ZANITO Publicado Setembro 2, 2004 Publicado Setembro 2, 2004 Pois é, como um até breve para estes maravilhosos peixes gatos, deixo aqui um género de ""Ficha"" sobre estes meninos, com as diversas raças, que muitos desconhecem por não serem comercializadas, pelo menos em Portugal. No geral todos pertencem à família Pangasiidae. Começemos então pelo mais conhecido por nós, comercializado em Portugal, que poderá ser encontrado em qualquer loja de aquariofilia. Pangassius Hypopthalmus (Mais conhecido por Pangassius Sutchi) Existem 3 variedades em relação à côr, podem ser azuis, cinzentos, ou albinos. Foto de um cinzento: Origem : Sudoeste Asiático - Tailândia Alimentação : São omniveros. Em pequenos comem de tudo, desde flocos, artemia, bloodworms, dafnias, pastilhas fundo vegetais. è medida que vão crescendo tornam-se mais vegetarianos, preferindo as pastilhas vegetais à artemia flocos e outros. Adoram coração boi, ficam doidos quando sentem o cheiro da carne no aquário. Tamanho que poderá atingir : 130 cms no seu habitat normal, em aquários não está estabelecido um tamanho máximo, porque varia consoante o tamanho aquário. Ph : 6.5 a 7.5 (em águas muito ácidas, os olhos ganham tons muito escuros, ficando opacos) Temperatura : 24 a 27º (Não quer isto dizer que se tiverem acima dos 27 não suportem, os meus já tiveram nos 32º) Reprodução - Só em adultos é que se consegue distinguir macho de fêmea, sendo os machos mais delgados que s fêmeas e possuidores de listas negras, ""mais escuras"" em relação às fêmeas. Julga-se que sejam ovíparos, mas em aquários, não há relatos de reprodução. Notas : -> Essencial serem mantidos em aquários grandes!! -> Nunca os introduzir em aquários com espécies mais pequenas (Néons , Cardinais) porque à noite é o petisco ideal para eles. -> São peixes de cardume, isto é, possuidores de uma só espécie no aquário, podem achá-lo muito calmo, e vê-lo muitas vezes sozinho ou escondido debaixo de algo. Quando mantidos com mais que um exemplar, espevitam mais, e tornam-se muito activos, andando sempre dum lado para o outro no aqua, provocando um movimento que só visto!! -> Não são agressivos com nenhuma espécie, até hoje nunca tive relatos de agressividade de nenhum dos meus, apenas comem é os neons e cardinais de noite... -> Assustam-se muito facilmente, não devemos fazer aproximações bruscas ao aquário ou bater nos vidros quando eles são novos e não ""conhecem"" o dono. ( se presenciarem umas valentes investidas contra os vidros, é normal, neles é claro!!!). Pode haver uma alteração nos olhos, enquanto stressados, que depois volta ao normal, mas só acontece em alguns casos. De seguida, temos outra espécie, que já andou no nosso mercado à uns tempos atrás, que teve um período sem ser comercializada(eu pelo menos nunca a tinha visto) e que agora voltou a aparecer nas lojas. (já tenho um exemplar ) Pangassius SanitWongsei Foto em Pequeno: Foto com as barbatanas já meio desenvolvidas : Foto em adulto : (O gajo que o pescou parece o Camacho eheheh) Origem : Sudoeste Asiático - Vietnam , Tailândia Alimentação : São omniveros. Em pequenos comem de tudo, desde flocos, artemia, bloodworms, dafnias, pastilhas fundo vegetais. è medida que vão crescendo tornam-se mais vegetarianos, preferindo as pastilhas vegetais à artemia flocos e outros. Adoram coração boi, ficam doidos quando sentem o cheiro da carne no aquário. Tamanho que poderá atingir : 250 a 300 cms no seu habitat normal, em aquários não está estabelecido um tamanho máximo, porque varia consoante o tamanho aquário. Ph : Neutro (7) (em águas muito ácidas, os olhos ganham tons muito escuros, ficando opacos) Temperatura : 24 a 27º (Não quer isto dizer que se tiverem acima dos 27 não suportem, os meus já tiveram nos 32º) Reprodução - Desconhecida. Notas : -> Muito perigoso a partir do momento em que desenvolve as suas barbatanas todas, que como poderão ver nas fotos, são ponteagudas em formada de agulha mesmo!!!! Devem cortar!!!!! -> Comportamento semelhante ao Pangasius Sutchi. Para finalizar, seguem-se 2 raças que nunca vi, uma delas idêntica ao Pangasius Sutchi, e outra muito diferente de todos os outros. (Poucas informações acerca delas....) Pangasianodon Gigas Origem :Ásia - Cambodja Alimentação : Tablets para peixe gato e ""shrimps"" Tamanho que poderá atingir : 300 cms no seu habitat normal, em aquários não está estabelecido um tamanho máximo, porque varia consoante o tamanho aquário. Ph : 6 a 7.6 Temperatura : 20 a 28º Reprodução - Desconhecida. Notas : -> Em aspecto, idêntico ao Pangassius Sutchi -> Foi proibida a sua comercialização (Podem perceber o porque... ) ->Não é aconselhável para ter em aquários. Pangassius Nasutus Não se sabe nada acerca desta espécie. Existem ainda outras espécies, mas são todas derivadas destas que aqui referi, com outros nomes. Podem vê-las neste site : http://www.elacuarista.com/atlas/P/pangasius_sp.htm :D
gh0st Publicado: Setembro 21, 2004 Publicado: Setembro 21, 2004 eu tenho um cinzento desses no meu aquario tem cerca de 10cm e é muito pacifico nunca incomoda os outros (so quando ve a caixa da comida e que fica maluco) cumps >-)))))'> gh0st
ZANITO Publicado: Outubro 6, 2004 Autor Publicado: Outubro 6, 2004 tenho reparado que em relação aos Sanit Wongsei, parece não terem o mesmo tipo respiração cardíaca que os pangassius sutchi. Pensei que tinham de inicio, visto serem semelhantes em quase tudo, mas não. Pelo que tenho observado pelo meu, nunca o vi a ir ao cimo água respirar, o que é muito curioso. Outro reparo, têm o dobro da boca dos pangassius, e a visão mais apurada (são menos burros aquando procura de comida). Ãté agora é tudo o que noto de diferente, se houver novidades actualizo o post
dguides Publicado: Outubro 9, 2008 Publicado: Outubro 9, 2008 [bom dia! Sou novo aki e em aquarismo. Tenho um Pangassius preto e de uns dias para cá ele vem apresentando uma escamação branca na pele com se estivesse trocando de pele, está até nos olhos. Ele tem em torno de 18 cm, meu aquario é de 100L, PH7, Temperatura controlada a 26º. A única coisa de diferente que ocorreu antes de aparecer isto é que alguns peixes do aquario estavam com Ictio e eu apliquei o remedio para controlar o que já aconteceu. Alguem sabe o que podem ser estas escamações? obrigado!
Recommended Posts