pedrogoncalves Publicado Fevereiro 12, 2009 Publicado Fevereiro 12, 2009 Olá a todos, estou a iniciar o meu primeiro aqua (120x40x50) e tenho algumas dúvidas sobre compatibilidades de espécies. Ainda só introduzi 5 Similis com 1,5/2cm. O que estou a pensar adicionar: - um casal de Eretmodus (qualquer variante) - um casal de Synodontis (qualquer variante) - 5/7 Cyprichromis L. Utinta (ou outras) - um casal de Neolamprologus Brichardi - um casal de Julidochromis (espécie a definir) 1. Há alguma imcompatibilidade importante com esta fauna? 2. Só conheço Julidochromis por foto e as espécies que me parecem mais interessantes são a Regani e a Marlieri. Mas dada a restante fauna e a dimensão do aquário, serei obrigado a esquecer estas espécies e a optar pelo Transcriptus, por exemplo? Um abraço,
joaquimalves Publicado: Fevereiro 13, 2009 Publicado: Fevereiro 13, 2009 boas a companhia para os teus similis os 5/7 Cyprichromis L. Utinta e um casal de Eretmodus (qualquer variante) ou um casal de Julidochromis
Diogo Lopes Publicado: Fevereiro 14, 2009 Publicado: Fevereiro 14, 2009 Olá, a companhia para os teus similis os 5/7 Cyprichromis L. Utinta e um casal de Eretmodus (qualquer variante) ou um casal de Julidochromis Concordo em parte... Acho que os cypris ficam bem melhor em maior número. Há quem diga que o minimo são 12! Atenção que dos julies deves apenas pensar em colocar os transcryptus. Abraço, Diogo
paulo duarte Publicado: Fevereiro 14, 2009 Publicado: Fevereiro 14, 2009 Olá, Concordo em parte... Acho que os cypris ficam bem melhor em maior número. Há quem diga que o minimo são 12! Atenção que dos julies deves apenas pensar em colocar os transcryptus. Abraço, Diogo Já tive um casal de julies marlieri (enorme!!) num aquário dessas dimensões, que vivia e reproduzia sem qualquer problema. Não havendo outros peixes das rochas, os problemas serão ainda menores. Convém é ter um layout bem feito, para que eles escolham a sua toca. Depois disso, nem saem de lá. Cumprimentos, Paulo Duarte
pedrogoncalves Publicado: Fevereiro 16, 2009 Autor Publicado: Fevereiro 16, 2009 Ora eu tinha 6 Similis, agora introduzi 6 Brichardi e 5 Transcriptus porque já eram amigos noutro aquário Por isso a questão dos Julies já não é agora importante para uma decisão. No entanto, fica a curiosidade: qual é, na prática, a diferença entre introduzir Transcriptus ou Regani, por exemplo? Como iniciado tenho muitas outras interrogações. Por exemplo, porque é que dois Similis se colocam, de vez em quando, lado a lado, em posição de 69 lol, por alguns instantes. Para medir forças, rituais de acasalamento, o que é? Quanto às Cypris, se introduzir 5 juvenis por exemplo, elas crescem e reproduzem, o cardume vai aumentar, certo? Mas se introduzir 12, depois tenho que me desfazer de todos os filhotes, senão… Um abraço,
joaquimalves Publicado: Fevereiro 16, 2009 Publicado: Fevereiro 16, 2009 boas sim o cardume vai aumentar mas tem que ter paciencia e arranjar outro aquario para fazer de maternidade a ultima femea dos utinta minha que tirou da boca vieram 13 alevins
pedrogoncalves Publicado: Fevereiro 20, 2009 Autor Publicado: Fevereiro 20, 2009 (editado) Já entendi como é diferente reproduzir espécies onde nenhuma intervenção especial é necessária ou espécies onde temos que ter uma maternidade, etc. Daí se explique também a diferença de preços que por aqui tenho observado. Mas continuo com as restantes dúvidas: 1. Qual a diferença de comportamento entre Julidochromis Transcriptus e Regani ou Marlieri, por exemplo. Estamos a falar dos maiores e do mais pequeno, mas o que acontece de diferente em termos práticos? 2. Os Similis que tenho, de vez em quando “roçam-se” lado a lado e na posição 96, o que estão a fazer, a medir forças? Desculpem lá a insistência, mas as dúvidas na calha vão aparecendo e se não me despacham estas… Editado Fevereiro 20, 2009 por pedrogoncalves
Recommended Posts