Recommended Posts

Publicado

Bom pessoal...

Tenho um aquário de 1M (Comprimento) x 43 cm (largura) x 50 cm (altura) e um sump do seu lado...

atualmente minha iluminação consiste em 2 HQIs de 150wts e 2 actinias, porém uma dessas HQIs queimou, sendo q uma nova lampada Custará 200 reais mais ou menos.

Devido ao alto valor e o alto aquecimento da agua, estou pensando em trocar essa iluminação para T5, aqui no Brasil existe lampadas da Philips de 54wts de 17ºK (é a lampada é maior que o meu aquário)

Gostaria de ajuda de vcs para fazer um setup legal e também não gastar mto...

Não vejo problemas em importar produtos...

tenho em mente de mantar um aquário cheio de SPS...

Grato,

Flávio

Publicado:

Olá Flavio. Bem vindo ao fórum.

Conforme prometido, venho deixar a minha opinião.

Poderás manter SPS com iluminação T5, sem problemas. Eu colocaria 6x39w T5, que ficam melhor que as de 54w, para não teres lâmpadas a saírem do aquário.

Dessas 6, colocava 2 actinicas e 4 de 10000k ou 15000k. Acho que 17000k vai-te deixar o aquário muito azul, cor mais a gosto dos LPS do que dos SPS.

Mais dúvidas?

Abraço.

Publicado:

O ruim aqui no brasil as lampadas de 39wts sao quase o triplo do preço dessas de 54wts q eu mencionei... por isso é melhor q as lampadas saiam do aquário (desde que não impacte em nada)

Publicado:

Não tem problema as lâmpadas saírem para fora, apenas tens iluminação que não vai ser aproveitada e por motivos estéticos.

Então coloca as 6 lâmpadas na mesma. Vais ter mais potência de iluminação, mas algum dela não vai ser aproveitada.

Publicado:

Assim pesquisando descobri que, as calhas tem em média 4,5 de largura... sendo assim como meu aquário tem 43 cms, da para conseguir 9 calhas de T5... fazendo uma conta rápida, 54 x 9 = 486 Wts...

Porém estou meio recioso que usando essa lampada philips o aquário ficará muito azualdo.. pois por emquanto a ideia é usar 9 lampadas da philips, sendo 3 delas actinias...

OQ acham?

Publicado:

Acabei de me informar com uma loja, e menor que 17K é tipo 8k 4k....

e da philips nao é mais vendido as lampadas de 39wts pq sairam de linha...

O valor de cada lampada é 28 reais, o reator simplis sai 48 e o duplo 65

Publicado:

Boas,

poderas tambem consultar neste forum o Ramirezi / Aquaden, ele é um dos patrocinadores daqui. como dizes que nao tens problemas com a importação ele poderá te ajudar a reformular a tua iluminação e a fornecer-te os materiais que venhas a necessitar.

a ligacao dele é : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showforum=113

mts cumprimentos,

jamartins

Publicado:
O ruim aqui no brasil as lampadas de 39wts sao quase o triplo do preço dessas de 54wts q eu mencionei... por isso é melhor q as lampadas saiam do aquário (desde que não impacte em nada)...Acabei de me informar com uma loja, e menor que 17K é tipo 8k 4k....e da philips nao é mais vendido as lampadas de 39wts pq sairam de linha...O valor de cada lampada é 28 reais, o reator simplis sai 48 e o duplo 65

Fabio,

Não sei de que região ou cidades estas a falar, quando diz Brasil, no teu perfil não traz de onde é ou mora, mas estas lampadas (e muitos outros artigos ), vc encontra fácil no centro de São Paulo; ex:

(...) linha de lâmpadas de Vapor Metálico de 70W, 150W, 250W, 400W e 1000W em 6000k , 10000k , 15000k e 20000k. também com:

Lâmpadas Fluorescentes ACTINICA BLUE(03) PHILIPS HOLLAND 15/ 20/ 30/ 40W / Lâmpadas Fluorescentes GROLUX SYLVANIA BRASIL 15 /20 /30 /40 W / Lâmpadas Fluorescentes AQUASTAR SYLVANIA BELGIUM 15 /18 /30 /36 W /Lâmpadas Fluorescentes VHO 30 /75 /95 /110 /140 W (...)

Isto só pra citar o que diz em um site de uma loja de lampadas no Pari, sem falar nas de Pet Shop, aqui em Lisboa é que é dificil encontrar qualquer coisa diferente do óbvio, mesmo nas melhores lojas de aquariofilia temos sempre de esperar chegar(???), mas claro tem sempre a net pra felizmente completar, Alemanha e UK tem um bocado mais variedade.

Quanto ao tamanho dos bulbos penso que ( se quiseres ), pode encontrar as que deseja com facilidade e preço bom com uma caminhada por duas ou trêz ruas do centro, caso estejas longe de São Paulo, tipo Rio de Janeiro ou Belo Horizonte, etc..., podes ir a net esta loja que mencionei acima ( Solétrica), vende pela net e entraga pelos ECT.

Espero que consigas o setup que desejas,

Abraço,

Jeff Corado

Meu Aqua

Publicado:

Sim eu sou de São Paulo, sim eu sei q no centro tem, mas não tem as lampadas tipo giesman (essas qm tem são as lojas de aquarismo) as de vapor metalico (aqui chamasse de HQI ou em ingles MH) tem em algumas lojas tb de diferentes marcas.... eu uso aqui em meu aquário as BLV (mesmo assim são caras comparando com o valor que vocês pagam ai)... ainda tenho duvidas sobre por as T5 ou não, pq quase naõ tem ng usando essas T5 que eu quero por (mesmo em foruns do exteriror) , e os que o pessoal usam (exterior e ai na europa) usam lampadas T5 que já mais vimos aqui no Brasil.

Publicado:

Boas.

As lâmpadas de 17k que o Flavio menciona são as lâmpadas da Philips "Activiva active" e realmente têm 17k sem serem demasiado azuis. A Phillips só produz estas lâmpadas em 24w, 49w e 54w.

A gama de 8000k chama-se "Activiva natural" e também só existe nestas potências. A Osram produz estas lâmpadas de 8000k debaixo da sigla "Skywhite" que estão a ser usadas em massa no mercado americano para iluminação de reefs. Esta é basicamente uma lâmpada de 10k com a vantagem de ter mais 20% de luz que uma vulgar lâmpada de 10k.

A lâmpada de 17k da philips emite um espectro azul claro muito intenso. A lâmpada de 54w tem um fluxo luminoso de 4250lumen que é extraordinário para uma lâmpada com 17k. Basta compararmos com um a lâmpada azul de 20k de 54w que tem á volta de 1500lumen.

Actualmente é a única lâmpada T5 que existe que consegue manter um fluxo luminoso alto com uma temperatura de cor tão elevada.

Portanto uma boa opção para reefs juntamento com lâmpadas skywhite e blue.

A opção de usar lâmpadas de 54w (115cm) em aquários de 100cn é que não me parece nada bem. Um desperdicio de luz.

Cumprimentos,

Rui Alves

Lifeguard save me from life.

Publicado:

O problema q a philips aqui no brasil, tirou as lampadas T5 de 39wts (que caberiam no meu aquário)... e só tem no mercado essas de 54wts (se vc for bem para SPS até q fica bom pq terei uma quantidade de Wts relativamente elevada)...

Rui, poderia opniar sobre a imagem, se a posição das lampadas ficou bacana, ou vc recomenda o uso de uma outra marca, ou outra posição

Grato

Publicado:

Boas.

A combinação está perfeita, só acho que as lâmpadas de 54w vão colocar muita luz fora do aquário.

Podias usar uma combinação de lâmpadas de 39w Skywhite e Blue da Osram. O resultado final em termos de espectro e cor é muito bom. Se quiseres usar lâmpadas de 14k podes tentar arranjar aí no Brasil lâmpadas de uma marca de aquariofilia.

Rui Alves

Lifeguard save me from life.

Publicado:

Pense q uma lampada T5 aqui de aquariofilia custaria em torno de 200 reais, o custo de uma HQI blv de 150wts... ai não compensaria a troca...

mais essas philips durariam qto tempo?