HCl na agua?


Recommended Posts

Boas noites

Estando a divagar noutros foruns de aquarofilia, encontrei algo que sempre questionei, é possivel o uso de ácido cloridrico na agua para acidifica-la e usa-la nas TPA's?

Sempre me questionei se os peixes se iriam ressentir com este quimico, pois o meu futuro e em breve projeto, é um aqua de discus, mas como a agua que uso tem ph de 7 a 7.4, teria de recorrer a turfa ou a CO2 para baixar o ph, e como nao tenho muita pratica no manejo de CO2 haveria oxcilaçoes de ph e era certo que os discus se iriam ressentir.

Sei que muita gente usa acidificantes proprios para baixar o ph, mas estes custam, mas como sou um pouco contra o uso de quimicos na agua, tenho de usar algum metodo natural para continuar mais uma etapa neste mundo da aquarofilia.

 

Santo António

"Dieing is easy, it´s living that scares me to dead"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !!!!

 

Na minha opinião acho que o uso de HCL na água não será a melhor opção para baixares o pH, até porque se dizes que os peixes iriam ressentir se por nao teres experiência com Co2 e assim iria existir variações bruscas do pH, não achas que com falta de experiência com um quimico tão "poderoso" poderiam se ressentir tambem ?

Acho que deverias tentar os metodos naturais para fazeres com que o pH baixe, é bem mais seguro :D!!!!

Por exemplo troncos se vais colocar discus no aqua, troncos ficam sempre muito bonitos e ajudam a baixar o pH, pelo que te irão ser uteis!!! Podes tambem colocar turfa no filtro como já referiste ou então, começar com o Co2, pois ninguem nasce ensinado, e começares a fazer experiências para ver como se comporta o pH da água após a adição de Co2 ira ajudar :evil: !!!!!

Esta é só a minha opinião!!!!

 

Abraço

 

Fica bem !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

eu se fosse a ti não me punha a mexer no PH. è mais importante a establidade dos parametros da agua. Com o Ph que tens dá perfeitamente para manter discus.

 

Eu tenho os meus a 7,4 e á muitos exemplos de pessoas que os mantêm com PH ate superiores. Um PH baixo so é essencial quando quizeres fazer criacão.

 

Mais importante do que o PH, no teu caso, será saber a duresa da agua.

 

E a coisa mesmo mais importante em ter discos sera TPA frequentes.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para te informares sobre as concentrações de HCl podes usar o seguinte link: http://www.aquahobby.com/articles/b_ph.php

Mas penso que um ácido não é assim tão caro quanto isso. Por exemplo no caso do meu uso 3 gotas por litro para baixar o pH em cerca de 0.6 e apesar de não saber o preço certo, não deve ter custado mais de 4 ou 5€, isto por uma embalagem que dá para uns mesitos...

Mas não te esqueças que só o ácido não resolve tudo, tens que ter em conta o KH, que é de momento a minha grande dor de cabeça, porque é este o principal estabilizador do pH.

Quando baixo pH, ele acaba por voltar a subir. Pelo menos na primeira aplicação...

~*~ Green Shark ~*~

Finalmente, de volta a este maravilhoso mundo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O uso do HCl era apenas na maturaçao da agua para o uso das TPA's, de modo a nao haver choque quimico, mas como referem que os discos podem viver muito bem neste ph, já nao fico muito preocupado (excepto procurar por criadores onde os mantenham com este tipo de ph), mas procuro sempre dar o maior conforto e qualidade como no habitat natural.

O uso de troncos irá ser a minha escolha para os manter num meio acido, agora o problema vai ser o ph das TPA's, e como me é mais simples, de graça e posso controlar directamente o que coloco no aqua, porque tenho pratica com o manejo de acidos, pensei no uso de HCl, porque segundo o que tenho lido sobre o CO2, á sempre oxcilaçoes aquando o seu uso.

Mas como o Kebras refere, nada é melhor do que a experiencia, é daí que nasce a sabedoria.

Quanto á dureza total ronda sempre os 3 a 4dh.

 

 

Santo António

"Dieing is easy, it´s living that scares me to dead"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

HCL.... isso é um ácido muito forte e se a capacidade tampão da tua água não for boa vais baixar muito o ph. Já ponderaste utilizar ácido fosfórico? Se não me engano os diminuidores de ph assentam sobre este tipo de ácido.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao tenho discus, nem nunca tive, mas e se em vez de usarem acidos usassem agua de osmose ? Nao seria mais facil ? Nao serve ?

 

Antonio Paes

Aquariofilia marinha é em www.reefforum.net

Propagação de corais é em http://www.coralfrags.org/

Aquariofilia em geral é em www.aquariofilia.net

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Darius

Uso todos os dias diluiçoes de acido ortofosforico em agua e nunca me ocorreu usa-la (nem mesmo á minha frente reparo :wink: ), mas segundo o link que o TubarãoVerde deu, só refere HCl, mas claro que para usa-lo tem ser bem diluido.

Erazor

Segundo o que li, o custo-beneficio da osmose reversa, nao compensa, vai ser muita agua desperdiçada para poder usar no meu monstro que ainda nao sei se vai ser de 1.5 ou 2m

"Dieing is easy, it´s living that scares me to dead"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema do ácido fosfórico (de que só me lembrei hoje :wink: ) será o poder existir um aumento no nivel de fosfatos que originam um aumento de algas.

 

Por outro lado o ácido cloridrico vai libertar cloro na água que te mata as bactérias do filtro e causa danos nos peixes.

Se usares HCL será melhor deixares a água em repouso por um ou 2 dias ou usar um anti-cloro depois de teres o ph no valor que queres.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.