Recommended Posts

Publicado

Tenho um aquário com 115x45x54 de medidas interiores, o que dá +/- 280 litros efectivos.

 

Neste momento apenas está com 1 casal de discus (o macho é blue diamond e a fêmea é a do meu avatar) que este Verão passado me andavam a desovar quase todas as semanas mas infelizmente não tive tempo para me dedicar a tentar criar os pequenos. Tenho também no mesmo aquário 1 escalar adulto e um cardume de 5 peixitos pequenos.

 

Neste momento ainda vou ter que fazer a mudança do aquário para minha nova casa. E a minha ideia é mudar a fauna do aquário para outro tipo de ciclídeos, mais vivaços e com outra presença. Tenho algumas ideias mas nada ainda de concreto e definitivo.

 

Quanto à filtragem, tenho neste momento montados e a funcionar 1 Eheim 2224 e um filtro que já vinha no aquário colado num dos topos com uma bomba de 1000 l/h. Posteriormente e depois de fazer a mudança, vou pôr em funcionamento um Sacem 2000 de 1850 l/h que já adquiri.

 

A minha ideia para a fauna são algumas das espécies seguintes, mas sem ainda ter feito qualquer escolha (a única que é quase certa é o Thorichthys meeki):

Thorichthys meeki

Aequidens pulcher

Cichlasoma octofasciatum

Aequidens rivulatus

Archocentrus sajica

Hypsophrys nicaraguensis

Herotilapia multispinosa

Heros severum

Herichthys carpinte

 

A minha ideia é colocar casais de espécies mais pequenas e menos conflituosas e talvez 1 ou 2 peixes um pouco maiores para sobressair no aquário.

 

Aceitam-se comentários e ideias mesmo que sejam completamente diferentes.

Publicado: (editado)

Então pessoal, ninguém tem ideias? Criticas?

 

Outra coisa que preciso de informação é sobre a quantidade de luz. O aquário tem 2 lâmpadas fluorescentes incluidas na tampa de 30W cada, uma Aqua-glo e outra Flora-glo. Acham que é iluminação suficiente para manter plantas tais como as Valisnerias, Anubias, Microsorium pteropus, Vesicularia dubyana?

 

Fazendo mudanças de água de 20-25% por semana será necessário fazer injecção de CO2?

 

Que outras plantas resistentes e com poucas exigências serão boas colocar no aquário?

Editado por Habanero04
Publicado:

hola

 

eu tambem tenho algumas duvidas eestou percebendo algo de relaçao entre tpa e co2.

 

fazendo as tpas existe uma renovaçao de nutrintes e isso acho que é bom para as plantas..

 

se nao for isso peço que façm a correçao...

 

 

tenho um aquario de 120 lts com 4 kinguios , gupiies e 1 tubarao

 

2ou 3 mudas de anubias da miudinha da ana

 

2 ou 3 de uma outra que nao sei o nome e ja tive que podar pois cresce muito

faço tpa semanalmente de 20 a 30%.

 

e a iluminaçao é de 30w gloque ainda nao compreendi muito.

 

os peixes estao todos muito bem que se ve crescer.

 

a anubia éque é mais enjoada pois se crescimento é demasiado lento.

 

é isso ai!! ficarei atenta nos post.

 

abraço e boa sorte

 

tina pinto

Publicado:

Se queres mesmo meter os boca de fogo e casal, o melhor é não colocares outros ciclides pequenos, porque quandochegar a altura da reprodução vai haver problemas.

Eu juntava os severum apenas. Ficam grandes o suficiente para fazer frente aos boca de fogo e são geralmente pacificos.

Se não colocares casais, já podes mete rmais variedades de espécies.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Publicado:
Se queres mesmo meter os boca de fogo e casal, o melhor é não colocares outros ciclides pequenos, porque quandochegar a altura da reprodução vai haver problemas.

Eu juntava os severum apenas. Ficam grandes o suficiente para fazer frente aos boca de fogo e são geralmente pacificos.

Se não colocares casais, já podes mete rmais variedades de espécies.

 

Escolhi os boca de fogo porque tenho lido que não são muito problemáticos em termos de agressividade, por isso rejeitei logo à partida os nigrofasciatus. Será que neste aquário não conseguirei por exemplo fazer com que coabitem 1 casal de Bocas de fogo, 1 casal de Sajicas ou de Pulchers? Tenho ideia de colocar uns bons troncos e rochas para tentar criar territórios diferentes para reduzir a possível agressão. Além destes, tenho ideia de meter 1 peixe grande (só 1 e não 1 casal) para sobressair, talvez 1 Dempsey ou 1 Carpinte, ou talvez 1 Hemichromis bimaculatus.

 

Achas que é demais para o tamanho do aquário?

  • 2 semanas depois...
Publicado:

Estive a ler o artigo da revista Bioaquaria nº.0 intitulado Um filtro vivo – filtragem natural em água doce da autoria de Miguel Figueiredo, de onde retirei o seguinte:

 

“…Instalei um aquário para ciclídeos com 120 cm e 240 litros. Um terço do aquário estava separado por rede e era totalmente ocupado por duas espécies de plantas de crescimento rápido: Ceratophyllum demersum e Elodea densa.

Nos restantes dois terços foi colocado um povoamento completo de peixes:

1 jack dempsey macho com 18 cm, 1 jack dempsey fêmea com 14 cm, 5 chanchitos com 5 - 8 cm, 1 tilápia moçambicana macho com 18 cm, 1 tilápia moçambicana fêmea com 16 cm, 3 peixes-jóia com 6-8 cm, 3 peixes arco-íris de 7 cm…”

“…Um casal de peixes-jóia teve uma ninhada, outros peixes, como jack dempseys e tilápias, apresentavam comportamentos reprodutivos e acabaram por se reproduzir após as 4 semanas…”

 

Assim, segundo o autor, e visto que 1/3 do aquário estava separado dos restantes 2/3 por uma rede e cheio de plantas, os peixes só teriam cerca de 160 litros livres. Nestes 160 litros coabitavam 1 casal de Jack Dempsey, 1 casal de Tilápias, 3 peixes Jóia, 5 chanchitos e 3 peixes arco-íris.

 

Pelo que tenho lido parece-me que uma tal mistura num espaço tão apertado seria como um campo de batalha, principalmente no que se refere pelo menos aos Dempsey e aos Jóias. Mas o que é certo é que o autor diz que nesse aquário tanto os Dempsey, como os Jóias, como os Tilápias se reproduziram com sucesso.

 

Alguém tem experiência na mistura de espécies deste tipo num aquário desta dimensão e tenha tido reproduções das várias espécies sem problemas?