Aquário Novo


Recommended Posts

Caros amigos(as),

sou novo no hobby e tenho muitas dúvidas quanto a aquisição do aquário,

minha experiência não é muito vasta e nem é diretamente no ramo ornamental residencial, eu tinha alguns tanques onde "retirava" reprodução de gupys, mas n utilizava bombas, testes e todos esse equiamentos utilizados nos aquarios menores.

minha dúvida é desde o começo, eu irei montar o meu aquario e tenho duvidas quanto as dimensões, eu segui as tabelas de espessura para tentar manter uma espessura de + - 8mm, para não sair tão caro, aí vão as medidas:

2m x 50cm x 55cm (comp. x larg. x altura) 8mm (espessura) e 550L

como eu já dei umas olhadas no forum daqui e de alguns outros sites eu percebi que quanto maior o aquário mais facil é para fazer a manutenção, aaahhh... eu tenho um aquario (já comprado) de 70L (60cm x 30cm x 40cm), mas acho que não é suficiente e mais dificil. Com este aquario, devido ao comprimento, eu irei precisar de mais de um aquecedor e mais de uma bomba?

Devo comprar uma bomba com filtro ou comprá-los separadamente?

Posso colocar lampadas de diferente luminosidade no aquário (em pontos distantes) para poder cultivar diferentes tipos de algas?

Eu preciso utilizar a tampa para o meu aquário?(seria uma tampa de madeira e não de vidro)

 

OBS.: PRETENDO CONSTRUIR um Aquario Comunitário e com uma relativa diversidade e plantas (não tanto como o holandes, mas um que dê um pouco menos de enfoque a elas, mas que não as "esqueça")

 

Gostaria de saber de quais equipamentos necessários para o perfeito funcionamentoe manutenção do meu aquario?

Outra coisa eu gostaria de saber + - como funcionam as TAP's, eu sei que são as trocas periódicas e percentuais do volume do meu aquario, mas não sei muito bem como fazé-las, alguem poderia me explicar como fazer uma TAP?

É necessária a utilização de complementos químicos?

 

Desde já,

grato.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá e sê muito bem vindo.

 

Caros amigos(as),

sou novo no hobby e tenho muitas dúvidas quanto a aquisição do aquário,

minha experiência não é muito vasta e nem é diretamente no ramo ornamental residencial, eu tinha alguns tanques onde "retirava" reprodução de gupys, mas n utilizava bombas, testes e todos esse equiamentos utilizados nos aquarios menores.

minha dúvida é desde o começo, eu irei montar o meu aquario e tenho duvidas quanto as dimensões, eu segui as tabelas de espessura para tentar manter uma espessura de + - 8mm, para não sair tão caro, aí vão as medidas:

2m x 50cm x 55cm (comp. x larg. x altura) 8mm (espessura) e 550L

 

Com essas medidas jamais optava por vidro de 8mm, isso é um risco enorme. Eu optava por vidro de 15mm, para teres uma ideia tens por exemplo este site -> Ivo - Cálculo do vidro

 

 

como eu já dei umas olhadas no forum daqui e de alguns outros sites eu percebi que quanto maior o aquário mais facil é para fazer a manutenção, aaahhh... eu tenho um aquario (já comprado) de 70L (60cm x 30cm x 40cm), mas acho que não é suficiente e mais dificil. Com este aquario, devido ao comprimento, eu irei precisar de mais de um aquecedor e mais de uma bomba?

 

Quanto mais água tiver o aquário mais estáveis se torna manter os parâmetros.

 

 

Devo comprar uma bomba com filtro ou comprá-los separadamente?

 

Bomba? Convém sempre teres filtro que faça pelo menos 4 vezes o volume da água (depende tb dos animais e seu número).

 

 

Posso colocar lampadas de diferente luminosidade no aquário (em pontos distantes) para poder cultivar diferentes tipos de algas?

Eu preciso utilizar a tampa para o meu aquário?(seria uma tampa de madeira e não de vidro)

 

Queres dizer mesmo algas ou plantas? De qualquer das formas penso que seja igual para ambos, quanto mais espectros utilizares melhor, por isso sim estás certo.

 

 

OBS.: PRETENDO CONSTRUIR um Aquario Comunitário e com uma relativa diversidade e plantas (não tanto como o holandes, mas um que dê um pouco menos de enfoque a elas, mas que não as "esqueça")

 

Gostaria de saber de quais equipamentos necessários para o perfeito funcionamentoe manutenção do meu aquario?

 

Para 500l litros dois termostatos de 300w, filtro que faça pelo menos 3 a 4x o volume de água, algo para aspirar e fazer TPA's.

 

 

Outra coisa eu gostaria de saber + - como funcionam as TAP's, eu sei que são as trocas periódicas e percentuais do volume do meu aquario, mas não sei muito bem como fazé-las, alguem poderia me explicar como fazer uma TAP?

 

Troca Parcial de água como indica é trocar água, para esse volume é +/- como o meu, envio directamente da torneira para o aquário. Nas TPA's podes aproveitar (se for preciso) para retirar porcaria que esteja junto ao areão.

 

 

É necessária a utilização de complementos químicos?

Desde já,

grato.

 

Só em último caso, mas para tratar peixes pode ser preciso sim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hey Diogo,

 

Bem vindo ao forum.

 

Não tenho decoradas as tabelas para espeçura de vidro, mas 8 mm parece-me pouco para um aquário com essa fachada, com essa altura. Diria que 12 mm mínimo com travamentos.

 

Podes ter os dois aquários a funcionar. Inclusive, recomento teres o mais pequeno pronto para qualquer eventualidade que possa ocurrer. Em relação ao aquecimento, filtragem, sim, convém ter dois de cada para o caso de um dos aquecedores se estragar e para não lavares toda a matéria filtrante de uma vez só. Acho que se comprares filtros externos com potência e capacidade correctas não percisas de bombas de circulação extra. Isto depende claro da fauna que coloques, mas como referes plantas penso que não estejas a pensar em bichos muito cagões.

Pertendes cultivar algas ou plantas? Dependendo da espécie, percisam de boa iluminação. O ideal é ter o aquário igualmente iluminado, com lâmpadas de cores diferentes para melhor simular a luz natural, se bem que as plantas aproveitam preferêncialmente dois comprimentos de onda. Espera que alguém mais informado comente sobre o assunto, ou coloca um tópico na área das PLANTAS.

Não é necessário que utilizes tampa. A utilizar, utiliza de vidro pois a madeira irá apodrecer. A tampa essencialmente o que faz é limitar a circulação de ar. Isto é mau porque dificulta as trocas gasosas (isto é mais problemático nos salgados) e bom porque impede uma divisão pouco arejada de ficar semelhante à floresta amazónica.

Queres um aquário com diversidade de plantas tipo o quê? "Nature"? Ou simplesmente meter para lá o que couber tipo salada de frutas? Experimenta colocar uma foto de algo semelhante àquilo que idealizas.

Equipamento necessário é relativo, como bem o sabes por experiência própria com o tanque dos guppies. Digamos que o básico é aquilo que já referiste: Aquário, água, filtro, aquecimento e iluminação. Não esquecer testes de pH, KH, GH, NH3, NO2- e NO3-. Apenas percisas de adicionar químicos consoante as necessídades dos habitantes, peixes ou plantas.

As TPAs são simples trocas de àgua como referiste. Pegas numa mangueira, sifonas e deixas a água correr. Podes aproveitar para "aspirar" detritos que se tenham acomulado no substracto.

 

Acho que o melhor era defenir desde já aquilo que pertendes. Fazer um plano. Começar por testar a água que vais utilizar no aquário, ver a que peixes se adapta, ponderar que tipo de peixes e plantas pretendes e ponderar filtração e iluminação consuante estes.

 

cumprimentos,

Tiago Navarro

Editado por BlackLotus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que não vale a pena acrescentar nada ao que foi dito a não ser que eu fiz o meu de 300L com as medidas de 120 x 50 x 50 e tive que meter transversais.O vidro é de 8mm e "abaluou",logo para essas dimensões o mais certo é não aguentar.Já agora preenche o teu perfil :puppydogeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente eu queria dizer plantas e não algas, me desculpem.

Muito obrigado aos que ajudaram e me esclareceram muitas dúvidas, mas tenho algumas novidades e mais dúvidas.

um amigo me ofereceu um aquario de 1,95m x 0,6m x 0,65m (C x L x A) com 12mm e travado, quanto vocês acham que vale?? (só para eu ter uma idéia se vale ou não) ele é usado, mas aparenta estar em bom estado (vi por foto).

 

Qual as luzes que vocÊs me aconselham a colocar nesse Aqua?

 

Eu fui em uma loja aqui perto e a mulher me aconselhou a utilizar uma "bomba com filtro" com capacidade de 2000l/h, só que é quase o preço do Aqua :snipersmile:, vocês realmente acham necessária uma bomba tão potente??

 

Em muitas fotos de Aqua de membros mais experientes eu vi alguns "vetiladores" (como collers de PC) em cima do Aqua, creio que sejam para aumentar as trocas gasosas e para "movimentar" mais a água, eles são necessários para esse Aqua e de que forma e quantos eu deveria instalar??

 

Quanto aos peixes que eu pretendo utilizar são alguns mais simples (para principiantes) de começo, uns Kinguios (japonês), neon, platis, acaras e acaras discos, e alguns para facilitar a manutenção do Aqua. Se puderem me orientar mais alguns.

Quanto as plantas n tenho muitas idéias mas prefiro as que têm folhas não tão largas e que ficam "presas" no substrato. Por favor me indiquem algumas.

 

Eu vi muitos Aquaristas experientes orientarem a utilização se humus no substrato, mas se a minha opição for por humus de minhoca de quanto em quanto tempo eu devo trocá-lo? como eu o troco, esvazio totalmente o Aqua??

 

A loja também me informou que só seria necessária a utilização de um Termostato e de testes para pH e Amônia e mais nada, realmente é só isso??

 

Eu vi em um tópico que não é aconselhavel colocar conchas marinhas no Aqua para não deixar a água Alcalina, isso também vale para os Corais ou esse últimos eu posso colocar como refúgio para os meu peixes??

 

PS.: Não me lembro em que site eu vi os tópicos por isso não adicionei os links e nem seus respectivos autores.

 

 

já já eu adiciono uma foto de um Aqua que eu acho bonito e com uma quantidade boa de plantas.(não sei add aquele post do trecho falado no comente, sou novo, PF relevem)

 

Creio que por enquanto é só,

obrigado aos que já responderam e

Desde já Grato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra coisa que acabei de me lembrar:

 

Qual a função das Rocas vivas??

 

Quanto aos filtros qual o melhor o interno ou o externo?? Se a minha bomba ele já vier acoplado tem problema ou devo comprar outro??

 

Quanto ao substrato eu vi conselhos de se colocar um biologico (PLACAS DE FUNDO BIOLÓGICO) creio que seja para aumentar as bactérias, qual vocês me indicam?? ou o humus já substitui?? caso sim: qual é o melhor o humus ou a placa??

 

Eu vi também que era aconselhavel a utilização de larvas de mosquito como alimento vivo, pode ser desse que "temos" em casa mesmo?? não oferece nenhum risco aos peixes??

Editado por Diogo Albuquerque
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É aqui que entram as famosas TPA's (Trocas Parciais de Água). Esta é uma das maneiras de evitar que os nitratos atinjam valores problemáticos no nosso aquário, posi regra geral, estas são feitas com água que contém poucos ou nenhuns nitratos... outra é ter plantas que se alimentam desses mesmo nitratos... se bem que nesse caso é mais complicado, pois há muitos mais factores em jogo,e para alguém que se está a iniciar, não convém começar logo a falar em coisas mais complicadas. post de:http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380

 

Quais são estas plantas??

Editado por Diogo Albuquerque
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo,

 

Vejo que existe ai uma ancia por saber. Tem calma. Um aquário é algo que demora tempo a fazer, especialmente um grande para quem não tem dinheiro para investir em tudo de uma só empreitada.

 

Vamos às perguntas:

Se queres ter plantas saudáveis vais ter de gastar uns trocos em boa iluminação e na conta da luz ao final do mês, especialmente devido à altura do aquário. A potência necessária do filtro vai depender dos peixes que pretendes alujar. Eu optaria por dois de 2000L/h, ou podes fazer uma sump. Uma sump é capás de ficar mais barata e tens a vantagem de aumentar a litragem do sistema. Desaconcelho filtros internos ou filtros de fundo, especialmente para um aquário dessa dimenção. Já utilizei de ambos, falando portanto por experiência própria. Os ventiladores são para aumentar a evaporação e arrefecer a água. Soponho que por essas bandas faça calor o ano todo e daí apenas te terem aconcelhado apenas um termoestato.

 

O humus colocas uma vez quando montas o aquário e está feito. Apenas deves utilizar material calcário, qualquer que ele seja, se os peixes que pertendes manter gostarem de água dura e alcalina. A rocha viva é esqueleto de coral. A sua função, por ser bastante porosa, nos aquário marinhos, é de alujar bactérias aeróbias na camada mais externa e anaeróbias na mais interna, realizando a desnitrificação da água do aquário.

 

Qualquer planta vai utilizar nitratos. O problema reside no ritmo de crescimento e necessidades nutricionais das plantas. O mais certo é que, num aquário rico em nutrientes, a.k.a. nitratos, as algas começem a ganhar a gerra às plantas simplesmente por crescerem mais rápido. Não deves mesmo assim ignorar as TPAs. Ao alimentar os peixes estás a inserir nutrientes num sistema fechado e dependendo da sua Flora/Fauna eles vão-se acumolar. O ideial será planeares um sistema que te facilite as TPAs, nem que seja um bidon com rodinhas.

 

Que bela salada de frutas que para aí tens planeada! ...e desde quando é que os discus são peixes para principiante? Só se for no brazil em que os apanham no rio ao lado de casa. (Não me leves a mal. Percisava de desabafar)

 

Falemos dos peixes com maior . embora o aquário o permita, os kinguios não gostam de água muito quente, crescem bastante, fazem muita porcaria e vão chamar um petisco aos habitantes mais pequenos quando os conseguirem tragar.

 

O resto comento depois. Estão-me a obrigar a sair deste PC.

 

Boa sorte e vai com calma,

Tiago Navarro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que não vale a pena acrescentar nada ao que foi dito a não ser que eu fiz o meu de 300L com as medidas de 120 x 50 x 50 e tive que meter transversais.O vidro é de 8mm e "abaluou",logo para essas dimensões o mais certo é não aguentar.Já agora preenche o teu perfil :twisted:

 

 

O me tem 100x50x53 8mm sem problemas..... 260litros

ALCAIDE

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa pela interrupção de um comentário a meio, mas desenrolou-se uma cena tipo FBI na faculdade, devido à qual nos mandaram sair dos computadores.

 

Continuando e resumindo a coisa. Primeiro convém testar os parâmetros da água que vais utilizar no aquário. Depois escolhes a fauna (de entre os peixes que referiste, criar algo com mais unidade e coesão) e postas aqui, tanto a fauna que pertendes como os parâmetros da água, para podermos opinar e ajudar com a escolha.

 

Tanto as larvas de mosquito, como qualquer outro alimento vivo ou congelado, podem sempre ser portadores de vectores de infecção. A realidade é que os peixes apreciam bastante, especialmente tudo aquilo que ainda mecha.

 

Como já disse, vai com calma e lê bastante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal tive um pequeno problema,

quando fui ver o Aquario hoje não gostei do que vi, o Aqua tinha 3 pedaços de vidro no fundo (no vidro suporte) e fiquei com medo disso aumentar a robabilidade de vazamento, o Aqua não tinha 2m, mas sim 1,85 e o vidro era de 10mm, então eu refiz os meus calculos e vi que não valeria a pena comprá-lo seria melhor mandar fazê-lo e para completar meu pai reclamou do tamanho, então (para evitar maiores atritos) resolvi remodelar o meu "futuro" Aqua, e aí vão as minhas novas idéias para o Aqua:

 

Dimensões:

Comp. X Larg. X Altura

1,4m x 0,4m x 1m 10mm (travado) 560L

 

Vocês acham melhor um vidro de 12mm??

Qual a Altura Máx que vocês aconselham para um vidro de 12mm??

 

Obs.: No local escolhido eu fico meio sem opições quanto ao comprimento e a largura, posso tentar aumentar cerca de 5cm no máx.

 

Desde já Grato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo,

 

Que peixes é que queres manter? 1 metro de altura para 40 cm de largura? Isso não aguenta com vidro "normal" de 12 mm. Com 1 metro de altura precisarás de vidro no mínimo de 2 - 2,2 mm. Além de que para manter plantas é uma coluna de água elevada. Tenta aumentar ao máximo o comprimento e a largura. Se achares que vale a pena com 1 metro de altura, quem sou eu para criticar.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obs.: No local escolhido eu fico meio sem opições quanto ao comprimento e a largura, posso tentar aumentar cerca de 5cm no máx.

 

Fica-te pelos 50 de altura,mais que isso vais precisar de uma iluminação bastante elevada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um aquario com 60 de altura ja é bem dificil de iluminar quanto mais de um metro para nao falar que é desproporcional á largura vou te propor o seguinte

 

 

140x45x45ou55 acho que é mais normal e chega te

 

 

quanto maior o volume mais vais gastar em filtros iluminaçao termostatos mas mais variedade de peixes vao poder caber ai

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal eu arrumei o maximo que pude e consegui aumentar algumas coisas, agora a minha dúvida ainda é na altura, mas é menos desproporcional:

 

1,60 x 0,5 x ?? (C x L x A) :D

 

a largura e o comprimento eu n posso mais alterar está no máximo, mas a altura eu gostaria de saber quanto vocês me aconselham, eu pensei em algo entre 50 e 70 cm, embora ache que 70 eu vá gastar muito com iluminação, eu quero que a iluminação não precise ser tão cara (pra não doer muito no bolso no fim do mês :wink: , mas eu queria o maior volume possivel, para ficar mais fácil vejam os peixes que pretendo colocar:

 

6 Discus

4 camarões - não sei direito qual, mas penso em um deles: Red Cherry, White Pearl, blue pearl, Red Bee ou Crystal Red

6 guppys

6 neon

2 Botia palhaço

1 Corydoras sterbai ou Dianema urostriata

 

acho que por inquanto só, se acharem que devo tirar ou não colocar ou ainda colocar algo, por favor falem.

 

Desde já Grato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu como novato que sou, acho óptimo estares a ponderar bem as coisas antes de ires fazer algo. 160*40/45*40/50 acho suficiente (quem me dera que o meu primeiro aquario tivesse estas dimensões!). A unica coisa que eu desanconselho é a colocação de 6 discus. Se és principiante, penso que os discus não são própriamente a melhor espécie para começar a tratar. Acho que deverias esperar até teres o aquário cheio para medires os parametros da tua agua e a partir daí escolheres a tua fauna. Outro conselho que o acho bastante importante quando se começa é "Não tenhas pressa para nada. Faz as coisas com calma".

 

Boa sorte !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se pretendes discus no futuro tens que ter base 50 e altura 50 no mínimo,se tiveres mais ainda melhor.De altura 60 é bom mais vai pesar bem na carteira,até pode eventualmente os 50 dar perfeitamente.Podes é meter algo de lado os camarões que vão virar piteu com os discus,pelo menos esses que referes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por que dizes que vai pesar no bolso um aquario com 60 de altura? pela iluminação? ou por algum outro fator??

E qual o camarão que vocês me aconselham a colocar.

 

Obs.: Eu não estou com muita pressa não, até por que eu estou a quase 1 mês e meio apesquisar e juntei muitas dúvidas e só agora entrei no forum, aí como as minhas aulas vão começar dia 16/02 eu queria ter pelo menos os parâmetros do aquario já prontos para depois eu começar a decorar e ver quais os melhores substratos e plantas (já vi algumas), mas de ante mão gostaria de fazer um Aqua adaptado para os Discus (que pretendo ter no futuro).

Mas quando fui na loja me aconselharam para tambem prestar atenção na altura para não precisar de uma iluminação tão "potente" e assim pesar mais no meu bolso(como com uma iluminação HQI por exemplo).

 

Gostaria que me indicassem uma iluminação para um Aqua com 1,65 x 0,5 x 0,65 e um com 1,65 x 0,5 x 0,6 e outro com 1,65 x 0,5 x 0,55

qual vocês me indicam, esses são as minhas atuais dúvidas??

 

Desde já Grato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A única coisa que te posso dizer é para pesquisar por coeficiente de absorção da água, entenderes a matéria e fazeres contas para saber quanta "luz" chega ao fundo do aquário. Provavelmente existem por essa rede fora "calculadores" simplificados para saber a potência que necessitas, dependendo da coluna de água. Procura um pouco e se não encontrares nada pergunta na área das plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.