Recommended Posts

Publicado

Boas pessoal,

Estou muito preocupado com o meu escalar.

À algum tempo vi um buraco pequenino entre o olho e a narina, e andei a pesquisar, e as conclusões a que cheguei foi que era hexamita.

Aqui está a foto:

DSC04551.jpg

Comprei o Sera Flagellol para tratar o hexamita. Separei o escalar e tratei-o conforme o folheto durante 3 dias. Após isto, voltei a colocá-lo no aquário.

Depois, deixei passar 2 dias e coloquei 1/4 pastilha Flagyl no aquário, não sei se fiz mal aos outros peixes, mas não queria estar a stressar ainda mais o escalar por tirá-lo outra vez de lá, e também mata algum parasita que ande à solta no aquário.

Mas desde quando tirei o escalar do aquário da 1ª vez que ele não come, e já lá vão 10 dias!! :?

Deito flocos, já deitei larvas de mosquito congeladas, artémia congelada, e mesmo passando a frente da boca não come. Apenas bicou uma larva de mosquito, mas mastigou e depois jogou fora.

Então na sexta-feira (8º dia de greve de fome) decidi comprar Sera Fishtamin, para ele ao menos ter vitaminas para ir "vivendo", e também comecei a usar Decalcit, e também já aproveito e trato também as ampulárias.

Já não sei o que faço mais, daqui a uns dias ele morre mas é de fome.

Será que alguém tem alguma sugestão?

Ah, o setup do aquário é:

90L reais

ph - 7.6

gh - 3dH

kh - 4dH

Amonia - 0 mg/l

Nitritos - 0 mg/l

Nitratos - 20 mg/l

Flora diversa, Fauna 4 corydoras, 1 pleco, 3 colisas, 1 gourami, 1 escalar pequeno + este doente, 1 ramirezi, 1 CAE, 1 botia, 4 danios

Cumprimentos aquáticos,

Dinarte Jesus

Publicado: (editado)

Mas antes de fazeres esse tratamento ao hexamina ele já não comia?

A desparasitação com flayl não faz mal nenhum aos outros peixes mas da maneira que a fizeste não vai ter qualquer efeito

Flagyl na água é um comprimido para cada 50l de água durante 12h, depois fazer uma tpa de 30% e voltar adicionar o flagyl, tens de fazer isto de 5 a 8 dias

Se preferires podes utilizar fluvermal, dá menos trabalho mas não é aconselhável a peixes muito debilitados, 1ml para cada 10l de água, ao final de 24h tpa de 40% e repetir o processo novamente passado 8 dias

Vê se baixas esses nitratos e já agora o ph tb :?

Editado por William

Bem, quanto aos nitratos acho que estão um bocado altos penso eu, não tenho a certeza, até sou capaz de estar a dizer um disparate

Esse pH é muito alto para o escalar. eles gostam de ácido até neutro.

Editado por William
Mas antes de fazeres esse tratamento ao hexamina ele já não comia?

Só 2 dias antes de retirá-lo ele já nao comia. E ele ficava louco com as larvas de mosquito, agora nem lhes toca

A desparasitação com flayl não faz mal nenhum aos outros peixes mas da maneira que a fizeste não vai ter qualquer efeito

Flagyl na água é um comprimido para cada 50l de água durante 12h, depois fazer uma tpa de 30% e voltar adicionar o flagyl, tens de fazer isto de 5 a 8 dias

Confesso que não sabia da metodologia deste tratamento, sendo assim vou começar a fazê-lo correctamente.

Se preferires podes utilizar fluvermal, dá menos trabalho mas não é aconselhável a peixes muito debilitados, 1ml para cada 10l de água, ao final de 24h tpa de 40% e repetir o processo novamente passado 8 dias

Vê se baixas esses nitratos e já agora o ph tb :?

Os nitratos, vou tentar baixá-los, mas o ph não é muito fácil.

Editado por Caipiro

Cumprimentos aquáticos,

Dinarte Jesus

Publicado:

Ontem já comecei a fazer o tratamento com Flagyl como deve ser.

E quanto à alimentação do bixinho? Será que ele não vai morrer por não comer nada? Os escalares aguentam muito tempo sem comer?

Alguém sabe alguma maneira de "obrigar" o escalar a comer?

Cumprimentos aquáticos,

Dinarte Jesus

Normalmente todos os peixes aguentam ainda largos periodos de tempo sem comer penso eu.

Ja deixei os meus, e sao de pequeno porte 1 semana e picos sem comer, e nem a cor se perdeu e muito menos se notou que tavam mais magros.

E não paravam quietos na mesma. Parecia que tinham comido todos os dias.

Penso que nao morrerá.

Mas mais opinioes devem aparecer, talvez a minha teja errada.

Editado por William
quote desnecessário
Publicado:

Após o 1º dia do tratamento de Flagyl, fiz a TPA e depois apliquei novamente a dose.

O escalar mantém-se sereno, continua a não comer, a respiração continua ligeiramente acelerada, mas notei uma respiração ligeiramente mais ofegante, isto é, abre mais a boca para respirar, e por vezes (vi 2 vezes) abre a boca toda e mantem aberta por uns 2 segundos, até parece que tem dificuldades em respirar. Não sei se será mau indício.

O que acham?

Cumprimentos aquáticos,

Dinarte Jesus

Publicado:
Depois, deixei passar 2 dias e coloquei 1/4 pastilha Flagyl no aquário, não sei se fiz mal aos outros peixes, mas não queria estar a stressar ainda mais o escalar por tirá-lo outra vez de lá, e também mata algum parasita que ande à solta no aquário.

Então na sexta-feira (8º dia de greve de fome) decidi comprar Sera Fishtamin, para ele ao menos ter vitaminas para ir "vivendo", e também comecei a usar Decalcit, e também já aproveito e trato também as ampulárias.

Boas

Ao deitares flagyl nesta quantidade fizeste com que os parasitas ficassem resistentes ao metronidazol.

Boas

Fluvermal para tratar hexamita? Hexamita é um flagelado intestinal e o fluvermal não serve para matar flagelados.

Ontem já comecei a fazer o tratamento com Flagyl como deve ser.

Sinceramente acho que ja vai tarde mas eu optava por aumentar a dosagem para o quadruplo.

Após o 1º dia do tratamento de Flagyl, fiz a TPA e depois apliquei novamente a dose.

O escalar mantém-se sereno, continua a não comer, a respiração continua ligeiramente acelerada, mas notei uma respiração ligeiramente mais ofegante, isto é, abre mais a boca para respirar, e por vezes (vi 2 vezes) abre a boca toda e mantem aberta por uns 2 segundos, até parece que tem dificuldades em respirar. Não sei se será mau indício.

O que acham?

Boa sorte...

Cumprimentos

Fluvermal para tratar hexamita? Hexamita é um flagelado intestinal e o fluvermal não serve para matar flagelados.

O tratamento ao hexamina ele disse já o ter concluído com Sera Flagellol conforme as indicações no folheto

Comprei o Sera Flagellol para tratar o hexamita. Separei o escalar e tratei-o conforme o folheto durante 3 dias. Após isto, voltei a colocá-lo no aquário.

Se leres bem o que eu escrevi verás que foi referente á desparasitação que ele disse ter feito com apenas 1/4 de comprimido de flagyl

A desparasitação com flagyl não faz mal nenhum aos outros peixes mas da maneira que a fizeste não vai ter qualquer efeito

cumprimentos

:medieval_mace:

Editado por William
Publicado:
Boas

Ao deitares flagyl nesta quantidade fizeste com que os parasitas ficassem resistentes ao metronidazol.

Quer dizer que por apenas eu ter deitado 1/4 da pastilha na 1ª vez, o resto do tratamento fica sem efeito? Não creio, mas os melhor entendidos no assunto, devem confirmar isso... ou não!

Sinceramente acho que ja vai tarde mas eu optava por aumentar a dosagem para o quadruplo.

Para o QUADRUPLO??? Os meus peixes não são "drogados", queres dizer que eu devia passar a usar 8 pastilhas no tratamento?? Acho que vou continuar a fazê-lo direitinho conforme o william indicou. Até porque o escalar esta manhã quando apliquei a dose, já retomou a respiração que tinha antes, ainda que ligeiramente acelerada.

Cumprimentos aquáticos,

Dinarte Jesus

Publicado:
O tratamento ao hexamina ele disse já o ter concluído com Sera Flagellol conforme as indicações no folheto

Se leres bem o que eu escrevi verás que foi referente á desparasitação que ele disse ter feito com apenas 1/4 de comprimido de flagyl

cumprimentos

:discuss_gathering:

Sim disse já ter usado o Sera flagellol e não ter tido resultados e pediu a opinião sobre tratamentos alternativos para o hexamita por isso alertei.

Quanto ao facto de se ter usado 1/4 de comprimido eu reparei que eras contra essa situação.

Cumprimentos

"Quer dizer que por apenas eu ter deitado 1/4 da pastilha na 1ª vez, o resto do tratamento fica sem efeito? Não creio, mas os melhor entendidos no assunto, devem confirmar isso... ou não!"

Para o QUADRUPLO??? Os meus peixes não são "drogados", queres dizer que eu devia passar a usar 8 pastilhas no tratamento?? Acho que vou continuar a fazê-lo direitinho conforme o william indicou. Até porque o escalar esta manhã quando apliquei a dose, já retomou a respiração que tinha antes, ainda que ligeiramente acelerada."

Sim porque isto de medicação tem uma lógica, não é andar a atirar medicamentos para a agua a torto e a direito que vai haver milagres.RIDÍCULO. "Melhores entendidos"???Não é preciso ser entendido no assunto para se saber que aplicar 1/4 de comprimido quando se devem usar 2 comprimidos para o tratamento é um perfeito disparate e ainda responder "Não creio" baseado em absolutamente nada ainda torna tudo mais absurdo.

Até podia continuar com 1/4 por dia que a mim não faz diferença absolutamente nenhuma.Aqui as pessoas pedem ajuda, sempre tentei ajudar, cometem erros, sempre tentei ajudar a corrigir mas não entendo o que procura no fórum quando aplica dosagem de medicamentos baseando-se em menos que o senso comum, quando a dosagem já foi testada, e comprovada.Mas se sabe do assunto força, faça isso também consigo a ver como resulta, quando o medico passar uma receita, tome menos que o medicado, afinal será o medico o "melhor entendido" no assunto ou será o senhor?

Editado por varez

Cumprimentos

Sim porque isto de medicação tem uma lógica, não é andar a atirar medicamentos para a agua a torto e a direito que vai haver milagres.RIDÍCULO. "Melhores entendidos"???Não é preciso ser entendido no assunto para se saber que aplicar 1/4 de comprimido quando se devem usar 2 comprimidos para o tratamento é um perfeito disparate e ainda responder "Não creio" baseado em absolutamente nada ainda torna tudo mais absurdo.

Até podia continuar com 1/4 por dia que a mim não faz diferença absolutamente nenhuma.Aqui as pessoas pedem ajuda, sempre tentei ajudar, cometem erros, sempre tentei ajudar a corrigir mas não entendo o que procura no fórum quando aplica dosagem de medicamentos baseando-se em menos que o senso comum, quando a dosagem já foi testada, e comprovada.Mas se sabe do assunto força, faça isso também consigo a ver como resulta, quando o medico passar uma receita, tome menos que o medicado, afinal será o medico o "melhor entendido" no assunto ou será o senhor?

Eu abri este tópico no sentido de obter ajuda, e aceito a sua ajuda inclusive, mas peço desculpa por tê-lo ofendido, não era de todo essa a minha intenção. Apenas da maneira como escreveu, pareceu estar a exagerar.

Mas pareceu-me um exagero quadriplicar a medicação. Ou seja, passar a deitar 8 pastilhas em 90L? Digamos que funcionava com o escalar (que até precisa), mas os restantes peixes não estarão a ser sobredosados com um medicamento que (em princípio) não necessitam? Ou será melhor retirar o escalar e tratá-lo sozinho?

Se eu continuar a fazer o tratamento normal com 2 pastilhas, acha que há possibilidades de tratar as parasitas, apesar do erro que cometi no 1º dia? Ou necessito de tomar outra medida (mesmo a de quadriplicar a medicação)?

Editado por Caipiro

Cumprimentos aquáticos,

Dinarte Jesus

Publicado:
Sim disse já ter usado o Sera flagellol e não ter tido resultados e pediu a opinião sobre tratamentos alternativos para o hexamita por isso alertei.

Quanto ao facto de se ter usado 1/4 de comprimido eu reparei que eras contra essa situação.

Mais uma vez não leste o que foi escrito, o que ele disse que foi o escalar deixou de comer quando ele o retirou do aquário principal, que depois o tinha tentado desparasitar e foi a essa questão que eu respondi e tentei ajudar.

Mas desde quando tirei o escalar do aquário da 1ª vez que ele não come, e já lá vão 10 dias!! :sad2:

Deito flocos, já deitei larvas de mosquito congeladas, artémia congelada, e mesmo passando a frente da boca não come. Apenas bicou uma larva de mosquito, mas mastigou e depois jogou fora.

Quanto ao tratamento do hexamina se foi bem feito já não o precisa repetir, mas os buracos causados provavelmente nunca mais saem, tive dicus que os buracos nunca mais desapareceram.

Quanto ao escalar não comer é teres paciencia, faz a desparasitação correctamente e aguarda, pouco mais podes fazer.

abraço

Publicado:
Eu abri este tópico no sentido de obter ajuda, e aceito a sua ajuda inclusive, mas peço desculpa por tê-lo ofendido, não era de todo essa a minha intenção. Apenas da maneira como escreveu, pareceu estar a exagerar.

Mas pareceu-me um exagero quadriplicar a medicação. Ou seja, passar a deitar 8 pastilhas em 90L? Digamos que funcionava com o escalar (que até precisa), mas os restantes peixes não estarão a ser sobredosados com um medicamento que (em princípio) não necessitam? Ou será melhor retirar o escalar e tratá-lo sozinho?

Se eu continuar a fazer o tratamento normal com 2 pastilhas, acha que há possibilidades de tratar as parasitas, apesar do erro que cometi no 1º dia? Ou necessito de tomar outra medida (mesmo a de quadriplicar a medicação)?

este tópico com muita atenção, tens aí tudo muito bem explicado.

abraço

Publicado:
Quanto ao tratamento do hexamina se foi bem feito já não o precisa repetir, mas os buracos causados provavelmente nunca mais saem, tive dicus que os buracos nunca mais desapareceram.

Quanto ao escalar não comer é teres paciencia, faz a desparasitação correctamente e aguarda, pouco mais podes fazer.

abraço

Pois, realmente já tinha lido sobre o buraco ficar, mas não é isso que me preocupa, o que me preocupa agora é mesmo a sua alimentação, mas hoje já tenho náuplios de artémia eclodidos e à noite vou ver se ele se "engraça" com umas coisinhas vivas. Entretanto, vou tentando colocar outro tipo de comida à frente dos olhos dele para ver se lhe chega o "cheiro".

Relativamente à desparatização, vou no 2º dia de tratamento com 2 pastilhas por dose, esta é a forma correcta segundo o que disseste, não é?

Ou devo, como diz o varez, aplicar uma dose quadriplicada?

Cumprimentos aquáticos,

Dinarte Jesus

OK, vou ler.

Obrigado! :sad2:

Editado por William
quote desnecessário

Cumprimentos aquáticos,

Dinarte Jesus

Publicado:

Ao fim do 3º dia do tratamento, o escalar voltou a não comer, continua igual como antes, com a respiração ligeiramente acelerada. Fiz a TPA do costume e apliquei a respectiva dose.

Hoje de manhã ao aplicar a dose matinal, reparei que ele estava com a mesma respiração acelerada, mas agora a respirar à borda de água. Será melhor bombar oxigénio no aquário? Ou será o efeito da fotosintese nocturna que o aquário fica com menos oxigénio?

Outra situação: Quando o escalar tava com a hexamita, também reparei em 2 "espinhos" numa das sondas, e agora essa ferida já sarou, mas ficou com um furinho pequeno. O escalar já não tem total controlo da sonda, já que ela quando se encosta em alguma coisa, a sonda dobra. E também está a ficar mais escura do que a outra.

Se ele eventualmente perder parte da sonda, será problemático?

Cumprimentos aquáticos,

Dinarte Jesus

Sim podes aumentar o oxigénio para ver se a respiração normaliza, quanto ao resto tens de ter paciencia e acabar o tratamento com o flagyl.

Estás a fazer tudo bem agora é teres paciência.

Editado por William
Publicado:

Quero agradecer imenso aos foristas que me ajudaram, mas infelizmente foi em vão.

Hoje cheguei a casa e deparei-me com o escalar morto. :)

Fica aqui o meu Obrigado!

Cumprimentos aquáticos,

Dinarte Jesus