fguedes Publicado Fevereiro 4, 2009 Publicado Fevereiro 4, 2009 Boa noite, Gostaria de colher a vossa opinião acerca deste problema q me tem aparecido nalguns juvenis das minhas criações; Não consigo perceber á partida se é um problema relacionado com a consaguínidade pois tenho 2 casais a procriar e fico sem saber de qual são os descendentes. Já questionei várias pessoas, ( lojas da especialidade) q me indicaram ser uma deficiencia de sais minerais: por outro lado tb pode ser uma questão ligada á propria ascendência dos progenitores ( irmão, pai e filho, etc.). Será um problema irreversível? ou haverá alguma maneira de tentar corrigir essa deficiência? Fico a aguardar as vossas opiniões! Cumprimentos, Francisco Guedes.
Grilo Publicado: Fevereiro 4, 2009 Publicado: Fevereiro 4, 2009 sem firmeza é dobradas? que altura tem o aquario? os escalares pedem no minimo 40 cm de altura para crescerem sem problemas AnDrE KaRmO
fguedes Publicado: Fevereiro 4, 2009 Autor Publicado: Fevereiro 4, 2009 Sim. dobradas, dá ideia q a cartilagem q têm no interior da barbatana não desenvolveu. O aquário/maternidade realmente só tem 30 cm de altura... Mas tb já tenho alguns no comunitário q padecem do mesmo problema. Aliás estou a montar um novo de 200 litros c/ 50 cm de altura só mesmo para os Escalares. Achas q não tem solução? Será q cortando não voltam a crescer normais?
Sonia Silva Publicado: Fevereiro 4, 2009 Publicado: Fevereiro 4, 2009 Sim. dobradas, dá ideia q a cartilagem q têm no interior da barbatana não desenvolveu. O aquário/maternidade realmente só tem 30 cm de altura... Mas tb já tenho alguns no comunitário q padecem do mesmo problema. Aliás estou a montar um novo de 200 litros c/ 50 cm de altura só mesmo para os Escalares. Achas q não tem solução? Será q cortando não voltam a crescer normais? Boas! Realmente é pela falta de altura que estão a ficar com essa deficiência no crescimento, 30cm é muito baixo para escalares. Não sei se nesses casos se pode fazer o mesmo que se costuma fazer aos discus. Pode ser que alguém saiba!
fguedes Publicado: Fevereiro 5, 2009 Autor Publicado: Fevereiro 5, 2009 Boas! Realmente é pela falta de altura que estão a ficar com essa deficiência no crescimento, 30cm é muito baixo para escalares. Não sei se nesses casos se pode fazer o mesmo que se costuma fazer aos discus. Pode ser que alguém saiba! Boa noite Sónia, achas q 30 cm não são suficientes para escalares c/ 1 cm, 1,5 cm? Quando crescem + eu mudo-os para o comunitário. Oq eu acho estranho é serem só alguns com essa deficiência e isso tb se nota naqueles 2 apêndices q eles têm á frente ( bigodes). Aos discus costumam cortar as barbatanas?
Sonia Silva Publicado: Fevereiro 6, 2009 Publicado: Fevereiro 6, 2009 Boa noite Sónia, achas q 30 cm não são suficientes para escalares c/ 1 cm, 1,5 cm? Quando crescem + eu mudo-os para o comunitário. Oq eu acho estranho é serem só alguns com essa deficiência e isso tb se nota naqueles 2 apêndices q eles têm á frente ( bigodes). Aos discus costumam cortar as barbatanas? Não sabia que os escalares tinham 1cm de altura, se assim for ainda são muito pequenos de facto para ficaram prejudicados com a altura do aquário! Os "bigodes" de que falas fazem uma espécie de ondulação ou curva? Isso pode acontecer por duas razões a meu ver: falta de alguns minerais (que podem ser adicionados no caso do problema ser esse) ou podem ter herdado certas deficiências genéticas de algum dos progenitores ou até de ambos, que podem até não apresentar fisicamente. Não tenho certeza se se deve cortar as barbatanas aos discus, mas já li algures acerca do assunto, onde diziam que as barbatanas dos peixes são como os cabelos para nós. Mas é como te digo eu apenas li, não posso garantir que seja mesmo assim, por isso preferia que alguém que tivesse mais certeza desse a sua opinião! Espero ter ajudado mesmo assim!
fguedes Publicado: Fevereiro 6, 2009 Autor Publicado: Fevereiro 6, 2009 Obrigado pela ajuda, pelo menos mostraste toda a vontade e interesse em puder ser-me útil, MUCHAS GRACIAS!!! Vou, de qq maneira tentar TUDO e qualquer coisa para q eles consigam recuperar o seu porte e toda a dignidade de um GRANDE ESCALAR!!! Ahipotese de cortar asbarbatanas, não sei... a verdade é q ás vezes por acidente eles perdem parte delas, e ofacto é q voltam a crescer, acho q vou virar cirurgião !!
fguedes Publicado: Fevereiro 9, 2009 Autor Publicado: Fevereiro 9, 2009 Então??? Os ditos experts, os que percebem da matéria, não dizem nada??? grande ajuda, sim senhor...
Recommended Posts