Dúvidas - Ciclo


CPicoto

Recommended Posts

Olá mais uma vez!

 

Estou de volta porque surgiram algumas dúvidas quanto ao ciclo...

 

Tenho peixes no meu aquário a mais ou menos 3 semanas (não me lembro da data certa).

 

O questão é: estive hoje a fazer os testes dos nitritos e nitratos e tenho os nitritos a <0.3 mg/L e os nitratos a 10 mg/L. (vou tentar comprar o da amónia amanhã).

É possível ter nitratos e amónia ao mesmo tempo (sem os nitritos)?

 

É possível que o ciclo já tenha terminado (porque não fiz os testes antes? :puppydogeyes:). Eu penso que tenha passado pouco tempo não? Ou só posso saber quando fizer o teste da amónia?

 

Setup do aquário:

60x30x35cm

Termostáto: Jäger 60-100L 75w

Filtro interior: Eheim pickup 2010 220-500L/h

 

Peixes:

1 ancistru

2 guppyes

2 néons

 

(eu tenho adicionado os peixes gradualmente :roflroll2: )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas. se já tens os nitritos altos e os nitratos a descer é porque o ciclo do azoto já está quase terminado. costuma demorar 1 semana + - . ves assim: quando começa o ciclo do azoto , a amonia atinge um pico e depois desce fazendo aumentar os nitritos. depois os nitritos sobem, a amonia desce e os nitratos começam a subir. assim que não haja nitritos, não tens amonia e tens os nitratos no pico. quando os nitratos atingem o pico e começam a descer já está completo o ciclo do azoto. potanto se comprares o teste de amonia os resultados devem - te dar entre 0 ppm a 0.25 ppm + -. mas compra para fazer o teste de cez em quando para controlares o aqua :puppydogeyes::):roflroll2: espero ter ajudado

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fazes assim: no proximo teste que realizares ve se eles desceram ou subiram. para veres quando atingiu o pico é quando os nitratos começarem a descer. se tens 10ppm e ficar depois a 9 é porque já atingiu o pico.

 

normalmente no ciclo do azoto costuma - se fazer os testes todos os dias da semana até se concluir o ciclo. portanto vê a quanto estão os nitratos. se subiram é porque ainda vai atingir o pico, se desceram é porque já atingiram o pico e o ciclo está concluido :):):)

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, entendido.

 

Amanhã vou fazer o teste outra vez para ver, e depois logo digo qualquer coisa.

 

E vou ver se compro o teste da amónia. (De quanto em quanto tempo tenho que controlar a amónia, antes do ciclo estar concluído e mesmo depois?)

 

Obrigada

 

 

 

(Este hoby é mesmo viciante! :))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fazes assim: no proximo teste que realizares ve se eles desceram ou subiram. para veres quando atingiu o pico é quando os nitratos começarem a descer. se tens 10ppm e ficar depois a 9 é porque já atingiu o pico.

?????

 

Boas,

 

Desculpem a interferência no vosso "dialogo", mas parece-me que estão ambos um pouco confusos.

 

Assim, sugiro que leiam isto:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=44408

 

Os nitratos apenas têm "picos" ascendentes, pois são cumulativos e apenas são exportados (reduzidos) através do consumo das plantas ou pela realização de TPA's, não existem bactérias que consumam nitratos (ao contrário da amónia e dos nitritos) pois estes são o produto final do ciclo do azoto verificado nos nossos aquarios.

 

Parece-me pois que ambos estariam a falar do "pico" de nitritos, pois quando este terminar, i.e., o seu valor baixar para < 0.1 mg/L significará que o ciclo já terminou e a colónia de bactérias nitrificantes já estará em pleno desenvolvimento.

 

Abraço

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.