POG Publicado Fevereiro 11, 2009 Publicado Fevereiro 11, 2009 Caros foristas, venho relatar esta situação na expectativa de tentar perceber o que originou... para a evitar novamente. Tinha 4 guppys femeas e 2 machos (+ 3 platys, 1 corybora, 1 escalar e 1 colisa) num aqua com 50x25x25. À dias notei que o PH estava bastante baixo, cerca de 6. Procurei então fazer uma TPA suplementar (além das normais que semanalmente faço), isto porque a PH à saida da torneira é 7,4. De facto medi o PH no próprio dia dessa TPA e no dia seguinte e o valor do PH subi: 7PH e 6,8PH. Coloquei o anti-cloro directamente na porção da água que acrescentei (na proporção correcta) e também as bactérias. Ao verificar no 3º e 4º dia que o PH continuava a decair para os 6 ou talvez até um pouco menos, comprei e acrescentei o produto para aumentar o PH. Este subiu então para os 7 e 7,4. Até ai os peixes não apresentavam problemas... passado um dia de colocar esse produto o PH subir, os guppys começaram todos a morrer. Os sinais são olhos e boca esbranquiçados e nadar desorientado. Antes disto suceder tinha feito o tratamento para o ictium e aparentemente ficaram sem os pontos brancos que tinham, estes sinais agora são diferentes. Os outros peixes que referi não apresentam até agora quaisquer sintomas. Será do PH e da sua mudança brusca? do medicamente para o ictium? Outra doença e o resto não passa de uma coincidência? Seria importante ouvir a opinião dos mais experientes para poder melhorar o bem estar dos meus peixes... Grato, Pedro Oliveira
Marisa Belchior Publicado: Fevereiro 11, 2009 Publicado: Fevereiro 11, 2009 Olha pela descrição parece-me ser columaris (uma infecção bacteriana). Também já tive no meu aquário e os guppys foram os primeiros a ser afectados. Usa o bactopur (não te esqueças que depois deverás que ter que reiniciar o ciclo (pois é um antibacteriano de largo espectro e mata também a colónia de bactérias). A columaris é uma doença que se propaga rapidamente e pode ser fatal em questão de horas. Boa sorte
Recommended Posts