Camaroes de amano(cardina multidentata)


pedrovil

Recommended Posts

Boas,

 

Com este tópico venho procurar explicaçoes e partilhar o meu fascinio com o q me aconteceu.

Tenho no meu aqua dois exemplares de camaroes de amano ;) , pesquisei muito sobre eles na net e neste forum.

Mas o q me aconteceu contraria tudo o q li, a cerca de um mes, descubri mais um exemplar nop meu aqua, na altura sabia pouco, mas agora sei q esta espécie só atinge o seu total desenvolvimento em meios de agua salobra.

Posso garantir q não é o caso do meu aqua, contudo o camarão está lá vivo da silva feliz e contente.

Como é isto possivel? Não sei,mas, aconteceu possou da fase larvar a adulto num aqua totalmente doce e de agua mole.

Estou espantado, já alguem passou plo mesmo?

 

Mais tarde vou postar fotos para q me possam ajudar a comprovar o sussedido.

 

Um abraço e comentem, secalhar suprimi a fase larvar sem saber e criei uma nova cardina LOL :mrgreen::unsure:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tens a certeza que são amano? é que diversas lojas (e pessoas que já o vi fazerem) vendem camarões muito parecidos catalogados como amano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também acho que dificilmente são caridinas multidentatas o que tens aí... mas só mesmo com fotos podemos ajudar-te a identificar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, vou aguardar as fotos para se confirmar o sucedido,de qualquer forma, é possivel(muito dificil, mas nao digo impossivel) que uma das centenas de larvas que nasceram ter conseguido suportar a agunia da nao presença de salinidade e fazer a metamorfose, passando esta fase o problema passou e desenvolveu-se normalmente

 

mas mesmo assim acho dificil que seja um "amano",aguardo fotos

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Espetacular,conseguiste fazer quase o inpossivel,era bom que todos tivessemos a mesma sorte,parabens!!

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Não tens fotos melhores??? a última nem consigo perceber nada e a primeira está pequena :music_singguitar:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

deixa muitas duvidas, na primeiro foto em termos de cor e forma do corpo, parece um amano, mas faltam pintas no corpo

na segunda foto nao me parece nada, a cor é muito escura e o formato do corpo deixa muito a desejar, pelo que novas fotos seriam o ideal, quantas mais melhor e de preferencia de vários angulos e luz

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois as fotos não são grande coisa, a minha camera não tem macro por isso n consigo muito melhor, mas vim agora da naturline(é só atarvessar a rua biggrin ) e eles tinham la´cardinas japonicas e eram iguais a estas, plo menos para mim mas não sou muito experiente.

Estas não são de lá mas são iguais.com pintas no mesmo sitio, vou tentar melhores fotos.

 

Vamos tentar desvendar isto, :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu já conheci uma pessoa que lhe aconteceu o mesmo.

 

aqui está um inigma muito estranho

 

mas sinceramente não acrdito muito que tenha mesmo sido um caridina multidentata, por vezes v~em com plantas posteriormente introduzidas no aqua um ou outro camarão, (ex: red) que se podia ser confundido...

Editado por Baixinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu já conheci uma pessoa que lhe aconteceu o mesmo.

 

aqui está um inigma muito estranho

 

Nao posso precisar mas creio que aqui no Fórum já se colocou esta questão.

De acordo com vário artigos, desenvolvem-se em agua salobra mas não é descabido que um ou outro se desenvolva em agua doce . Serão casos raros mas não impossíveis. Basta relembrar um pouco de Darwin...

Quem seja de biologia/zoologia que se pronuncie!

RL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto se isso realmente aconteceu é de louvar, eu tenho um pequena colónia de 6 caridina multidentata no qual a minha super ( é mesma grande em relacção aos outros heheh ) mamã está sempre cheia de ovos, eu tinha-os no meu comunitário e ontem finalmente fiz um cantinho só para eles -> Caridina Peace Place - 22L no qual pretendo conseguir reproduzir este magníficos seres, tenho é um dúvida em relacção a água salobra, uso o nosso sal de mesa ( q.b ) ou devo arranjar um pouco de água do mar ???

 

Cumprimentos

Okochalogoblog-AgencyFB.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OI n-ao uses sal de mesa, o melhor mesmo é agua directamente do mar, recolhida em maré alta e se não tiver chuvido nos dois dias anteriores, isto é o q eu aprendi, mas para saber mais dá uma vista de olhos na zona do forum destinada a salgados o pessoal lá esplica isso melhor.

 

Quanto a minha reprodução o camarão continua vivo, oi mesmo sorte, tenho aqui um verdadeiro subrevivente, gostava de ter mais, de continuar esta linha porque parece boa. quem sabe um dia trocamos uns especimes pra ver se volta a acontecer? :thumbup3:

 

Um abraço e boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto se isso realmente aconteceu é de louvar, eu tenho um pequena colónia de 6 caridina multidentata no qual a minha super ( é mesma grande em relacção aos outros heheh ) mamã está sempre cheia de ovos, eu tinha-os no meu comunitário e ontem finalmente fiz um cantinho só para eles -> Caridina Peace Place - 22L no qual pretendo conseguir reproduzir este magníficos seres, tenho é um dúvida em relacção a água salobra, uso o nosso sal de mesa ( q.b ) ou devo arranjar um pouco de água do mar ???

 

Cumprimentos

 

 

usa sal para aquas de reef

por volta de 30ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu diria que a teoria de que " é possível reproduzir Caridina multidentata em água doce" é pura especulação sem ter um suporte fotográfico com qualidade que evidencie isso mesmo. Ainda para mais quando há hipóteses com maior probabilidade e credibilidade para encontrarmos camarões recém-nascidos ou camarões jovens no aquário sem os termos colocado lá. Quantas lojas vendem uma coisa por outra, quantas vezes somos levados em erro por consultarmos sites na tentativa de identificar o que temos em casa ( principalmente quando não se tem grande experiência nesse campo) e quantas vezes vêm parar camarões que reproduzem especificamente em água doce juntamente com podas de plantas, aos nossos aquários?

 

Mesmo colocando a hipótese de que, num milhão de larvas, uma conseguia sobreviver em água doce, há muitos factores a ter em conta que jogam contra o seu desenvolvimento. As larvas não têm capacidade natatória sendo que, qualquer corrente mínima do filtro seria o suficiente para as matar ( são muito sensíveis). Depois há o factor peixes que esse, acho, faz sentido a qualquer um. Mas, ainda alimentando esta epopeia, vamos admitir que a nossa larva continua viva, mesmo depois de passar por estes obstáculos todos ( genética, factores ambientais onde se engloba circulação da água e peixes), chega a altura dela ter de se alimentar! Ora, se tivermos em conta que uma larva desta espécie é algo que mal se vê a olho nú, concerteza que ela não se vai alimentar de flocos, granulado, artémia, comida líquida, ou o que quer que deitemos para dentro do aquário para alimentar os nossos peixes/camarões ( pressupondo do princípio, claro, que aconteceu como neste caso em que não se estava à espera de reproduzir esta espécie), certo? Certo, porque algo deste tamanho só se pode alimentar de algo ainda mais pequeno que ele, pelo menos nos primeiros dias, nomeadamente, fitoplancton ou seja, água verde! E, depois disto tudo, a larva simplesmente morre porque não tem alimento.

 

Concluíndo, qualquer das hipóteses anteriores têm muito maior probabilidade de explicar a introdução de novos camarões do que, propriamente, afirmar categoricamente que se reproduziu uma espécie que é usada à anos no hobbie, que se tem criado as larvas apenas em água salobra e, posteriormente, salgada e que apenas algumas pessoas afirmam que conseguiram reproduzir estes camarões em água doce mas em que essas afirmações são todas muito vagas, feitas por pessoas com pouca experiência em inverterbados e, acima de tudo, sem qualquer suporte fotográfico de qualidade ( só se vêm é manchas ou vultos nas fotos, em que mal dá para identificar se são camarões ou não). Alguns deles, mais tarde, vieram confirmar aquilo que já se esperava: o que se pensava ser um C. multidentata era, na verdade, um camarão que se reproduz em água doce, tendo sido a maior parte identificada como N. heteropoda var. Red - vulgar Red Cherry. ;)

 

 

Neste casos, eu digo apenas ( hoje não porque quando cheguei ao fim do tópico, fiquei com a sensação de que se acha que se conseguiu realmente criar larvas em água doce): venham as fotos, com qualidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu concordo com o André

provavelmente foi outro camarão de outra espécie que te apareceu aí.

basta teres comprado um planta em que o aqua onde estava tinha caridinas e depois apareceu-te aí no teu aqua e fez com que pensasses que te tivesse nascido no teu aqua.

 

è incontestávél(excluíndo uma infima possibilidade de multiplas sortes de a larva se safar e não necessitar da faze salobra)... o caridina multidentata na fase larvar precisa mesmo de água alobra, por volta das 30ppm, para o seu deselvolvimento e posterior "evolução" para fase adulta igual aos que se vêm nas lojas se completar e assim sobreviver.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é possivel q tenha sido isso q aconteceu, de qualquer forma estou a espera de uma camera com macro e tiro uma foto ao juvenil e vacês ajudam-me a identificar, contudo já li em alguns sites q já ouve mais relatos deste genero, mas, não sei se foram confirmados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é possivel q tenha sido isso q aconteceu, de qualquer forma estou a espera de uma camera com macro e tiro uma foto ao juvenil e vacês ajudam-me a identificar, contudo já li em alguns sites q já ouve mais relatos deste genero, mas, não sei se foram confirmados.

 

 

é como disse o andré

 

uma boa foto vale por mil palavras

 

mas mesmo com a foto, mantem-se a possibilidade de ter vindo numa planta comprada posteriormente

 

nunca se sabe.

 

eu sinceramente não acredito

Link to comment
Partilhar nas redes sociais