Eureka!


totinda

Recommended Posts

Boas!

 

Ontem, "atrevi-me", finalmente, a comprar umas plantinhas para o meu aquário. Lá coloquei o substrato, o areão, água até quase meio... e começa a delicada operação de tentar fixar plantas que insistiam em boiar... :D

Contem-me lá... deve haver algum truque para fazer o plantio, senão, não havia tantos aquários plantados... ou, então, há por aí gente com muuuuuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiita mais paciência que eu! :evil:

Como contrariar o "princípio de Arquimedes"? :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não desesperes não é nada de complicado, mas é preciso saber umas coisitas mais... :evil:

1 - Que plantas compraste? (há algumas dificeis de fixar)

2 - Que quantidade de areão colocaste por cima do substrato fértil, ou seja, qual a espessura da camada de areão?

3 -Que tipo de areão colocaste? (grão fino, médio, grosso)

 

De uma forma geral deverás ter entre 5 e 10 cm de substrato (fértil e areão) para que possas ficar a maioria das plantas.

 

Fazes uma pequena cova no areão, de acordo com a dimensão das raizes da planta, e depois cobres novamente o buraco.

 

Atenção que de acordo com as plantas há formas diferentes de serem plantadas.

 

Para as mais teimosas podes sempre utilizar uma pedra para ajudar a fixar enquanto não fixar as raizes.

 

Ahhh.... uma Pinça ajuda sempre :D

 

Abraços,

 

JNC

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, quanto a plantas, comprei uma Anubias congensis, uma Cryptocoryne wendtii red, uma Microsorum pteropus "Windelev" e outras três que não estavam identificadas.

 

O areão tem entre os 5 e os 10 cm de espessura, mas alto junto à parede de trás e mais baixo à frente. Se bem que agora ficou aos montículos, nos sítios das plantas, senão, ficariam todas com raízes espetadas para fora... :oops:

Não sei a granulometria do areão, não dizia no saco e, quando perguntei à moça da loja, ela nem sabia do que eu estava a falar.... Creio que seja médio...

 

Quanto à pinça, é alguma pinça especial para este efeito?

Obrigada! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Florinda :oops:

 

Há umas pinças bem boas à venda nas lojas de Bricolage. Têm uns 30 e tal cm de comprimento e são metálicas. O problema é mesmo o preço.

 

Quanto às plantas, um pouco de paciência e alguma prática acabam por resolver o problema.

felinusB.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas totinda!

 

Ao plantar as plantas as raízes deveram ser aparadas para que não aconteça isto!

Se bem que agora ficou aos montículos, nos sítios das plantas, senão, ficariam todas com raízes espetadas para fora...
Depois aconselho mesmo o uso de uma pinça pois sem ela torna-se complicado plantar certas espécies de plantas!

 

Abraço

 

8)

Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, ainda vou a tempo de o fazer. :shock:

Agora, outra questão: é suposto as plantas que compramos terem raízes, certo? Duas das que me saíram na rifa (por descuido meu, provavelmente) não tinham raiz nenhuma... resultado: hoje de manhã uma andava a boiar no aquário, com os caules "apodrecidos", a outra, uma elodea, que era tão verdinha, está a ficar amarelada e "murcha"... 8) As que tinham raízes parecem estar a aguentar-se...

É comum venderem-se plantas sem raiz?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais