Duvida na iluminação e substrato


Carlos Gonçalves

Recommended Posts

Boas tardes,

 

Pretendo instalar um aquário com as dimensões 100x40x50, e nele plantar alguma flora. Como sou iniciado nestas andanças não me quero meter em nada muito complicado para as coisas não me correrem mal logo à partida.

 

Como tal a ideia é plantar umas Anubias, Vesicularias e Fetos de Java, ou outras que me possam indicar. À partida o aquário deve ser equipado com termóstato de 250W e filtro com 1000L/h (salvo melhores opiniões!!).

 

As duvidas que coloco prendem-se com o tipo de substrasto e a iluminação! Substrato queria algo mais para o escuro, e iluminação não faço mesmo ideia do que instalar! Tenho noção pelo que li que estas plantas não necessitam de grande luminosidade, mas deixo à consideração dos "experts" para me aconselharem.

 

Posso também avançar que em termos de fauna devo inserir uma Corys, Guppies e espadas.

 

Cumps e obrigado

Como se não houvesse amanhã...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como não pretendes usar plantas de grandes exigências quer de iluminação, quer de nutrientes, não necessitas de substrato fértil. Aliás, como pretendes usar anúbias, musgos e fetos que geralmente são plantadas em troncos e/ou pedras, não vejo mesmo necessidade para usar substratos férteis.. e porquê? Porque são plantas de crescimento lento o que grande parte dos nutrientes libertados pelo substrato não iria ser consumida resultando em algas.

Areão negro ou basaltos em grão serve perfeitamente.

 

Em termos de iluminação, falando apenas nos Watts totais, para 200L e sendo usado as plantas acima referidas, 70/80W são mais que suficientes.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como não pretendes usar plantas de grandes exigências quer de iluminação, quer de nutrientes, não necessitas de substrato fértil. Aliás, como pretendes usar anúbias, musgos e fetos que geralmente são plantadas em troncos e/ou pedras, não vejo mesmo necessidade para usar substratos férteis.. e porquê? Porque são plantas de crescimento lento o que grande parte dos nutrientes libertados pelo substrato não iria ser consumida resultando em algas.

Areão negro ou basaltos em grão serve perfeitamente.

 

Em termos de iluminação, falando apenas nos Watts totais, para 200L e sendo usado as plantas acima referidas, 70/80W são mais que suficientes.

 

Cumps

 

Ok, esclarecido. E relativamente ao tipo de lâmpadas? Também acaba por ser indiferente ou deve levar alguma "especial"?

 

Thanks

 

Edit: Então 4 lâmpadas T5 x 21W (6500K) seria suficiente? Certo?

 

Abraço

Editado por Carlos Gonçalves

Como se não houvesse amanhã...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Mais uma questão, que coloquei nos "Primeiros passos...", mas aqui será o melhor local!

 

 

Para juntar às plantas que referi, tive a ver a Bacopa Monnieri, que supostamente também não precisa de muita atenção mas já é de plantação no fundo!

 

Neste caso continuaria a ser desnecessário susbtrato fértil, certo?

 

Cumps

Como se não houvesse amanhã...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, esclarecido. E relativamente ao tipo de lâmpadas? Também acaba por ser indiferente ou deve levar alguma "especial"?

 

Thanks

 

Edit: Então 4 lâmpadas T5 x 21W (6500K) seria suficiente? Certo?

 

Abraço

 

Certíssimo. Tanto podes usar lâmpadas entre os 4500k e os 10000k embora seja os 6500k e 8000k os mais gerais.

 

 

Viva,

 

Mais uma questão, que coloquei nos "Primeiros passos...", mas aqui será o melhor local!

 

 

Para juntar às plantas que referi, tive a ver a Bacopa Monnieri, que supostamente também não precisa de muita atenção mas já é de plantação no fundo!

 

Neste caso continuaria a ser desnecessário susbtrato fértil, certo?

 

Cumps

 

Embora não conheça o comportamento dessa planta em quaisquer condições penso que não seja necessário o uso de substrato fértil. Visto ser uma plantinha, podes sim usar cápsulas de nutrientes que se enterram no substrato junto das raízes. Tens várias marcas de cápsulas, sendo umas mais caras e outras mais baratas. Talvez aconselhe o uso das TROPICA PLANT NUTRITION+ em cápsula.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais