Mónica Nunes Publicado Setembro 2, 2004 Publicado Setembro 2, 2004 Boas. O meu pleco ficou entalado entre o vidro e o termostato, nao sei bem se ficou com queimadura, mas ficou com uma ferida, que me parece que criou fungus. Aqui vai uma foto da ferida, na foto ele tem a pele "amolgada" mas essa parta ja esta melhor, nao está assim tao fundo, mas, continua assim branco. Tenho em casa baktopur direct e baktopur normal, devo usar algum para o tratar? All the pretty things are going to hell!!!
Just_me Publicado: Setembro 2, 2004 Publicado: Setembro 2, 2004 Falta a foto...eu normalmente quando os peixes teem feridas que me parecem normais nao intervenho...já que me parece um abuso estar a usar antibioticos por tudo e por nada...quanto muito um anti-fungico se detectar a presença destes... Se o peixe não mostrar uma evolução normal da ferida então intervenho... Mudar um peixe ferido para um aquario hospital e obriga-lo a situações de stress, isso pode prejudicar...aplicar medicamentos no aquario principal...nao me parece correcto porque nao quero criar bacterias resistentes. Na minha modesta opiniao...se não for uma grande ferida eu deixava-o andar e vigiava. Já agora, os termostatos não sao supostamente redondos para evitar coisas dessas? como é que isso aconteceu? E não venhas dizer: "ah ele caiu das escadas..." ou "ah foi contra uma porta" que toda a gente sabe que isso sao sinais de violencia doméstica! Pedro Alves Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Mónica Nunes Publicado: Setembro 2, 2004 Autor Publicado: Setembro 2, 2004 Esqueci-me da foto Sinceramente nao sei como ele ficou preso, ele até estava com a cabeça fora de agua. All the pretty things are going to hell!!!
ZANITO Publicado: Setembro 2, 2004 Publicado: Setembro 2, 2004 tira uma caneca água (do aquário) mete sal dissolve-o bem sem restar nenhuma pedrinha, e volta colocar la dentro, se possivel na zona onde ele esta. Basta o sal cair sobre ele para desinfectar a ferida. Depois aquilo vai sarando. O sal vai prevenir aquilo de infectar...só isso
Mónica Nunes Publicado: Setembro 2, 2004 Autor Publicado: Setembro 2, 2004 Boas. Acho que não vai dar para por o sal, pois tenho corydoras no aquario, e elas não gostam nada de sal. All the pretty things are going to hell!!!
ZANITO Publicado: Setembro 2, 2004 Publicado: Setembro 2, 2004 penso que o sal n é prejudicial a fins de danificar os peixes em algo. Claro que eles não apreciam o sal, mas melhor serem tratados do que ficarem com feridas prontinhas a infectar... Tens outro smedicamentos, tanto da Tetra como Da WaterLife, se não queres usar o sal, resta-te esses...
Mónica Nunes Publicado: Setembro 2, 2004 Autor Publicado: Setembro 2, 2004 Olha e o que achas de desfazer o sal na agua e passar na ferida com um cotonete? É capaz de arder All the pretty things are going to hell!!!
ZANITO Publicado: Setembro 2, 2004 Publicado: Setembro 2, 2004 Já ouvi casos de agarrarem nos peixes e desinfectarem as feridas com betadine, com um cotonete tb, se não te faz confusão em apanhares o pleco e se ele se deixa apanhar faz isso, mas para isso metias betadine, deve ser mais eficaz, não te sei dizer é que betadine se usa, mas de certo que anda ai pessoal no forum que o sabe... (Olha que eu não sou nenhum ""VET""). Disse-te para usares sal porque já fiz isso nos meus tubarões quando tinham feridas e curavam-se bem.
Mónica Nunes Publicado: Setembro 2, 2004 Autor Publicado: Setembro 2, 2004 Boas. Vou mesmo deitar betadine, ja deitei uma vez num trichogaster que estava todo ferido e resultou, e o meu pleco deixa-se apanhar. Penso que será a melhor maneira. All the pretty things are going to hell!!!
Peter Alien Publicado: Setembro 3, 2004 Publicado: Setembro 3, 2004 Já agora, os termostatos não sao supostamente redondos para evitar coisas dessas? como é que isso aconteceu? E não venhas dizer: "ah ele caiu das escadas..." ou "ah foi contra uma porta" que toda a gente sabe que isso sao sinais de violencia doméstica! Pedro Alves Acho que os termostatos são redondos por uma mera questão de ergonomia, não propriamente porque alguém se preocupou com os entalões dos peixes. Quanto á tua última declaração... tou atónito Ah... e sim é verdade os peixes também se entalam em termóstatos, e é possivel que essa ferida seja uma queimadura. Os peixes ás vezes entalam-se devido ao facto de algo os ter assustado, e então desatam a nadar apressadamente, e ás vezes metem-se em "apertos". Tive uma vez uma Corydora que encontrei-a de manhã entalada dentro de uma planta artificial. Estava dobrada e o seu corpo fazia quase 180 graus. Incrivelmente ainda estava viva, mas ficou com problemas na espinha e na bexiga natatória, para além da overdose de stress com que ficou. Boa sorte com o Pleco. Um abraço. Peter © Peter Alien Strikes Again Productions 2005
4u Publicado: Outubro 27, 2004 Publicado: Outubro 27, 2004 ola... pela data do post, ja deves ter noticias do pleco... ja la vao quase 2 meses :D so o li agora tenho apenas a acrescentar que tb tenho 1 pleco c 20 cm... e gosto mt desses bichos. por isso goatava de saber como o teu ficou... tenho tb a dizer-te: deves ter reparado que os plecos vêm buscar ar à superficie da agua... comportamento que se observa muito frequentemente, ve-los vir engolir ar... os meus fazem isso e suponho que o teu tb... por vezes eles fazem isso mt rapidamente... e como dizes que ele ficou com a cabeça de fora, digo que deve mesmo ter sido isso... tem cuidado na posicao da resistencia... (uma x tb ia ficando sem 1 px por causa disso) fica bem.
ZANITO Publicado: Outubro 27, 2004 Publicado: Outubro 27, 2004 nunca vi os meus fazerem tal coisa....buscar ar a superficie....será que não é da tua água ter algum problema? :D
Esgalha Publicado: Outubro 27, 2004 Publicado: Outubro 27, 2004 tb nunca em nenhum pleco ou L meu vi ese comoprtamento de vir a superficie...
Mónica Nunes Publicado: Outubro 27, 2004 Autor Publicado: Outubro 27, 2004 Boas. O pleco já nao se encontra comigo, mas sei que está bem, deitei betadine na ferida e tudo correu bem. Quanto ao ir buscar ar é mesmo verdade, todos os que eu tive e o meu namorado iam buscar ar a superficie, se nao era ar, também nao sei do que se trata. All the pretty things are going to hell!!!
nunomiguel Publicado: Outubro 28, 2004 Publicado: Outubro 28, 2004 Quanto ao ir buscar ar é mesmo verdade, todos os que eu tive e o meu namorado iam buscar ar a superficie, se nao era ar, também nao sei do que se trata. tb nunca em nenhum pleco ou L meu vi ese comoprtamento de vir a superficie... nunca vi os meus fazerem tal coisa....buscar ar a superficie....será que não é da tua água ter algum problema Os meus chegaram a fazer isso... nadam do fundo até à superfície e voltam para baixo. É mesmo "feitio" do peixe... Notei isso nos últimos 3 que tive. Além disso, comum aos 3, era o facto de, atingindo um certo tamanho, deixavam de "trabalhar", passavam o dia em cima do tronco (sempre a fazer nha nha.... ) e na hora da alimentação (especialmente se era flocos) vinham à tona da água, viravam-se de barriga para cima e comiam os flocos à superfície!! :D Não são nada burros... Cumprimentos, Nuno
Recommended Posts