Mais um "maçarico"!


Recommended Posts

Boa tarde a todos,

 

Pois é sou mais um que se vai aventurar por este mundo, e como não podia deixar de ser as duvidas são "algumas"... Já li algo sobre o hobby e o que tenho planeado por agora é o seguinte:

 

Quero meter algumas plantas, mas nada que requeira muita atenção agora no inicio da actividade, e peixes que também tenham resistência, não vá a coisa dar para o torto!!

 

Dimensões aquário: 100x40x50 - 200L

 

Aquecimento: Segundo o que li devo ter qualquer coisa como 5W / 4L, ou seja um termóstato à volta dos 250W. Também li que o ideal será ter dois com metade da potência (redundância)... valerá a pena?

 

Filtragem: Do que li no manual aqui do fórum devo ter algo perto de 5x o volume de água, ou seja 1000L/h. Suficiente??

 

Iluminação: Aqui é onde tenho mais duvidas!! As plantas que já andei a pesquisar e que necessitam de pouca iluminação são as Anubias, Feto de Java e Vesicularia! Que potência e que tipo de iluminação deveria utilizar??

 

Substrato: Outra duvida!!! Queria algo mais para o escuro. Já li sobre akadama! Para as plantas que referi em cima o que me aconselham?

 

 

Bem o texto já vai longo, só me falta referir que testei o pH da água da companhia e anda à volta dos 7,5. Os outros testes ainda não tenho, só os devo comprar quando for para ciclar o aquário.

Falta o mais importante, a fauna! Como disse quero começar devagar e com calma e li que Corys, Neons e Peixes Arco-Iris são bons peixes para iniciantes... Que dizem?

 

Cumps e agradecido antecipadamente

Como se não houvesse amanhã...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas bem vindo ao vicio :)

Fizeste bem em te informares antes de seguires com o projecto.Muito resumidamente sim serve um termostato de 250W ou então 2 de 125W,mas isso é opção tua.Filtro que faça 1000 l/h e com bom espaço para matérias filtrantes serve bem.Sobre as plantas e iluminação o melhor seria passares na secção "plantas" e lá dão-te uma opinião bem melhor do que eu.Para esse pH neons não são boa opção pois preferem o pH oposto,gostam de água ácidas e tens um pH alcalino.Podes optar por guppies,espadas,platys enfim os verdadeiros coelhos da aquariofilia :sorry: quase todos nós começamos por ele porque gostamos de ver a reprodução e são resistentes.A acompanha-los eu metia então umas 6 corys e 1 ancistru.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Substrato: Outra duvida!!! Queria algo mais para o escuro. Já li sobre akadama! Para as plantas que referi em cima o que me aconselham?

 

 

Boas noites

 

Antes de mais bem vindo ao vicio, maçaricos somos (quase) todos, todos os dias aprendemos algo de novo que nos faz evoluir. Eu Vou montar um aqua agora com um plantado, utilizando Akadama (li algumas coisas sobre este sustrato que me incentivaram na sua escolha).

Muita dedicação e o Aqua fica sempre bonito (pelo menos para nós)

 

Cumps

Tsu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Pelas informações que recolhi, sim a akadama é um bom substrato, mas para as plantas que referi no 1º post (Anubias, Feto de Java e Vesicularia) aconselharam-me a utilizar algo como Areão negro ou Basalto em grão, visto que como elas são de crescimento lento os nutrientes libertados pelo substrato não seriam absorvidos, logo gerando algas!

 

Cumps

Como se não houvesse amanhã...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Carlos,

 

Para além de serem de crescimento lento, nenhuma delas é planta que se plante. Assim, é desnecessário teres substrato fértil se só mantiveres essas plantas.

 

cumprimentos,

Tiago Navarro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, tens razão! Mas também gostaria de ter uma ou outra planta que se plante no fundo. Tive a ver a Bacopa Monnieri, que supostamente também não precisa de muita atenção! Neste caso continuaria a ser desnecessário susbtrato fértil, não é?

 

Abraço

Editado por João Teixeira
Quote desnecessário - JT

Como se não houvesse amanhã...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, podes meter akadama pois é "um investimento" pensa assim, agora queres plantas fáceis, 15 dias depois da montagem queres uma plantas que já requerem nutrientes e depois queres mais plantas que requerem boa iluminação etc etc

 

Tenta investir um pouco no inicio que vais ver que evitas gastos e trabalhos desnecessários...falo por experiência própria. A akadama não é considerada fértil mas tem alguns nutrientes (micros) e ajudam as plantas a crescerem, além disso dá um bom aspecto ao aquario, portanto é uma boa opção.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

Também ponderei essa situação, mas alertaram-me para a possibilidade do aparecimento de algas e fico com algum receio que isso venha mesmo a acontecer, tendo em conta que as plantas podem não absorver os nutrientes libertados pelo substrato.

 

Podes ver aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=118854 , onde me aconselham cápsulas de nutrientes que se enterram no areão junto das plantas.

 

Abraço

Editado por João Teixeira
Quote desnecessário - JT

Como se não houvesse amanhã...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.