RicardoBC Publicado Setembro 3, 2004 Publicado Setembro 3, 2004 Boas, Para o meu novo projecto a executar até ao final do ano, tou a pensar no seguinte setup: -Aqua 150x50x60 -Escumador H&S 200-2xF2001 -Tunze Stream 6000 com Tunze multi controler -PowerHead 901 -Bomba de Circulação Ocean Runner 2500 -Termostato 300w -2 Projectores HQI (150w) ou -Uma calha horizontal de 150cm equipada com 268w: 4 x 55w Power Compact 10000k 2 Lâmpadas Power Compact 24w 20000k actinícas 30Kg de Areão Reef 40Kg de Rocha Viva Aceitam-se sugestões, dicas e conselhos, principalmente em relação à iluminação e escumador. Abraço Cumprimentos, Ricardo Borges Carpinteiro APC #130
Diogo Lopes Publicado: Setembro 3, 2004 Publicado: Setembro 3, 2004 Olá Ricardo, O Escumador é muito bom e ficarás de certeza absoluta muito bem servido. Não percebo porque é que vais comprar uma bomba Stream da Tunze com um Multicontrolador e depois uma PowerHead 901 e uma OR 2500. Se vais investir no multicontrolador, será lógico que apenas coloques bombas da Tunze, pois só essas poderás ligar ao Multicontrolador. Quanto à iluminação e para um aquário com essas dimensões, penso que deverias pensar em colocar 2 x 250W HQI + 3 X PC 24W Actinicas (era o que eu colocaria) Agora as minhas dúvidas em relação ao Setup - vais ter sump? Se sim terás que pensar numa bomba de retorno e para isso algo à volta dos 3500 litros/hora será o ideal (talvez uma OR3500 seja uma boa opção) Um abraço, Diogo PS - como podes verificar, bloqueei os outros tópicos que criaste - é muito mais proveitoso, para ti e para os outros se a informação for centralizada num único tópico.
RicardoBC Publicado: Setembro 3, 2004 Autor Publicado: Setembro 3, 2004 Bem, em relaçao ao escumador, já vi que ele tem um preço elevado (775€) , não haverá nada no mercado que funcione BEM para o meu áqua de 400L? Bomba de retorno tinha pensado numa OR2500, mas se uma OR3500 tb não será má ideia... Em relação à Tunze, para iniciar vou colocar uma 6000, faz 7000l/h, talvez mais tarde coloque outra ligada ao controlador multiplo. Tinha pensado nas powerhead pois pode ser um complemento à Tunze, só isso. Iluminação, vou mesmo optar pela calha, é um preço aceitável e faz o mesmo efeito que HQI's.. Abraço. Cumprimentos, Ricardo Borges Carpinteiro APC #130
Hugo RSF Publicado: Setembro 3, 2004 Publicado: Setembro 3, 2004 - 2x150W HQI. - OR2500 para o retorno está bom. Eu compraria a nova bomba de circulação da Tunze. - Para a movimentação eu utilizaria apenas a Tunze conjugada com Maxijets e com um squid no retorno. Está decidido: 200 x 100 x 65!!!
RicardoBC Publicado: Setembro 3, 2004 Autor Publicado: Setembro 3, 2004 OK, ja percebi que na tua opiniao (HUGO RSF), preferes os projectores HQI, podes dizer-me pq? Qual é a nova bomba de circulação da Tunze? Sabes o preço? É melhor que a OR2500? E já agora, o que são as maxijets e a squid? Obrigado Abraço. Cumprimentos, Ricardo Borges Carpinteiro APC #130
A l e x a n d r e Publicado: Setembro 3, 2004 Publicado: Setembro 3, 2004 Iluminação, vou mesmo optar pela calha, é um preço aceitável e faz o mesmo efeito que HQI's.. O mesmo efeito não faz de certeza no entanto podes conseguir a "mesma quantidade" de iluminação (intensidade e qualidade do espectro) com lâmpadas suficientes e conseguir resultados em termos de crescimento e coloração dos corais, semelhantes aos que conseguirias com as HQI. O problema é que no fim acabas por gastar tanto ou mais em fluorescentes do que gastarias com as HQI. A iluminação é um dos parâmetros mais importantes na montagem de uma aqua recife, mais importante que um escumador na minha opinião. A grande maioria, invariavelmente, acaba por comprar HQI mais tarde arrependendo-se de não o fazer logo no início. A l e x a n d r e Aluga-se este espaço.
Diogo Lopes Publicado: Setembro 3, 2004 Publicado: Setembro 3, 2004 Qual é a nova bomba de circulação da Tunze? Sabes o preço? É melhor que a OR2500? A Tunze tem muitas opções e todas elas são melhores que qualquer "bomba de circulação" - isto porque são pulsadoras o que quer dizer que não têm um fluxo constante e permitem como dizes a ligação ao multicontrolador, fazendo assim correntes alternadas. E já agora, o que são as maxijets e a squid? As maxijets são simples bombas de circulação e o squid é um aparelho que te permite uma alternância de fluxos - é algo muito simple se muito eficaz - aqui está um link: http://www.marinedepot.com/aquarium_wavema...d.asp?ast=&key= Abraço, Diogo
Recommended Posts