Recommended Posts

Publicado

Olá a todos, estou a iniciar o meu primeiro aqua (120x40x50) e tenho algumas dúvidas sobre compatibilidades de espécies. Ainda só introduzi 5 Similis com 1,5/2cm.

O que estou a pensar adicionar:

- um casal de Eretmodus (qualquer variante)

- um casal de Synodontis (qualquer variante)

- 5/7 Cyprichromis L. Utinta (ou outras)

- um casal de Neolamprologus Brichardi

- um casal de Julidochromis (espécie a definir)

1. Há alguma imcompatibilidade importante com esta fauna?

2. Só conheço Julidochromis por foto e as espécies que me parecem mais interessantes são a Regani e a Marlieri. Mas dada a restante fauna e a dimensão do aquário, serei obrigado a esquecer estas espécies e a optar pelo Transcriptus, por exemplo?

Um abraço,

Publicado:

boas

a companhia para os teus similis os 5/7 Cyprichromis L. Utinta e um casal de Eretmodus (qualquer variante) ou um casal de Julidochromis

Publicado:

Olá,

a companhia para os teus similis os 5/7 Cyprichromis L. Utinta e um casal de Eretmodus (qualquer variante) ou um casal de Julidochromis

Concordo em parte... Acho que os cypris ficam bem melhor em maior número. Há quem diga que o minimo são 12!

Atenção que dos julies deves apenas pensar em colocar os transcryptus.

Abraço,

Diogo

Publicado:
Olá,

Concordo em parte... Acho que os cypris ficam bem melhor em maior número. Há quem diga que o minimo são 12!

Atenção que dos julies deves apenas pensar em colocar os transcryptus.

Abraço,

Diogo

Já tive um casal de julies marlieri (enorme!!) num aquário dessas dimensões, que vivia e reproduzia sem qualquer problema. Não havendo outros peixes das rochas, os problemas serão ainda menores. Convém é ter um layout bem feito, para que eles escolham a sua toca. Depois disso, nem saem de lá.

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Publicado:

Ora eu tinha 6 Similis, agora introduzi 6 Brichardi e 5 Transcriptus porque já eram amigos noutro aquário :arrow: Por isso a questão dos Julies já não é agora importante para uma decisão.

No entanto, fica a curiosidade: qual é, na prática, a diferença entre introduzir Transcriptus ou Regani, por exemplo?

Como iniciado tenho muitas outras interrogações. Por exemplo, porque é que dois Similis se colocam, de vez em quando, lado a lado, em posição de 69 lol, por alguns instantes. Para medir forças, rituais de acasalamento, o que é?

Quanto às Cypris, se introduzir 5 juvenis por exemplo, elas crescem e reproduzem, o cardume vai aumentar, certo? Mas se introduzir 12, depois tenho que me desfazer de todos os filhotes, senão…

Um abraço,

Publicado:

boas

sim o cardume vai aumentar mas tem que ter paciencia e arranjar outro aquario para fazer de maternidade a ultima femea dos utinta minha que tirou da boca vieram 13 alevins

Publicado: (editado)

Já entendi como é diferente reproduzir espécies onde nenhuma intervenção especial é necessária ou espécies onde temos que ter uma maternidade, etc. Daí se explique também a diferença de preços que por aqui tenho observado. Mas continuo com as restantes dúvidas:

1. Qual a diferença de comportamento entre Julidochromis Transcriptus e Regani ou Marlieri, por exemplo. Estamos a falar dos maiores e do mais pequeno, mas o que acontece de diferente em termos práticos?

2. Os Similis que tenho, de vez em quando “roçam-se” lado a lado e na posição 96, o que estão a fazer, a medir forças?

Desculpem lá a insistência, mas as dúvidas na calha vão aparecendo e se não me despacham estas… cabecadura

Editado por pedrogoncalves