CPicoto Publicado Fevereiro 10, 2009 Publicado Fevereiro 10, 2009 Olá mais uma vez! Estou de volta porque surgiram algumas dúvidas quanto ao ciclo... Tenho peixes no meu aquário a mais ou menos 3 semanas (não me lembro da data certa). O questão é: estive hoje a fazer os testes dos nitritos e nitratos e tenho os nitritos a <0.3 mg/L e os nitratos a 10 mg/L. (vou tentar comprar o da amónia amanhã). É possível ter nitratos e amónia ao mesmo tempo (sem os nitritos)? É possível que o ciclo já tenha terminado (porque não fiz os testes antes? ). Eu penso que tenha passado pouco tempo não? Ou só posso saber quando fizer o teste da amónia? Setup do aquário: 60x30x35cm Termostáto: Jäger 60-100L 75w Filtro interior: Eheim pickup 2010 220-500L/h Peixes: 1 ancistru 2 guppyes 2 néons (eu tenho adicionado os peixes gradualmente ) Citar
Vitor Sousa Publicado: Fevereiro 10, 2009 Publicado: Fevereiro 10, 2009 boas. se já tens os nitritos altos e os nitratos a descer é porque o ciclo do azoto já está quase terminado. costuma demorar 1 semana + - . ves assim: quando começa o ciclo do azoto , a amonia atinge um pico e depois desce fazendo aumentar os nitritos. depois os nitritos sobem, a amonia desce e os nitratos começam a subir. assim que não haja nitritos, não tens amonia e tens os nitratos no pico. quando os nitratos atingem o pico e começam a descer já está completo o ciclo do azoto. potanto se comprares o teste de amonia os resultados devem - te dar entre 0 ppm a 0.25 ppm + -. mas compra para fazer o teste de cez em quando para controlares o aqua espero ter ajudado abraço Citar My Feedback http://www.aquariofi...howtopic=128127
CPicoto Publicado: Fevereiro 10, 2009 Autor Publicado: Fevereiro 10, 2009 Obrigada pela ajuda. Como sei quando os nitratos atingiram o pico?(Qual o valor do pico) Eles estão a 10mg/L (se não me engano), mas não sei se já estiveram mais altos ou não. Citar
Vitor Sousa Publicado: Fevereiro 10, 2009 Publicado: Fevereiro 10, 2009 fazes assim: no proximo teste que realizares ve se eles desceram ou subiram. para veres quando atingiu o pico é quando os nitratos começarem a descer. se tens 10ppm e ficar depois a 9 é porque já atingiu o pico. normalmente no ciclo do azoto costuma - se fazer os testes todos os dias da semana até se concluir o ciclo. portanto vê a quanto estão os nitratos. se subiram é porque ainda vai atingir o pico, se desceram é porque já atingiram o pico e o ciclo está concluido :) abraço Citar My Feedback http://www.aquariofi...howtopic=128127
CPicoto Publicado: Fevereiro 10, 2009 Autor Publicado: Fevereiro 10, 2009 Ok, entendido. Amanhã vou fazer o teste outra vez para ver, e depois logo digo qualquer coisa. E vou ver se compro o teste da amónia. (De quanto em quanto tempo tenho que controlar a amónia, antes do ciclo estar concluído e mesmo depois?) Obrigada (Este hoby é mesmo viciante! ) Citar
J_Rosado Publicado: Fevereiro 12, 2009 Publicado: Fevereiro 12, 2009 fazes assim: no proximo teste que realizares ve se eles desceram ou subiram. para veres quando atingiu o pico é quando os nitratos começarem a descer. se tens 10ppm e ficar depois a 9 é porque já atingiu o pico. ????? Boas, Desculpem a interferência no vosso "dialogo", mas parece-me que estão ambos um pouco confusos. Assim, sugiro que leiam isto: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=44408 Os nitratos apenas têm "picos" ascendentes, pois são cumulativos e apenas são exportados (reduzidos) através do consumo das plantas ou pela realização de TPA's, não existem bactérias que consumam nitratos (ao contrário da amónia e dos nitritos) pois estes são o produto final do ciclo do azoto verificado nos nossos aquarios. Parece-me pois que ambos estariam a falar do "pico" de nitritos, pois quando este terminar, i.e., o seu valor baixar para < 0.1 mg/L significará que o ciclo já terminou e a colónia de bactérias nitrificantes já estará em pleno desenvolvimento. Abraço Citar A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ... Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!
Recommended Posts