Recommended Posts

Publicado

ola pessoal,

sou novo por aqui tenho lido imensos topicos e tou a adorar o mundo dos salgados e como ja tenho a minima experiencia na aquarofilia decidi tentar arrancar com este meu "sonho", vou espor o meu caso, (desculpem nao indicar nomes tecnicos mas eu nao sei ainda de cabeça).

e o seguinte estou a construir um projecto diy (aquario,sump,movel,calha)

a minha primeira duvida e nos furos no aqua para a agua subir e descer tou com umas certas duvidas nisso ja vi pessoal com 2 furos para a agua subir mas nao entendi muito bem, sera que um tupo para a agua decer e outra para subir nao e suficiente? (aquario 100*50*50) se alguem tiver alguns exemplos de colunas secas ou assim pode postar que eu tabem tiro uma ideia. e que tenho muitas duvidas nesse ponto.

o vidro 10 ou 8 mm? eu sei que 10 e melhor mas o preço tabem e mais puxadinho.

quando a sump que medidas me aconselham? o movel do aquario nao podera ter mais de 50-60cm de altura.

outra duvida e na calha tou a pensar colocar t5 mas ainda nao sei quantas, quais os k ou tipo, e os W?

cumps

vicente

peço desculpa com tantas perguntas mas quando arrancar queria que fosse da maneira correcta.

Publicado: (editado)

Olá,

Em relação aos furos, Eu optava por uma coluna seca exterior, dá menos trabalho, e nao perdes o espaço da coluna seca interor dentro do aquario. Basta fazer um furo na lateral ou trazeira (como te der mais jeito) e colocares uma entrada com dentes para a agua entrar por queda e descer para a sump.

É assim que penso fazer no meu proximo aquario... mas convem ouvires primeiro outras opiniões porque pelo que percbi a malta é muito apologista das colunas secas interiores.

colunasecatq4.jpg

o vidro 10 ou 8 mm? eu sei que 10 e melhor mas o preço tabem e mais puxadinho

O meu é de 10mm mas comprei ja feito e tem 100x40x50 sem travessas. se usares de 8mm terás de usar travessas... Na minha opinião é preferivel gastar um pouco mais do que ter travessas a complicar os movimentos que temos de fazer dentro do aquario...

quando a sump que medidas me aconselham? o movel do aquario nao podera ter mais de 50-60cm de altura.

Assim nao poderás fazer uma sump muito alta senão depois nao consegues meter o que precisares la dentro e terás pouca margem de manobra. ideal seria 80x40x40 mas deve-te ser dificil por isso 80x30x30 mas é baixinha...

outra duvida e na calha tou a pensar colocar t5 mas ainda nao sei quantas, quais os k ou tipo, e os W?

Convem teres pelo menos 1w/l, Para jogares a vontade com qualquer tipo de corais o melhor é mesmo 8x39w numa combinação de lamapdas entre os 100000k, 14000k, e actinicas.

Boa sorte com o projecto!

Cumps, :character0050:

Editado por Verissimo

Feedback das minhas vendas Aqui

Publicado:

muito obrigado verissimo por toda a ateção disponibilizada, e que tou mesmo com bastantes duvidas relativas aos furos e a coluna mas e uma boa ideia fazer coluna exterior.

quanto ao armario se colocar 70 cm de altura sera que da mais geito? nao posso mesmo fazer mais alto =(

quanto a calha isso vai ser uma senhora calha =P tava a pensar numa coisa para 6 lampadas de inicio nem que depois aumenta-se para 8 acham que com 6 ja podia fazer uma coisa interessante?

cumps

vicente

Publicado:

Por isso eu acho a coluna seca exterior mais facil e nao perdes espaço dentro do aquario (que ja é pequeno) mas espera pela opinião de quem percebe de colunas secas interiores...

70cm ja consegues, mas o meu movel tem praticamente essa altura e vejo-me a rasca...

casadasmaquinassa2.jpg

O escumador cabe ali muito apertado e o reactor do lado direito tem precisamente 50cm, tive de o fazer mais pequeno que o normal para caber ali, por isso se tiveres oportunidade de fazer tudo maior, é melhor!

Podes fazer inicialmente 6x39w e vês se gostas, se achares necessário podes mais tarde fazer o upgrade! Seguindo a "regra" deveria ser 1w/l plelo menos...

Cumps, biggrin

Publicado:

mas eu nao posso ir para mais de 70 cm esse e o problema se não o aquario nao cabe no local onde vai ficar =/

bem os reactores ficam mesmo a justa =P eu ainda nao me preocupei muito com os reactores ja que temos que ir pouco a pouco e de inicio eu so irei colocar sump e escumador devido aos €€€€,

ok vou ter em consideração essa relação de luz /w.

agora tenho que ver bem a parte da canalização para sump e vice versa na coluna seca.

achas que um movel com a estrutura feita de barrotes de 5*5 cm aguenta com o aquario?

sump e melhor com divisórias ou com rocha la dentro?

cumps e muito obrigado

vicente

Publicado: (editado)

O movel aguenta...

A sump se for grande podes fazer divisórias, mas tens de ter em conta o tamanho das coisas que vais la meter dentro, se for pequen, divisórias só te vão fazer perder espaço!

cumps

Editado por Verissimo

Publicado:

Deixo uma sugestão para uma "coluna seca" fora do aqua:

colunasecaexterna001.jpg

colunasecaexterna002.jpg

colunasecaexterna003.jpg

Sobre o vidro, eu colocava vidro de 10mm e mesmo assim não sei se colocava travessas francesas para ter a certeza que não dava problema.

Os furos, no caso de coluna seca normal, era 2. Um de 50mm e outro de 25 ou 32mm. O de 25/32mm era para fazer o escoamento para a sump e o de 50mm servia de ladrão e retorno. Por dentro do mesmo passava um tubo de 20/25mm onde fazia o retorno e o restante do tudo seria para ficar como ladrão.

Sobre o móvel...atenção que mesmo fazendo com barrotes de 5x5 não sei se não terá de levar um barrote a centro, ocupando algum espaço importante para a sump.

Publicado:

Daniel, já pensou na ideia de não fazer o sump embaixo? no meu aquário eu tinha um tamanho X e por isso tive q decidir em fazer um aquário do lado :bad-words:.... dependendo de como vc formular esse sump lateral, vc pode economizar nas lampadas para fazer o refugio e usar a propria luz do aqua... alem de pensar na altura do aquário vc tem q pensar na altura q suas lampadas iram ficar em cima da superficie da agua...

• 4 semanas depois...