alterego Publicado: Fevereiro 15, 2009 Share Publicado: Fevereiro 15, 2009 Para ir á fonte é complicado mesmo e para estes litros diários e o teste é novo da JBL e eu já desmontei o aqua todo e voltei a montar com novo substrato (agora akadama) e novas plantas e voltei ao mesmo.Limpo o fundo nas TPA's,limpo os filtros todos os 15 dias a 3 semanas e não saio disto.É o meu desespero agora já tenho umas (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] stratoides ou lá como se chama,a ver se elas + o flourish e K diário ajudam em algo,senão não sei mesmo.Talvez mudar de casa é que já cheguei a ponderar vender tudo Boas Noites Não sei se ajudará mas cá vai a minha experiência com nitratos e fosfatos elevadíssimos na água da rede : A água da rede na zona onde resido (Almada) tb tem nitratos e fosfatos em valores elevadíssimos a ponto de ficar sempre nos valores máximos dos testes da Sera. Isto para além de um Ph de 8.4. Claro que as algas eram uma praga dentro do aquário Ainda andei uns tempos a fazer TPA's com água de garrafão mas não é nada prático para além de tb ter custos elevados. Então optei por arranjar um recipiente suficientemente grande onde coloco a água que vai servir para a TPA semanal. Como o aquário é de 100l arranjei um recipiente que leva 30l. Nesse recipiente coloquei uma bomba de água para agitar ( e que tb utilizo para automatizar a TPA) e lá dentro meto turfa, BioNitratex e Fosex. Ao fim de uma semana a água está prontinha para o aqua já com o Ph a 6.8 e Nitratos e Fosfatos a 0. Em termos de custos exigiu algum investimento inicial no recipiente e na bomba de água mas depois tem compensado largamente em relação ao custo da água em garrafão, para além de que é bem mais prático e fácil de fazer a TPA apartir do recipiente com a ajuda da bomba de água. A turfa mudo mais ou menos de 3 em 3 meses (se fôr de boa qualidade) e o Bionitratex e o Fosex já estão a trabalhar à cerca de 6 meses sem darem sinal de "cansaço". Cumprimentos Margarida Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Jorge Oliveira Publicado: Fevereiro 16, 2009 Autor Share Publicado: Fevereiro 16, 2009 Obrigado pela tua ajuda mas isso para mim irá ser impossível,visto mudar cerca de 50 a 80L pelo menos a cada 2 dias,ou pelo menos 4 a 5 vezes por semana.Mas obrigado na mesma. O meu feedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo R. Silva Publicado: Fevereiro 16, 2009 Share Publicado: Fevereiro 16, 2009 Tens sempre a hipótese de utilizar produtos como resinas e afins para retirar os nitratos ou ainda plantas que sejam excelentes a retirar os nitratos da água. Alguns dos meus aquários (shrimps) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
alterego Publicado: Fevereiro 16, 2009 Share Publicado: Fevereiro 16, 2009 Tens sempre a hipótese de utilizar produtos como resinas e afins para retirar os nitratos ou ainda plantas que sejam excelentes a retirar os nitratos da água. Boas! O Hugo Silva tem toda a razão! Eu antes de optar por colocar o BioNitratex e o Fosex no tal recipiente onde preparo a água das TPA's experimentei em primeiro lugar colocar ambos no filtro e tb resultava mas o problema é que assim tinha os nitratos e fosfatos sempre a zero dentro do aqua o que tb era demais pois tenho muitas plantas e assim elas ficavam sem nutrientes. Em relação ao Fosex e ao BioNitratex não são bem resinas e são bem mais eficientes e duradouros que a maioria das resinas que aí andam (pelo menos experimentei algumas e não obtive os resultados que obtive com estes 2 produtos). No caso do BioNitratex são umas saquetas que formam uma colónia de bactérias que vão consumir os nitratos. Vai ao site da JBL e lê a informação que lá está! No teu caso com TPA's tão frequentes é natural que mesmo que coloques estes produtos no filtro não consigas colocar os nitratos e fosfatos perto do zero mas talvez conseguisses reduzir bastante. Boa sorte! Margarida Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts