, Elos Bottom mineral.

 

Na minha opinião, deveria começar tudo de novo comprando um substrato fértil, da elos ou de outra marca, e então depois colocar por cima deste o Elos Terra. O exemplo que deu "deixá-lo a cobrir o fundo e depois cobrir com areão normal" isto não vai servir de nada, como já foi dito este substrato não é fértil logo é um desperdício cobri-lo com areão.

Cumprimentos,

 

Francisco P.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para evitares desmontar e começar de novo podes usar as capsulas de fertilização da ELOS, o nome do produto é elos terrauno.

 

Com uma pinça enterras as capsulas no fundo do areão em especial nas zonas onde vais ter mais plantas!

 

Cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas. Cada vez fico mais confuso. Então qual é a utilidade deste tipo de substrato. Por mais que leia não consigo entender e ainda me espanta mais que tendo eu pedido um sustrato para a finalidade que indiquei, me tenham indicado ELOS TERRA. Se nem mas lojas ditas da especialidade nos ajudam então já nem sei o que pensar.

 

Se optar por outro substrato e começar de novo, que devo comprar (marca e tipo) e já agora que faço com este que actualmente tenho?

Já agora, compreendam a minha frustração porque tendo eu um aquário só com areão comprado no hipermercado, consegui bosn resultados e agora que pensei investir em material de suposta boa qualidade, apenas atingi o fracasso. Ora vejam bem o meu outro aquário só com areão: http://s284.photobucket.com/albums/ll8/jjm..._geral_lado.jpg

 

 

 

Agradeço as vossas sugestões

Editado por João Abóbora
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas para começar as plantas que tens precisam de mais luz logo vais necessitar por volta de 20w.. para teres uma luz aceitável.

 

Depois não vi habitantes ou se existem são muito poucos... logo os valores de NO3 e PO4 devem ser nulos.. dai as plantas estarem a desfazer-se.

 

É possivel manter aquarios sem substratos ferteis... desde que se cumpra algumas situações como manter os valores de NO3 e PO4 em valores aceitáveis e usar fertilizantes liquidos de micros.

 

O elos terra... é um mero substrato como qualquer areão.. apenas tem a particularidade de neutralizar o ph, como é um substrato poroso ajuda no enraizamento das plantas.. e tem um bom aspecto estetico..

 

Cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez obrigado pelas dicas.

Já estou a ficar mais esclarecido sobre este problema. Efectivamente ainda não tenho fauna, isto porque esperei uma semana para que o aquário estabilizasse e para que as plantas ficassem mais fortes, mas como comecei a ver a coisa mal parada, adiei a introdução da fauna porque queria evitar andar a mexer no aquário já com peixes.

Vou seguir os conselhos e espero que resulte.

 

Muito obrigado mais uma vez.

 

Joaquim Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Será que as plantas ficaram empoeiradas do substrato e não conseguem respirar? Aconteceu-me que levantei um pouco de substrato fértil e cobriu todas as plantas...ganharam algas filamentosas e deixaram de se desenvolver... pode ser que te tenha acontecido o mesmo...é uma ideia.

 

O substrato da tropica (não uso) tenho boa ideia e é bem acessível. Na Avipeixe pelo menos tem bom preço. Não acho que seja da luz. Elas podiam realmente não se desenvolver muito só com 11 Ws mas não me parece que apodrecessem.

 

Realmente não teres nitrogénio nem fosfatos pode não vir a ser bom. Compra um fertilizante que tenha os mesmo. Tenho boa ideia do NPK da nutrafin.

 

Cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Após ter começado a colocar a água pela primeira muitas partículas entraram em suspensão e as plantas realmente ficaram um pouco "empoeiradas" mas não dei muita importância à coisa, mas acredito que também possa ser uma causa.

Após ter lido as vossas sugestões e opiniões decidi começar de novo. Vou retirar o substrato ELOS que é uma boa porcaria e esquecer o prejuízo que tive.

Preciso de pensar bem que sbstrato vou colocar e depois esperar que resulte.

 

Obrigado mais uma vez,

 

Joaquim Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes de começares tudo de novo/gastares dinheiro/fazeres burrada/arrependeres-te novamente...... aconselho-te a ler... ler muito..... LER BASTANTE.....

(Vais jogar esse areão fora..... compras areão fértil..... montas tudo de novo.... vais ter um boom de algas.... arrependes-te de novo.....)

 

Não desesperes.... e tenta recuperar o que ai tens..... vai ser uma excelente ferramenta de aprendizagem..... para mais tarde poderes "voar mais alto"!

 

Esquece a fauna, para já, e lê sobre fertilização!

faz os teste essenciais.... Nitratos..... Fosfatos.... Kh... PH.... Co2

em relação ao Co2.... usa excel... ou de preferência(na minha opinião) caseiro ou pressurizado.

 

 

Enquanto pesquisas sobre fertilização... vai dando uma vista de olhos nos tópicos sobre iluminação.....

 

 

 

Cumprimentos,

Paulo Cabrita

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :mrgreen: !!!

Não sei há quanto tempo andas nisto e quantos substratos usas-te mas o elos terra de vulgar não tem nada. Tambem não é totalmente inerte tem uma pequena percetagem de micros e macros para alem das outras vantagens que já foram mencionadas. Este substrato é de libertação lenta e os nutrientes disponiveis no substrato só passado algum tempo de montagem ficam disponiveis.

Não vejo qual a borrada que fizes-te ao comprar pelo contrario só vejo vantagens. A única borrada que vejo e não teres acompanhado a montagem com a fertilização adequada que se traduz ou em algas ou em estagnamento das plantas.

 

A iluminação é insuficiente, se aumentares a iluminação tiveres bons niveis de Co2 e as fertilizações em dia vais ver que consegues manter um aquario bonito e com as plantas saudaveis so com esse substrato, implica é mais fertilização liquida.

 

Abraço

Rui Santos

Editado por Kebras
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá a todos mais uma vez.

Para aqueles que me foram dando dicas sobre o que fazer e aos quais não posso deixar de estar agradecido, decidi recomeçar aproveitando o que podia do aquário.

Fiz o seguinte: desmontei tudo, limpei o aquário e deixei no fundo o ELOS TERRA apanas a tapar o fundo, muitos perguntar-se-ão, para quê, mas assim fiz. Depois misturei PLANT SUBSTRATE da TROPICA com areão e coloquei a cobrir a primeira camada. Por fim coloquei uma terceira camada só de areão que é aquela que está em contacto com a água.

As plantas que pude aproveitar foram apenas a Eleocharis parvula, Hemianthus micranthemoides, Pogostemon helferi e Hydrocotyle verticillata.

Dia 1 de Março de 2009 decidi utilizar CO2 caseiro utilizando uma das "receitas" colocadas neste forum, isto porque apesar da mudança de substrato e adicção de fertilizante líquido da TROPICA (PLANT NUTRITION liquid) as plantas não apresentavam melhoras especialmente a Pogostemon helferi e a Hydrocotyle verticillata. A Hemianthus micranthemoides está apenas estagnada, ou estava, até ontem isto portque notei umas 3 ou 4 folhas novas. Não sei se terá sido um dos frutos da adicção de CO2 mas vamos lá a ver se continua.

Hoje coloquei mais uma lâmpada (além da que já estava de 11w) que tinha cá em casa que pertencia ao meu aquário grande (20w) e só daqui a uns tempos é que vou ver se deu alguns resultados, isto se ainda tiver plantas porque a última que lá coloquei foi a Myriophyllum aquaticum.

Ainda não coloquei fauna porque como já referi queria primeiro assegurar-me de que as plantas se aguentavam o que ainda não aconteceu.

Para que possam ver o estado em que está o meu pequeno aquário, coloquei no youtube um video que deixo o link em baixo e gostaria que vissem e me dessem opiniões e sugestões sobre o que vêm. No fim tenho também filmado o meu aquário grande que tem apenas areão no fundo, fertilização da SERA (líquida e pastilhas de vez em quando), CO2 em pastilhas da SERA e a iluminação, 2 lâmpadas T5 de 39w e a saúde está do aquário é boa.

 

Filmagem dia 6 de Março de 2009

 

Obrigado a todos,

 

Joaquim Nunes

Editado por Joaquim Nunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Joaquim,

 

Tens aqui um exemplo de um plantado apenas com ELOS Terra como substrato: «Rise beyond the limits» 60L. É antiguinho... foi a minha 1ª montagem com ELOS Terra e não percebia nadinha de fertilizações...

Compara com a tua montagem e vê no que falhaste... O setup do meu aquário está no inicio do tópico.

 

Para os que dizem que ELOS Terra não é fértil, aconselho-os a pesquisar mais um pouco para comprovarem que afinal até é... antes de dizerem asneiras.

Quanto tempo durará esse solo fértil e o porquê de se usar Bottom mineral e Terra Zero?

Simples, o ELOS Terra tem macros e micro nutrientes e consoante o nº de plantas usadas no layout, poderá durar até 4 meses; e depois?

Aqui entra o Bottom mineral, permite um plantado duradoiro, alimento para mais de um ano e fertilizações liquidas mais reduzidas.

E então para que serve o Terra Zero? Serve para promover o enraizamento das plantas e estimular o seu crescimento a longo prazo.

 

Agora em relação ao que fizeste, acho que foi a mesma coisa que montar um rádio Alpine topo de gama num carro de 500€!

Não satisfeito com o produto, em vez de leres mais e aprenderes como se deve usar, pegaste nos 38.90€ e meteste debaixo de areia...

Digamos que quem confunde Riccia fluitans com Hemianthus Callitrichoides cuba... vai lá vai...

 

Bem razão tem a Naturline em colocar um banner no fórum que diz... "Não há milagres!!!"

 

Na minha humilde opinião a única coisa que te faltava para teres sucesso nesse aquário era unicamente um sistema de CO2, seja ele pressurizado ou caseiro!

Dia 1 de Março de 2009 decidi utilizar CO2 caseiro utilizando uma das "receitas" colocadas neste forum, isto porque apesar da mudança de substrato e adicção de fertilizante líquido da TROPICA (PLANT NUTRITION liquid) as plantas não apresentavam melhoras especialmente a Pogostemon helferi e a Hydrocotyle verticillata. A Hemianthus micranthemoides está apenas estagnada, ou estava, até ontem isto portque notei umas 3 ou 4 folhas novas. Não sei se terá sido um dos frutos da adicção de CO2 mas vamos lá a ver se continua.

Mas é sempre mais fácil culpar o material do que assumir a falta de conhecimentos... não é?

 

Força com o aquário e para a próxima é preferível pesquisar, ler ou nos piores cenários perguntar antes de fazer asneiras! Embora pelo que já me apercebi com alguns dos comentários que aqui vão aparecendo que muita gente prefere atirar o barro á parede mesmo sem saber...

Se calhar eu é que estou errado... e o aquário que referi em cima foi pura sorte!!!!

Editado por FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

As opiniões e sugestões são sempre muitas e variadas e por muito que tenha lido neste forum e noutros locais, a confusão gerou-se na minha cabeça. Na minha opinião o problema começou logo de início. Quando comprei o substrato, pedi na loja da especialidade um produto bom porque queria montar um aquário plantado e o que me foi sugerido foi o ELOS TERRA. Confiei na pessoa que me vendeu o produto e não me preocupei mais. Quando as coisas não começaram a dar o resultado esperado, ou seja, em vez de plantas viçosas, comecei a ter um aquário de plantas mortas e foi nessa altura que pedi ajuda neste forum. Entretanto fui lendo umas coisas sobre o substato ELOS e foi quando me apercebi que o que tinha era incompleto e a coisa só ficaria em condições utilizando o Bottom mineral e o Terra Zero. Mas mais uma vez digo isto, a pessoa da loja deveria ter-me avisado uma vez que sendo eu ignorante na matéria merecia uns esclarecimentos, não concordam?

Mas adiante. O segundo erro deu-se com a Riccia fluitans. Eu não a confundi com a Hemianthus Callitrichoides cuba, o problema é que eu no momento em que a tirei do vaso não via raízes, quer dizer, eram minúsculas e nem soube como se plantava isso na altura. Só mais tarde pude ver onde tinha errado por um video no site da Tropica, mas o mal já estava feito.

 

É verdade que é sempre mais fácil culpar o material, mas eu desde o início que tenho reconhecido os meus erros pela falta de conhecimentos, daí que eu tenha utilizado um pequeno aquário como fonte de aprendizagem e estou a aprender da pior forma porque na carteira já se sente.

 

Fui ver o aquário plantado e confesso que até me sinto lisonjeado por ter recebido estes comentários porque eu já conhecia o blog e foi até a minha principal fonte de inspiração, por isso não conseguia perceber porque uns conseguem e eu não.

 

No que respeita ao CO2, tal como já referi, utilizei uma das receitas caseiras que se encontra neste fórum e vamos lá ver se é desta que as plantas começam a ganhar vida. Um coisa que acho curioso é que a pedra difusora (de onde estão a sair as bolhinhas) está ganhar uma coisa meio gelatinosa e à superfície da água está a aparecer um película que se parece com algo gordurento quando está em contacto com a água. Será do CO2 ou é mais uma dor de cabeça que está para vir?

 

Outra coisa que mudei foi também a iluminação. Coloquei mais uma Lâmpada e em wats tenho um total 31w (2 lâmpadas 11w+20w).

 

Caro Filipe Oliveira, agradeço-lhe os comentários assim como de todos aqueles que de alguma forma me tentaram ajudar e quero também aproveitar para lhe dar os parabéns pelo excelente trabalho que fez nos seus aquários. Espero um dia também conseguir fazer o mesmo.

Quando tiver mais novidades colocarei as fotos ou videos. Espero que desta vez tenha um aquário de tal forma denso em vegetação que tenha de desviar as plantas para poder ver os peixes.

 

Muito obrigado,

 

Joaquim Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Compra um difusor de Co2..... terás um melhor aproveitamento do Co2.

 

Não sei quanto é que custa cá um difusor semelhante mas tens este no ebay Nano Co2 diffuser -Live aquarium plant fish tank gallon custa cerca de 6€ já comportes e chega a Portugal de uma semana para a outra.

 

 

Cumprimentos,

Paulo Cabrita

Are dogs really man's best friend?

Put a dog & your wife in the trunk of the car for an hour.

When you open it, who's really happy to see you?

 

http://paulocabrita.smugmug.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Na minha opinião o problema começou logo de início. Quando comprei o substrato, pedi na loja da especialidade um produto bom porque queria montar um aquário plantado e o que me foi sugerido foi o ELOS TERRA. Confiei na pessoa que me vendeu o produto e não me preocupei mais. Quando as coisas não começaram a dar o resultado esperado, ou seja, em vez de plantas viçosas, comecei a ter um aquário de plantas mortas e foi nessa altura que pedi ajuda neste forum. Entretanto fui lendo umas coisas sobre o substato ELOS e foi quando me apercebi que o que tinha era incompleto e a coisa só ficaria em condições utilizando o Bottom mineral e o Terra Zero. Mas mais uma vez digo isto, a pessoa da loja deveria ter-me avisado uma vez que sendo eu ignorante na matéria merecia uns esclarecimentos, não concordam?

A loja deveria de avisar ou não... Será que a loja sabia da tua exigência? E se colocasses os produtos todos e o plantado não vingasse? Seria dos produtos? Vamos supor que as algas eram tantas... o culpado seria o lojista ou os produtos?

Joaquim, existem vários factores aliados aos plantados que as pessoas não ligam e não querem saber, simplesmente julgam que basta comprar produtos topo de gama e plantar para lá e depois ficar á espera que as coisas fiquem bonitas!

Desde as durezas (gH e kH), fertilizações (equilíbrios de parâmetros), injecção de CO2 vs Iluminação; são factores muito importantes para manter um plantado. Isto para não falar na qualidade das plantas... em que muitas chegam a nossa casa já tão estagnadas (atrofiadas) devido ás condições a que estão sujeitas desde o distribuidor até á loja.

Eu com alguma experiência nestas coisas, já tive situações em que plantei e fiquei á espera.... á espera... á espera... dei voltas e mais voltas aos parâmetros e as plantas simplesmente não desenvolviam; seria dos produtos, fertilizantes, parâmetros da água, injecção de co2 e iluminação? Certamente que não... as plantas é que já não davam mais!

 

Fui ver o aquário plantado e confesso que até me sinto lisonjeado por ter recebido estes comentários porque eu já conhecia o blog e foi até a minha principal fonte de inspiração, por isso não conseguia perceber porque uns conseguem e eu não.

Seria falta de CO2? Muitos já te disseram o que deverias de fazer, mas pelos vistos ficaste tão obcecado com os 38.90€ que pensaste que o produto fazia tudo sozinho...

 

No que respeita ao CO2, tal como já referi, utilizei uma das receitas caseiras que se encontra neste fórum e vamos lá ver se é desta que as plantas começam a ganhar vida. Um coisa que acho curioso é que a pedra difusora (de onde estão a sair as bolhinhas) está ganhar uma coisa meio gelatinosa e à superfície da água está a aparecer um película que se parece com algo gordurento quando está em contacto com a água. Será do CO2 ou é mais uma dor de cabeça que está para vir?

Uma pedra difusora liberta o CO2 mas é de longe a pior hipótese para usares como difusor. Hoje em dia encontras difusores baratos que funcionam muito bem, não libertam micro bolhas como os mais caros, mas as bolhas são muito mais pequenas que as de uma pedra difusora. Quanto á "gelatina" que tens junto á pedra é muito normal, se usares um difusor já não acontece!

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu acho que o lojista deveria avisar sim, isto porque noutra loja da especialidade onde me dirigi para comprar algumas plantas para o meu outro aquário, o senhor que me atendeu perguntou-me logo: que iluminação tens? Usas CO2? Fertilização? Etc. Quando lhe respondi a essas questões e disse-me logo, não compres. Depois explicou-me as razões. Não comprei planta nenhuma e até fiquei um pouco aborrecido uma vez que me desloquei mais de 60 km para comprar umas plantas e o lojista praticamente não mas quis vender. É isto que eu chamo um bom aconselhamento, ajudar o cliente.

Mas adiante.

Eu sei que existem muitos factores aliados ao desenvolvimento das espécies e sei que basta um elemento não estar presente e o desenvolvimento não se dá. Já tive essa guerra com os meus bonsais mas a minha persistência conduziu não ao fracasso mas sim ao sucesso. Neste caso estou a tentar perceber os problemas e corrigi-los independentemente dos custos. É claro que andei a chorar um pouco os 38 euros, mas isso já faz parte do passado e já nem quero pensar mais nisso.

Quanto à tal gelatina, agradeço o esclarecimento e ainda esta semana vou comprar um difusor e estou confiante de que mais cedo ou mais tarde os resultados vão aparecer.

 

Mais uma vez agradeço a ajuda de todos e espero poder continuar a tê-la sempre que a solicitar.

 

Obrigado,

 

Joaquim Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que o lojista deveria avisar sim, isto porque noutra loja da especialidade onde me dirigi para comprar algumas plantas para o meu outro aquário, o senhor que me atendeu perguntou-me logo: que iluminação tens? Usas CO2? Fertilização? Etc. Quando lhe respondi a essas questões e disse-me logo, não compres. Depois explicou-me as razões. Não comprei planta nenhuma e até fiquei um pouco aborrecido uma vez que me desloquei mais de 60 km para comprar umas plantas e o lojista praticamente não mas quis vender. É isto que eu chamo um bom aconselhamento, ajudar o cliente.

Joaquim,

 

Se achas que o lojista te enganou, vou-te deixar ainda um pouco mais confuso...

 

Olha este áqua: Across the river

Não levou Bottom mineral nem Terra zero... e tem 240lt de água!!!

 

Já te disse e volto-te a dizer, CO2 é muito importante num aquário e existem plantas que necessitam mais que as outras!

No teu caso e como já podeste comprovar, realmente faz toda a diferença... mesmo com areia!!! Imagino como seria com apenas Elos Terra...

 

Para aqueles que dizem que o substrato não é fértil nos 2 exemplos que apresentei têm a prova do contrário!

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se era para ficar confuso, deu resultado. Pelas fotos percebo que não existe problema algum com o substrato. O conjunto, substrato, iluminação. CO2 e respectivas plantas têm de estar em perfeito equilíbrio e no meu caso tudo estava desequilibrado.

Tal como já o referi, estou a corrigir as supostas imperfeições no meu projecto: já aumentei a iluminação e ainda vou aumentar mais porque vou criar uma calha personalizada para esse efeito. O CO2 caseiro já está a fluir e tal como me foi sugerido por outros membros, vou comprar um difusor para melhor diluição do gás na água e assim conseguir melhores resultados. No que respeita ainda ao CO2 numa pergunta que coloquei sobre a tal “gelatina” que estava a aparecer junto da pedra difusora e até junto ao tronco, já me foi dito que era normal, mas não me foi dito se aquele aspecto de água gordurenta à superfície também era normal.

A receita de CO2 caseiro que utilizo é a que está neste link:

http://www.aquariofilia.net/forum/lofivers...php/t10394.html

Se houver alguma receita melhor, agradeço.

Neste momento estou muito confiante e tal se deve às lições que tenho recebido nestes últimos dias, por isso, acho que daqui a pouco tempo já poderei colocar umas fotos ou vídeos para que todos possam ver a evolução do meu aquário.

 

Muito obrigado,

Joaquim Nunes

 

 

Se achas que o lojista te enganou, vou-te deixar ainda um pouco mais confuso...

 

Olha este áqua: Across the river

Não levou Bottom mineral nem Terra zero... e tem 240lt de água!!!

 

Já te disse e volto-te a dizer, CO2 é muito importante num aquário e existem plantas que necessitam mais que as outras!

No teu caso e como já podeste comprovar, realmente faz toda a diferença... mesmo com areia!!! Imagino como seria com apenas Elos Terra...

 

Para aqueles que dizem que o substrato não é fértil nos 2 exemplos que apresentei têm a prova do contrário![/font]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais