luis_lopes Publicado: Abril 16, 2009 Autor Publicado: Abril 16, 2009 (editado) Olá a todos. Agradeço as vossas ideias e tempo gasto comigo. Acabei por montar assim, porque a Sara (a minha maria) achou por bem tentar montar assim, e verdade seja dita eu também. Comecei na terça-feira, dia 14 de Abril, às 22h e acabei às 3h da manhã. Acabei por fazer o que disse, e retirei uma das pedras. agora só tenho que arranjar maneira de os substractos não se misturarem! Até ter umas pedras vou tentar manter a prte branca limpa... Bem seja o que Deus quiser. Eu pessoalmente gosto do que fiz, e normalmente nunca gosto dos meus trabalhos. Já no modelismo ferroviário é a mesma coisa! Nunca gosto do que faço... Não sejam duros demais comigo. É a minha primeira montagem mais a sério.... Editado Abril 16, 2009 por luis_lopes Citar
nmartinez Publicado: Abril 16, 2009 Publicado: Abril 16, 2009 Acho que acabou por ficar muito bem ... Não sei se não devias colocar a entrada da água do filtro do lado oposto ao da entrada. Isto para fazer circular toda a água. Entra de um lado, sai pelo outro. Citar Nuno MartinezX-100 White Desert Rock'so meu Feedback
luis_lopes Publicado: Abril 16, 2009 Autor Publicado: Abril 16, 2009 Olá nmartinez. Agradeço as tuas palavras. Normalmente, tenho visto sempre assim. No manual de instruções do filtro, indicam que seja desta forma. e na outras parede do aquário tenho o difusor de CO2. Ainda não o tinha montado, pois faltava-me o tubo. Agora já está. Mais logo posto fotos. Abraço. Citar
Ricardo Monteiro Publicado: Abril 16, 2009 Publicado: Abril 16, 2009 (editado) Bom dia! Quanta honra, vou ser o primeiro a comentar agora que o aqua está cheio, finalmente. Então aqui vai: na minha sincera opinião - que só aceita quem quiser, ironias à parte - no aqua duas coisas não combinam: a cor das pedras e a cor do substrato. Como provavelmente a área de substrato vai ser para "tapetar", esta questão perde importância, visto o negro do Aquasoil vir a ser substituído pelo verde das plantas. As pedras pecam noutro aspecto, que é a sua forma bastante homogénea, principalmente no conjunto do lado dreito onde tens duas delas em forma de pirâmide - uma mais pequena à frente, que quase eclipsa a maior que está atrás, por estar disposta não rigorosamente da mesma forma mas quase. Aí podias ter usado um pouco mais de soil e criar declives para jogar com os vértices de ambas. Podias também ter usado mais areia branca lá atrás e dispô-la de forma ascendente no sentido anterior-posterior. É neste tipo de pormenores que se deve perder todo o tempo do mundo na montagem de um aqua, existindo para tal ferramentas tipo sand flatner - mas a mim ninguém me convence que o melhor ainda será mesmo o velhinho cartão de crédito. O importante é que tu tenhas gozo ao fazer as coisas, e que vejas esse gozo crescer À medida que fores apercebendo do modo como podes modelar o substrato para criar formas e profundidade no layout. Depois de se ter esse conhecimento básico é só dar largas à imaginação e ver surgir formas variadas e construções de maior e menor altura dentro de um aqua. A perfeição atinge-se no dia em que se consiga reproduzir, por exemplo, um depósito de vertente onde sedimentos se acumulariam, como se de um rio se tratasse. Quanto ao softscape, bom gosto e alguma dedicação fariam o resto. Força e continua. Editado Abril 16, 2009 por Ricardo Monteiro Citar
luis_lopes Publicado: Abril 16, 2009 Autor Publicado: Abril 16, 2009 Boas Ricardo. Agradeço o teu tempo e disposição para o que escreveste. Não digo que não concordo com algumas coisas. Bem ficam aqui as primeiras leituras: pH : 6,0 Nh3/Nh4 : 1mg/l NO2 : 0,1mg/l NO3 : 50mg/l Quando vi os Nitratos, assustei-me. Fui fazer a leitura da água da torneira e toma lá morangos: o mesmo. Li a água engarrafada que usei, e toma lá morangos: quase o mesmo... fui ler o outro aquário que tenho, e o mesmo! O que poderá estar a criar nitratos tão altos? Será o PowerSand? Será o Aquasoil? Um abraço a todos! Citar
Miguel Reis Publicado: Abril 16, 2009 Publicado: Abril 16, 2009 A água engarrafada deu 50mg/L de NO3? Será que estás a fazer a medição correctamente? Cumps Citar
luis_lopes Publicado: Abril 16, 2009 Autor Publicado: Abril 16, 2009 Tal e qual como mandam as instruções... Citar
Miguel Reis Publicado: Abril 16, 2009 Publicado: Abril 16, 2009 Já viste o valor que indicam no rotulo da embalagem? É que é muuuuuito estranho ter 50mg/L. Cumps Citar
jvidia Publicado: Abril 16, 2009 Publicado: Abril 16, 2009 Teste estará marado ? Quanto tempo tem de aberto ? Citar
luis_lopes Publicado: Abril 16, 2009 Autor Publicado: Abril 16, 2009 Afinal eu é que não sei medir! Água engarrafada: 0,1mg/l O teste foi aberto esta semana para medir no de 17 lts. Citar
Miguel Reis Publicado: Abril 16, 2009 Publicado: Abril 16, 2009 Água engarrafada: 0,1mg/l Só podia ser... Segundo li em tempos, nitratos altíssimos (superiores a 50mg/L) pode provocar doenças graves, cancros e afins, no estômago, intestinos, etc, principalmente nos bebés com idade inferior a 6 meses. Não sei se é verdade nem onde li mas fica aqui o registo. Cumps Citar
luis_lopes Publicado: Abril 20, 2009 Autor Publicado: Abril 20, 2009 Aí vai uma actualização: Dia 7 após a montagem. A plantas começam a dar o ar da sua graça, mas muito timidamente. Abraço. Citar
luis_lopes Publicado: Maio 2, 2009 Autor Publicado: Maio 2, 2009 Olá a todos. O pior aconteceu... o meu aquário transformou-se num algário. Estive fora uns dias, e por isso as TPA's foram descuradas. Está aterrador. Fiz uma muda de água de 40% e agora tenho feito 10% todos os dias. Parei com a fertilização liquida que estava a ser feita com Tropica Aquacare. Aumentei o fluxo de CO2 para 2bps e neste momento apenas tenho as T5 a funcionarem a 9h por dia. Introduzi malta para a limpeza: 3 x Crossocheilus siamensis, 2 x Epalzeorhynchos kalopterus 1 x LDA-25 20 x Neocaridina cf. zhangjiajiensis var. white Ao efectuar as TPA's, vou tentado aspirar o máximo de algas possível, mas fica lá sempre qualquer coisa. O que posso mais fazer? Abraço. Citar
Diogo HC Matias Publicado: Maio 3, 2009 Publicado: Maio 3, 2009 Podes ainda aplicar Flourish excel sobre as algas mais persistentes, reduzir a iluminação para 8h e se achares que há locais com pouca corrente, adicionar uma bomba de circulação de água. De resto é esperar... algas nessa fase são normais num aquário com o filtro não maturado. Ah, mas não pares totalmente a fertilização, potássio e micros podes continuar, mas moderadamente Citar
joaovfranco Publicado: Maio 3, 2009 Publicado: Maio 3, 2009 Boas O teu aqua ficou porreiro apesar do aspecto simétrico. Quanto ás algas muda todos os dias os tais 10% que daqui por 10/15 dias estás safo e reduz a luz para 7/8 horas. Abraço Citar
Lost Publicado: Maio 3, 2009 Publicado: Maio 3, 2009 este aquario estava tao verdinho esta sexta :D mas gostei muito dele! isso com mais uns cardinais fica um must " Citar
luis_lopes Publicado: Maio 4, 2009 Autor Publicado: Maio 4, 2009 Olá Malta. Agradeço os vossos conselhos. Vou tentar segui-los o melhor que posso. Estou a desanimar... mas ninguém disse que era fácil. Abraço. Luís. Citar
nes Publicado: Maio 4, 2009 Publicado: Maio 4, 2009 luis_lopes Mete ai uma foto actualizada para a malta ver... Citar ------------------------------------Nes Photography
luis_lopes Publicado: Maio 4, 2009 Autor Publicado: Maio 4, 2009 Assim o farei, quando chegar a casa, depois de o limpar novamente e fazer a TPA de hoje ... Citar
luis_lopes Publicado: Maio 4, 2009 Autor Publicado: Maio 4, 2009 (editado) Tenho vergonha de mostrar isto aqui, mas aí vai: O que posso eu fazer? Até já pensei em UV's e tal... Diogo HC Matias, o Tropica AquaCare tem a seguinte composição: K 0.80%, Mg 0,39%, S 0.91%, B 0.004%, Cu 0.006%, Fe 0.07%, Mn 0.04%, Mo 0.002%, Zn 0.002%. Eles recomendam 5ml por cada 50 lts de água, todas as semanas. Bem uma coisa é certa... eu errei e bem a dosagem... daí estar a pagar pelo que fiz. O que recomendas? Editado Maio 4, 2009 por luis_lopes Citar
Rui Alves Publicado: Maio 4, 2009 Publicado: Maio 4, 2009 Boas Luis. Sabes qual é valor de nitratos que o aquário tem neste momento? Se não conseguires medir ou se o nível estiver abaixo de 3mg/L então é esse o problema. Se for o caso começa a fertilizar gradualmente com nitrato até atingir 5mg/L. Nessa altura as algas vão começar a diminuir. Rui Alves Citar Lifeguard save me from life.
luis_lopes Publicado: Maio 4, 2009 Autor Publicado: Maio 4, 2009 Neste momento não te sei dizer, pois acabei de fazer uma muda de 10% de água, e ainda não fiz os testes... Citar
João Azevedo Publicado: Maio 4, 2009 Publicado: Maio 4, 2009 Uma boa solução para isso penso que seja um UV ai a bombar E claro, ver o porque de tar assim e corrigir Abraço Citar Wild Forest Vs Peaceful Meadow
luis_lopes Publicado: Maio 5, 2009 Autor Publicado: Maio 5, 2009 Medi agora, e os nitratos estão a 25mg/l... estão muito altos ainda... ´ E a água está a ficar turva... Isto está a ficar preocupante.... e eu a desanimar muito!!! Citar
luis_lopes Publicado: Maio 6, 2009 Autor Publicado: Maio 6, 2009 Malta, uma questão... Como o filtro não tem um mês a trabalhar, poderá não estar maturado o suficiente, para ajudar as plantas a decomporem os nitratos, certo? Então e se eu parar quieto com as TPAs? Estarei a ajudar, ou a piorar? É que os valores de nitratos não baixam nem por nada... e nem com água engarrafa vai lá!!! Isto, porque me dá a sensação, e já li a experiência de outros, que ao fazermos TPAS sucessivas como eu estou a fazer (todos os dias 10%) não estou a ajudar em nada a colonização do filtro... O que pensam disto? Citar
Recommended Posts