Bare Bottom


javac

Recommended Posts

Boas, visto não haver muitas opiniões no lado de agua doce, venho aqui pedir uma opinião.

 

Estava a pensar ter um aquário de agua doce sem fundo, somente com pedras com plantas que se dão bem neste tipo de ambiente.

 

As duvidas:

 

Será que a água se torna mais saudável para os peixes?

 

TPA's tem de ser mais vezes ou podem ser como se tivesse fundo e a quantidade?

 

Sei que não devia perguntar aqui mas a maioria de vocês começaram em agua doce por isso com a vossa experiência nos dois lados podiam dar as vossas opiniões!

 

obrigado

Editado por Hugo Costa Coelho
Movido.. Tens a procura para tirares algumas se não todas a duvidas

Aquário em manutenção :computer003:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hey javac,

 

Acho que te moveram o tópico.

 

Podes fazê-lo há vontade. A água da torneira é água da torneira, não é mais ou menos adequada aos peixes em aquários com ou sem substrato. O mesmo se aplica a TPAs, embora com uma grossa camada de substrato se criem zonas anaeróbias de desnitrificação, a maioria dos aquários não a tem.

 

boa sorte,

Tiago Navarro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Existem bastantes pessoas que têm aquários sem areão especialmente o pessoal que se dedica à criação e à partida não há qualquer problema.

Até se torna mais facil de limpar e tudo.

 

Eu pessoalmente não gosto a não ser que tenha mesmo de ser por alguma questão prática.

Mas se gostas, força com isso.

 

Só tens de ter em atenção que muitas das vezes, conta-se com o areão para servir de Buffer para um PH desejado e nesse caso ou vais contar com a água da rede, ou com as pedras ou com produtos próprios para o efeito.

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Nunca trabalhei com agua doce e nao tenho nem ideia de como tudo se processa nesses meios.

Quanto a aquarios de recife, nos EUA ha muitos sem qualquer areao. A moda ainda nao chegou a Portugal.

Ha vantagem no areao para fazer efeito de tamponador ("buffer") e ajudar a manter o Ph por volta dos 8. Ha ainda quem utilize a "DSB" (Deep Sand Bed) como importante meio de filtracao. Mas envolve riscos e ha quem a prefira fora do aquario passando-a para a caixa depuradora (sump) ou refugio e de preferencia dentro de um meio proprio que a permita retirar de imediato se ocorrer algum "acidente".

Nas lojas nao se utiliza porque os peixes estao de passagem e o areao pode ser um importante meio de ocultacao de parasitas que vao atacar os peixes e corais e por outro lado uma zona de acumulacao de detritos que obriga a manutencao de "equipes de limpeza". Nao havendo substracto mais facilmente se pode limpar o fundo do aquario e eliminar detritos.

Em principio sera mais uma questao de estectica. Ou se gosta ou nao. Em funcao de se utilizar ou nao havera um ou outro cuidado a ter. Se nao tiver devera ter mais cuidado com a monitorizacao do Ph e aproveitar para manter o aquario mais limpo. Se tiver devera ter mais cuidado com o acumular de dtritos no substracto dependo procurar manter alguns invertebrados ou memso peixes para irem revirando a areia e ter o cuidado de ir eliminando todos os detritos que passam a estar em suspensao na agua. Ja vi um biologo fazer, e concordo, sinfomar a areia ou seja introduzir o tubo da TPA dentro da areia e num aquario de agua limpida e transperente vi sair alguma "lama" acastanhada ... Nao parecia e eu nao esperava numa agua tao cristalina mas ela estava la resultante dos detritos. Mas atencao que no caso da DSB nao se deve mexer muito na areia.

Concretamente, em relacao a agua doce nao sei que te diga. Do pouco que sei, no caso de ciclideos africanos precisas de aguas duras e de Ph perto de 7 ou mesmo alcalina e para isso areao de coral ajuda. Quanto as TPAs, penso que quanto mais vezes e com menos quantidade melhor. Sera preferivel 10% todas as semanas do que uma de 50% uma vez por mes.

Mas aguarda por mais e melhores opinioes...

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pesquisei na internet por fotos de aquários bare bottom para tirar umas ideias e não encontrei quase nenhum de agua doce. :S

Encontrei uma dica que me pareceu muito fixe, houve um rapaz que pintou do lado de fora do aquário o fundo, comprou um spray que imita a cor de areia, o que acham desta ideia?

 

Encontrei muitos reef bare bottom...

 

Mais uma vez se alguém tem fotos de aquários sem fundo e que tenham algumas pedras para enfeitar gostava de ver para tirar umas ideias.

Aquário em manutenção :computer003:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...5&hl=discus

 

é algo tipo isso?Eu só seguiria para isso se fosse para criação devido a ser melhor para limpar o fundo.Caso contrário com plantas é muitissimo mais fácil estabilizar o aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.