javac Publicado Fevereiro 11, 2009 Publicado Fevereiro 11, 2009 (editado) Boas, visto não haver muitas opiniões no lado de agua doce, venho aqui pedir uma opinião. Estava a pensar ter um aquário de agua doce sem fundo, somente com pedras com plantas que se dão bem neste tipo de ambiente. As duvidas: Será que a água se torna mais saudável para os peixes? TPA's tem de ser mais vezes ou podem ser como se tivesse fundo e a quantidade? Sei que não devia perguntar aqui mas a maioria de vocês começaram em agua doce por isso com a vossa experiência nos dois lados podiam dar as vossas opiniões! obrigado Editado Fevereiro 11, 2009 por Hugo Costa Coelho Movido.. Tens a procura para tirares algumas se não todas a duvidas Citar Aquário em manutenção
Tiago Navarro Publicado: Fevereiro 11, 2009 Publicado: Fevereiro 11, 2009 Hey javac, Acho que te moveram o tópico. Podes fazê-lo há vontade. A água da torneira é água da torneira, não é mais ou menos adequada aos peixes em aquários com ou sem substrato. O mesmo se aplica a TPAs, embora com uma grossa camada de substrato se criem zonas anaeróbias de desnitrificação, a maioria dos aquários não a tem. boa sorte, Tiago Navarro Citar
Mário Publicado: Fevereiro 11, 2009 Publicado: Fevereiro 11, 2009 Boas Existem bastantes pessoas que têm aquários sem areão especialmente o pessoal que se dedica à criação e à partida não há qualquer problema. Até se torna mais facil de limpar e tudo. Eu pessoalmente não gosto a não ser que tenha mesmo de ser por alguma questão prática. Mas se gostas, força com isso. Só tens de ter em atenção que muitas das vezes, conta-se com o areão para servir de Buffer para um PH desejado e nesse caso ou vais contar com a água da rede, ou com as pedras ou com produtos próprios para o efeito. 1 Abraço Citar
rolim Publicado: Fevereiro 12, 2009 Publicado: Fevereiro 12, 2009 Boas Nunca trabalhei com agua doce e nao tenho nem ideia de como tudo se processa nesses meios. Quanto a aquarios de recife, nos EUA ha muitos sem qualquer areao. A moda ainda nao chegou a Portugal. Ha vantagem no areao para fazer efeito de tamponador ("buffer") e ajudar a manter o Ph por volta dos 8. Ha ainda quem utilize a "DSB" (Deep Sand Bed) como importante meio de filtracao. Mas envolve riscos e ha quem a prefira fora do aquario passando-a para a caixa depuradora (sump) ou refugio e de preferencia dentro de um meio proprio que a permita retirar de imediato se ocorrer algum "acidente". Nas lojas nao se utiliza porque os peixes estao de passagem e o areao pode ser um importante meio de ocultacao de parasitas que vao atacar os peixes e corais e por outro lado uma zona de acumulacao de detritos que obriga a manutencao de "equipes de limpeza". Nao havendo substracto mais facilmente se pode limpar o fundo do aquario e eliminar detritos. Em principio sera mais uma questao de estectica. Ou se gosta ou nao. Em funcao de se utilizar ou nao havera um ou outro cuidado a ter. Se nao tiver devera ter mais cuidado com a monitorizacao do Ph e aproveitar para manter o aquario mais limpo. Se tiver devera ter mais cuidado com o acumular de dtritos no substracto dependo procurar manter alguns invertebrados ou memso peixes para irem revirando a areia e ter o cuidado de ir eliminando todos os detritos que passam a estar em suspensao na agua. Ja vi um biologo fazer, e concordo, sinfomar a areia ou seja introduzir o tubo da TPA dentro da areia e num aquario de agua limpida e transperente vi sair alguma "lama" acastanhada ... Nao parecia e eu nao esperava numa agua tao cristalina mas ela estava la resultante dos detritos. Mas atencao que no caso da DSB nao se deve mexer muito na areia. Concretamente, em relacao a agua doce nao sei que te diga. Do pouco que sei, no caso de ciclideos africanos precisas de aguas duras e de Ph perto de 7 ou mesmo alcalina e para isso areao de coral ajuda. Quanto as TPAs, penso que quanto mais vezes e com menos quantidade melhor. Sera preferivel 10% todas as semanas do que uma de 50% uma vez por mes. Mas aguarda por mais e melhores opinioes... Cumprimentos Rolim Citar
javac Publicado: Fevereiro 15, 2009 Autor Publicado: Fevereiro 15, 2009 Pesquisei na internet por fotos de aquários bare bottom para tirar umas ideias e não encontrei quase nenhum de agua doce. :S Encontrei uma dica que me pareceu muito fixe, houve um rapaz que pintou do lado de fora do aquário o fundo, comprou um spray que imita a cor de areia, o que acham desta ideia? Encontrei muitos reef bare bottom... Mais uma vez se alguém tem fotos de aquários sem fundo e que tenham algumas pedras para enfeitar gostava de ver para tirar umas ideias. Citar Aquário em manutenção
Jorge Oliveira Publicado: Fevereiro 16, 2009 Publicado: Fevereiro 16, 2009 http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...5&hl=discus é algo tipo isso?Eu só seguiria para isso se fosse para criação devido a ser melhor para limpar o fundo.Caso contrário com plantas é muitissimo mais fácil estabilizar o aquário. Citar O meu feedback
Recommended Posts