Diogo Albuquerque Publicado Fevereiro 9, 2009 Publicado Fevereiro 9, 2009 (editado) Pessoal, eu já procurei muito no forum e percebi que há muitas divergências quanto ao tipo de tronco a ser utilizado e o "tratamento" que se tem que dar a ele antes de colocá-lo dentro do Aqua, então resolvir abrir esse tópico para que vocês coloquem suas experiências com os troncos. Eu aconselho algo assim: ARVORE DE ORIGEM: ](laranjeira, exemplo) SECAGEM: Modo utilizado: (ao sol, exemplo) Tempo necessàrio: (dois dias, exemplo) FORMAS DE "ESTERELIZAÇÃO": (Ferver por quantas vezes e por quanto tempo?, exemplo) PROBLEMAS POSTERIORES: (aparecimento de fungos, exemplo) OBS.: (indicações ou contra indicações de utilização de qualquer material ou método já visto ou utilizado e o motivo, exemplo) Todas as opiniões (desde que sobre o tópico) são bem vindas. FOTOS SÃO MUITO BEM VINDAS Editado Fevereiro 9, 2009 por Diogo Albuquerque Citar http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=149981
Jorge Oliveira Publicado: Fevereiro 9, 2009 Publicado: Fevereiro 9, 2009 E pesquisares?Tópicos é coisa que não falta por ai com a mesma pergunta,sem tirar nem por. Boas, os varios tipos de tratamento, Tratamento com cloro ativado 1. O tronco deve ser submerso em recipiente com volume suficiente para cobri-lo totalmente, adicionando durante 7 dias 1 ml de cloro ativo para cada 10 litros d’água; 2. Troque á água e deixe o tronco descansar por mais sete dias, para que o cloro excesso seja totalmente removido; 3. Caso seja possível, adicione água quente sobre o tronco, para eliminar agentes resistentes ao cloro. Tempo requerido de tratamento: 18 dias Tratamento com sal grosso 1. O tronco deve ser submerso em recipiente com volume suficiente para cobri-lo, adicionando 4 colheres de chá para cada litro de água; 2. Completar a água do recipiente para manter o tronco sempre submerso. Tempo requerido para deixar de tingir a água: 25 dias Tratamento com imersão em água da rede de distribuição 1. O tronco deve ser submerso em recipiente com volume suficiente para cobri-lo, com água da rede distribuidora (torneira); 2. Trocar a água a cada três ou quatro dias. Tempo requerido para deixar de tingir a água: 35 dias Tratamento com imersão em água quente 1. O tronco deve ser submerso em recipiente com volume suficiente para cobri-lo; 2. Despejar água fervente sobre o tronco e deixar descansar; 3. Trocar a água a cada três ou quatro dias. Tempo requerido para deixar de tingir a água: 28 dias Tratamento com cloro, sal grosso e imersão em água quente 1. O tronco deve ser submerso em recipiente com volume suficiente para cobri-lo, adicionando 1 litro de cloro para cada 2 litros de água, deixando-o em repouso durante 24 horas; 2. Colocar o tronco em outro recipiente para que a água possa ser aquecida ao ponto de ebulição (100°C) durante 15 minutos e deixe descansar por 24 horas; 3. No terceiro dia adicionar 200 g de sal grosso à água a ser fervida, conforme o item 2; 4. Troque a água diariamente e repita o item 2 até a água se apresentar limpa. Tempo requerido para deixar de tingir a água: 7 dias Citar O meu feedback
William Publicado: Fevereiro 9, 2009 Publicado: Fevereiro 9, 2009 E pesquisares?Tópicos é coisa que não falta por ai com a mesma pergunta,sem tirar nem por. Citar
Diogo Albuquerque Publicado: Fevereiro 10, 2009 Autor Publicado: Fevereiro 10, 2009 (editado) pesquisei, mas não achei nenhum condençado e falando os tipos de madeira aconseilhaveis para a utilização. Como esse seu também não fala o tipo aconselhavel a se usar Editado Fevereiro 10, 2009 por Diogo Albuquerque Citar http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=149981
Rui Granja Publicado: Fevereiro 10, 2009 Publicado: Fevereiro 10, 2009 Pois, mas também há bastantes tópicos onde diz que não se podem utilizar madeiras resinosas. A madeira de citrinos pode ser usada, no entanto algumas pessoas defendem que esta liberta determinados agente tóxicos na coluna de água. Na pesquisa, um bocado daqui, outro dali, e a informação que se quer é encontrada. Citar
javac Publicado: Fevereiro 10, 2009 Publicado: Fevereiro 10, 2009 (editado) Não sei se essa opção conta, mas também já há troncos à venda prontos a colocar no aquário. Editado Fevereiro 10, 2009 por javac Citar Aquário em manutenção
Diogo Albuquerque Publicado: Fevereiro 11, 2009 Autor Publicado: Fevereiro 11, 2009 vi em um forum de um outro site(não lembro qual) que a melhor madeira é a de AROEIRA!! Citar http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=149981
allanmayron Publicado: Fevereiro 11, 2009 Publicado: Fevereiro 11, 2009 (editado) Eu to montando o meu primeiro aqua, o meu tronco de aroeira ta ainda na fase de tratamento faz uns dez dias que ele ta em um tanque, vo esperar o tronco afundar para por no aquario. para tratar ele é só colocar no sol, um dia. e depois colocar em um tanque,balde e etc... e esperar afundar. OBS: num precisa colocar cloro sal nem nada não só por ele na agua. Editado Fevereiro 11, 2009 por allanmayron Citar em breve o meu primeiro aquario =D
Rui Granja Publicado: Fevereiro 11, 2009 Publicado: Fevereiro 11, 2009 Estás a dizer que depois de cortares o tronco é so preciso por ao sol um dia? lol Acho que já está mais que explicado as várias formas de tratar os troncos, inclusive pesquisar mais algumas... :D Citar
Nuno Toste Publicado: Fevereiro 11, 2009 Publicado: Fevereiro 11, 2009 Eu utilizei um "tronco" de castanheiro (e mais ramo do que tronco). Como ele estava verde descasquei-o e de seguida pu-lo no forno por mais ou menos 30 minutos mais ou menos cuidado para nao queimar. Depois foi so por num balde com agua 1 semana de maneira a que afunda-se. Ele esta bom e ainda nao ganhou fungos nem nada, ja la vao 3 semanas Citar
alcaide Publicado: Fevereiro 11, 2009 Publicado: Fevereiro 11, 2009 Estás a dizer que depois de cortares o tronco é so preciso por ao sol um dia? Eu tnho um tronco de laranjeira no meu aqua que foi assado no forno e em 3 horas estava pronto... Citar ALCAIDE
Diogo Albuquerque Publicado: Fevereiro 11, 2009 Autor Publicado: Fevereiro 11, 2009 allanmayron Postado Hoje, 02:43 PM Eu to montando o meu primeiro aqua, o meu tronco de aroeira ta ainda na fase de tratamento faz uns dez dias que ele ta em um tanque, vo esperar o tronco afundar para por no aquario. Ao que apenas tirarou e colocara para secar e em seguida no aqua: o tronco não opodreceu ou deu fungo não?? --------------------------------- alcaide Postado Há 15 minutos Eu tnho um tronco de laranjeira no meu aqua que foi assado no forno e em 3 horas estava pronto... Ao rapaz da laranjeira: A sua agua nao ficou ácida ou com os padrões alterados, devido a utilização de uma arvore citrica? Citar http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=149981
Diogo Albuquerque Publicado: Fevereiro 11, 2009 Autor Publicado: Fevereiro 11, 2009 (...) o meu tronco de aroeira ta ainda na fase de tratamento faz uns dez dias que ele ta em um tanque (...) Se de coloca algumas fotos... Citar http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=149981
ecavaco Publicado: Fevereiro 11, 2009 Publicado: Fevereiro 11, 2009 eu utilizo de videira pois são cá da terra e são verdadeiramente fantásticos Citar
allanmayron Publicado: Fevereiro 11, 2009 Publicado: Fevereiro 11, 2009 @Diogo no momento eu tou sem camera digital, mas quando montar o meu aquario direito é pq meu tronco ainda tá em tratamento quando eu por no aquario eu coloco uma(s) fotos deles aqui. Citar em breve o meu primeiro aquario =D
Diogo Albuquerque Publicado: Fevereiro 12, 2009 Autor Publicado: Fevereiro 12, 2009 Beleza entao Allan, mas se der pra colocar umas fotos do teu troco em tratamento ainda e depois no produto final (quando colocares no Aqua) era uma boa. Cumps Citar http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=149981
Recommended Posts