Recommended Posts

Publicado

Boas,

Para o meu novo projecto a executar até ao final do ano, tou a pensar no seguinte setup:

-Aqua 150x50x60

-Escumador H&S 200-2xF2001

-Tunze Stream 6000 com Tunze multi controler

-PowerHead 901

-Bomba de Circulação Ocean Runner 2500

-Termostato 300w

-2 Projectores HQI (150w)

ou

-Uma calha horizontal de 150cm equipada com 268w:

4 x 55w Power Compact 10000k

2 Lâmpadas Power Compact 24w 20000k actinícas

30Kg de Areão Reef

40Kg de Rocha Viva

Aceitam-se sugestões, dicas e conselhos, principalmente em relação à iluminação e escumador.

Abraço

Cumprimentos,

Ricardo Borges Carpinteiro

APC #130

Publicado:

Olá Ricardo,

O Escumador é muito bom e ficarás de certeza absoluta muito bem servido.

Não percebo porque é que vais comprar uma bomba Stream da Tunze com um Multicontrolador e depois uma PowerHead 901 e uma OR 2500. Se vais investir no multicontrolador, será lógico que apenas coloques bombas da Tunze, pois só essas poderás ligar ao Multicontrolador.

Quanto à iluminação e para um aquário com essas dimensões, penso que deverias pensar em colocar 2 x 250W HQI + 3 X PC 24W Actinicas (era o que eu colocaria)

Agora as minhas dúvidas em relação ao Setup - vais ter sump? Se sim terás que pensar numa bomba de retorno e para isso algo à volta dos 3500 litros/hora será o ideal (talvez uma OR3500 seja uma boa opção)

Um abraço,

Diogo

PS - como podes verificar, bloqueei os outros tópicos que criaste - é muito mais proveitoso, para ti e para os outros se a informação for centralizada num único tópico.

Publicado:

Bem, em relaçao ao escumador, já vi que ele tem um preço elevado (775€) :shock: , não haverá nada no mercado que funcione BEM para o meu áqua de 400L?

Bomba de retorno tinha pensado numa OR2500, mas se uma OR3500 tb não será má ideia...

Em relação à Tunze, para iniciar vou colocar uma 6000, faz 7000l/h, talvez mais tarde coloque outra ligada ao controlador multiplo. Tinha pensado nas powerhead pois pode ser um complemento à Tunze, só isso.

Iluminação, vou mesmo optar pela calha, é um preço aceitável e faz o mesmo efeito que HQI's..

Abraço.

Cumprimentos,

APC #130

Publicado:

- 2x150W HQI.

- OR2500 para o retorno está bom. Eu compraria a nova bomba de circulação da Tunze.

- Para a movimentação eu utilizaria apenas a Tunze conjugada com Maxijets e com um squid no retorno.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Publicado:

OK, ja percebi que na tua opiniao (HUGO RSF), preferes os projectores HQI, podes dizer-me pq?

Qual é a nova bomba de circulação da Tunze? Sabes o preço? É melhor que a OR2500?

E já agora, o que são as maxijets e a squid?

Obrigado

Abraço.

Cumprimentos,

APC #130

Publicado:
Iluminação, vou mesmo optar pela calha, é um preço aceitável e faz o mesmo efeito que HQI's..

O mesmo efeito não faz de certeza no entanto podes conseguir a "mesma quantidade" de iluminação (intensidade e qualidade do espectro) com lâmpadas suficientes e conseguir resultados em termos de crescimento e coloração dos corais, semelhantes aos que conseguirias com as HQI. O problema é que no fim acabas por gastar tanto ou mais em fluorescentes do que gastarias com as HQI.

A iluminação é um dos parâmetros mais importantes na montagem de uma aqua recife, mais importante que um escumador na minha opinião.

A grande maioria, invariavelmente, acaba por comprar HQI mais tarde arrependendo-se de não o fazer logo no início.

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Publicado:
Qual é a nova bomba de circulação da Tunze? Sabes o preço? É melhor que a OR2500?

A Tunze tem muitas opções e todas elas são melhores que qualquer "bomba de circulação" - isto porque são pulsadoras o que quer dizer que não têm um fluxo constante e permitem como dizes a ligação ao multicontrolador, fazendo assim correntes alternadas.

E já agora, o que são as maxijets e a squid?

As maxijets são simples bombas de circulação e o squid é um aparelho que te permite uma alternância de fluxos - é algo muito simple se muito eficaz - aqui está um link:

http://www.marinedepot.com/aquarium_wavema...d.asp?ast=&key=

Abraço,

Diogo