Daniel Vicente Publicado Fevereiro 10, 2009 Share Publicado Fevereiro 10, 2009 ola pessoal, sou novo por aqui tenho lido imensos topicos e tou a adorar o mundo dos salgados e como ja tenho a minima experiencia na aquarofilia decidi tentar arrancar com este meu "sonho", vou espor o meu caso, (desculpem nao indicar nomes tecnicos mas eu nao sei ainda de cabeça). e o seguinte estou a construir um projecto diy (aquario,sump,movel,calha) a minha primeira duvida e nos furos no aqua para a agua subir e descer tou com umas certas duvidas nisso ja vi pessoal com 2 furos para a agua subir mas nao entendi muito bem, sera que um tupo para a agua decer e outra para subir nao e suficiente? (aquario 100*50*50) se alguem tiver alguns exemplos de colunas secas ou assim pode postar que eu tabem tiro uma ideia. e que tenho muitas duvidas nesse ponto. o vidro 10 ou 8 mm? eu sei que 10 e melhor mas o preço tabem e mais puxadinho. quando a sump que medidas me aconselham? o movel do aquario nao podera ter mais de 50-60cm de altura. outra duvida e na calha tou a pensar colocar t5 mas ainda nao sei quantas, quais os k ou tipo, e os W? cumps vicente peço desculpa com tantas perguntas mas quando arrancar queria que fosse da maneira correcta. Ex-Prum"Beginning" 60L Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Verissimo Publicado: Fevereiro 11, 2009 Share Publicado: Fevereiro 11, 2009 (editado) Olá, Em relação aos furos, Eu optava por uma coluna seca exterior, dá menos trabalho, e nao perdes o espaço da coluna seca interor dentro do aquario. Basta fazer um furo na lateral ou trazeira (como te der mais jeito) e colocares uma entrada com dentes para a agua entrar por queda e descer para a sump. É assim que penso fazer no meu proximo aquario... mas convem ouvires primeiro outras opiniões porque pelo que percbi a malta é muito apologista das colunas secas interiores. o vidro 10 ou 8 mm? eu sei que 10 e melhor mas o preço tabem e mais puxadinho O meu é de 10mm mas comprei ja feito e tem 100x40x50 sem travessas. se usares de 8mm terás de usar travessas... Na minha opinião é preferivel gastar um pouco mais do que ter travessas a complicar os movimentos que temos de fazer dentro do aquario... quando a sump que medidas me aconselham? o movel do aquario nao podera ter mais de 50-60cm de altura. Assim nao poderás fazer uma sump muito alta senão depois nao consegues meter o que precisares la dentro e terás pouca margem de manobra. ideal seria 80x40x40 mas deve-te ser dificil por isso 80x30x30 mas é baixinha... outra duvida e na calha tou a pensar colocar t5 mas ainda nao sei quantas, quais os k ou tipo, e os W? Convem teres pelo menos 1w/l, Para jogares a vontade com qualquer tipo de corais o melhor é mesmo 8x39w numa combinação de lamapdas entre os 100000k, 14000k, e actinicas. Boa sorte com o projecto! Cumps, Editado Fevereiro 11, 2009 por Verissimo Feedback das minhas vendas Aqui Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Daniel Vicente Publicado: Fevereiro 11, 2009 Autor Share Publicado: Fevereiro 11, 2009 muito obrigado verissimo por toda a ateção disponibilizada, e que tou mesmo com bastantes duvidas relativas aos furos e a coluna mas e uma boa ideia fazer coluna exterior. quanto ao armario se colocar 70 cm de altura sera que da mais geito? nao posso mesmo fazer mais alto =( quanto a calha isso vai ser uma senhora calha =P tava a pensar numa coisa para 6 lampadas de inicio nem que depois aumenta-se para 8 acham que com 6 ja podia fazer uma coisa interessante? cumps vicente Ex-Prum"Beginning" 60L Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Verissimo Publicado: Fevereiro 11, 2009 Share Publicado: Fevereiro 11, 2009 Por isso eu acho a coluna seca exterior mais facil e nao perdes espaço dentro do aquario (que ja é pequeno) mas espera pela opinião de quem percebe de colunas secas interiores... 70cm ja consegues, mas o meu movel tem praticamente essa altura e vejo-me a rasca... O escumador cabe ali muito apertado e o reactor do lado direito tem precisamente 50cm, tive de o fazer mais pequeno que o normal para caber ali, por isso se tiveres oportunidade de fazer tudo maior, é melhor! Podes fazer inicialmente 6x39w e vês se gostas, se achares necessário podes mais tarde fazer o upgrade! Seguindo a "regra" deveria ser 1w/l plelo menos... Cumps, Feedback das minhas vendas Aqui Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Daniel Vicente Publicado: Fevereiro 11, 2009 Autor Share Publicado: Fevereiro 11, 2009 mas eu nao posso ir para mais de 70 cm esse e o problema se não o aquario nao cabe no local onde vai ficar =/ bem os reactores ficam mesmo a justa =P eu ainda nao me preocupei muito com os reactores ja que temos que ir pouco a pouco e de inicio eu so irei colocar sump e escumador devido aos €€€€, ok vou ter em consideração essa relação de luz /w. agora tenho que ver bem a parte da canalização para sump e vice versa na coluna seca. achas que um movel com a estrutura feita de barrotes de 5*5 cm aguenta com o aquario? sump e melhor com divisórias ou com rocha la dentro? cumps e muito obrigado vicente Ex-Prum"Beginning" 60L Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Verissimo Publicado: Fevereiro 11, 2009 Share Publicado: Fevereiro 11, 2009 (editado) O movel aguenta... A sump se for grande podes fazer divisórias, mas tens de ter em conta o tamanho das coisas que vais la meter dentro, se for pequen, divisórias só te vão fazer perder espaço! cumps Editado Fevereiro 11, 2009 por Verissimo Feedback das minhas vendas Aqui Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Daniel Vicente Publicado: Fevereiro 11, 2009 Autor Share Publicado: Fevereiro 11, 2009 bem o problema do movel ta resolvido agora vamos ver como vou fazer a sump e a coluna seca apesar do aquario já esta quase tudo preparado =) cumps vicente Ex-Prum"Beginning" 60L Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Conceição Publicado: Fevereiro 11, 2009 Share Publicado: Fevereiro 11, 2009 Deixo uma sugestão para uma "coluna seca" fora do aqua: Sobre o vidro, eu colocava vidro de 10mm e mesmo assim não sei se colocava travessas francesas para ter a certeza que não dava problema. Os furos, no caso de coluna seca normal, era 2. Um de 50mm e outro de 25 ou 32mm. O de 25/32mm era para fazer o escoamento para a sump e o de 50mm servia de ladrão e retorno. Por dentro do mesmo passava um tubo de 20/25mm onde fazia o retorno e o restante do tudo seria para ficar como ladrão. Sobre o móvel...atenção que mesmo fazendo com barrotes de 5x5 não sei se não terá de levar um barrote a centro, ocupando algum espaço importante para a sump. MEGA ARQUIVO Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Flavio_Carpi Publicado: Fevereiro 12, 2009 Share Publicado: Fevereiro 12, 2009 Daniel, já pensou na ideia de não fazer o sump embaixo? no meu aquário eu tinha um tamanho X e por isso tive q decidir em fazer um aquário do lado .... dependendo de como vc formular esse sump lateral, vc pode economizar nas lampadas para fazer o refugio e usar a propria luz do aqua... alem de pensar na altura do aquário vc tem q pensar na altura q suas lampadas iram ficar em cima da superficie da agua... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Joel Bonifácio Publicado: Março 7, 2009 Share Publicado: Março 7, 2009 Boas Daniel! Agora viras te para a agua salgada ? Quero ver o projecto, continua Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts