Recommended Posts

Publicado

boas

estou a pensar fazer um laguinho la em casa...

o lago nao ira ser muito grande, mas ja tenho um problema.... no sitio onde vai ficar, a meio tem uma estatua da nossa senhora, ou seja o lago é para ser feito a volta.

fazer a escavaçao e tal ainda vai, o problema como separar da terra,.... ja ouvi dizer que ha uma lona boa para isso, que é carote mas boa, e é so po-la e por umas pedras por cima a segurar aquilo e tal...

mas como ao meio tem de ficar a tal estatua surge o problema da lona....

e ai lembrei-me... posso fazer um buraco... meter cascalho e tal e mutilizar cimento ???.... mas penso que o cimento mesmo depois de seco faz mal aos peixes, certo ??? existe algum revestimento ???

para ja sao as duvidas.

gallery_26293_1342_184.jpg
Publicado:
boas

estou a pensar fazer um laguinho la em casa...

o lago nao ira ser muito grande, mas ja tenho um problema.... no sitio onde vai ficar, a meio tem uma estatua da nossa senhora, ou seja o lago é para ser feito a volta.

fazer a escavaçao e tal ainda vai, o problema como separar da terra,.... ja ouvi dizer que ha uma lona boa para isso, que é carote mas boa, e é so po-la e por umas pedras por cima a segurar aquilo e tal...

mas como ao meio tem de ficar a tal estatua surge o problema da lona....

e ai lembrei-me... posso fazer um buraco... meter cascalho e tal e mutilizar cimento ???.... mas penso que o cimento mesmo depois de seco faz mal aos peixes, certo ??? existe algum revestimento ???

para ja sao as duvidas.

Luis

Não vejo empecilho nenhum para a construção do lago por causa da estatua.

Ela poderia ser retirada, construido o lago e ela seria recolocada num pedestal dentro do lago.

Se ela não puder ser removida, é só fazer a escavação em volta da mesma, com o cuidado necessario para que a estatua nào venha a tombar/cair quando desta escavação. Desta forma ficaria uma escavação no formato de uma forma de bolo.

Poderia ser de manta ou concreto á depender de sua opção e valor disponivel á gastar.

Planeje bem a forma do lago para valorizar o local, o lago e colocar a estatua como destaque no mesmo.

Alonso

Publicado:

Luis coloca umas fotos e umas medidas para que a ajuda que te queremos dar seja mais precisa.

lagofilia ecossistemas.

Publicado: (editado)

boas

ca esta a foto... desculpem a demora da mesma.

DSCF2797.jpg

como podem ver, nao tenho medidas, mas nao ira ser nada muito grande...

nao sei ao certo, mas dara para fazer penso que algo com 2 m de comprimento, e ai uns 2 de largura no maximo, mas na hora de almoço a ver se tiro as medidas certas.... é que por baixo da terra andam tubos, para a agua e tal... penso que dara sempre para fazer algo com 50 cm ou 60 de profundidade...

vou ter de fazer um canto para tentar fazer uma especie de cascata, logo terei de comprar uma bomba... nao sei como fazer o filtro.... ou melhor tenho uma ideia que vou passar para o paint ou assim e depois coloco aqui....

fora isso, vou querer por algumas plantas, vai levar carpas.... e tem de levar rede por cima ou assim se nao o meu boby vai la :P

o problema inicial... é mesmo como seprar a terra da agua, ja vi na net, lona apenas, mas dizem ser cara... ja vi outros que me parece cimento normal, ja vi tambem lona depois por cima uma especie de cimento e depois revestimento.... nao sei ate que ponto mas se calhar o cimento saia mais barato, e mais seguro para colocar a volta da estatua para nao ruir....

Editado por Luis Alves
Publicado:

Quais as medidas axactas do local.

Queres manter aquela sebe?

O meu conselho é tirar.

lagofilia ecossistemas.

Publicado:
Quais as medidas axactas do local.

Queres manter aquela sebe?

O meu conselho é tirar.

boas

a volta?

sim era para manter....

nao cheguei a medir... mas penso que ai uns 4/5 metros de comprimento x 2/3 de largura

mas nao quero nem posso ou devo utilizar tudo ;)

Publicado:

Boas,

Assim pela dimensão da foto, se tens 2 m de uma lado podes chegar practicamente aos 4 m do outro, tubos de água (embora não conheça o local) se os houver serão de rega e é relativamente fácil deslocá-los. O cimento e a tinta especifica para piscinas deve ser o mais barato, existe também um tipo de tela, que não passa de plástico grosso que se for bem seguro nas margens faz o trabalho, é utilizado nas estradas para impedir o enroncamento de se misturar com o subsolo, é capaz de ficar bem mais barato.

Quanto á Nossa Senhora já tens um projecto abençoado

Cumps

Vitor Ramos

Publicado:

Luis pega numa fita e num papel e dezenha a area para teres a certeza do que tens porque 4 não é o mesmo de 5

Atenção que na minha opinião essa profundidade para a zona onde moras perece ser pouca, porque a area e o volume de agua são pucos.

lagofilia ecossistemas.

Publicado:

Luiz

Estude a possibilidade de fazer o lago da forma de um trevo de 4 folhas.

Numa das folhas colocaria a cascata. A Santa ficaria no centro.

Acredito que a Santa possa ser retirada para proteçào da mesma e colocada de volta quando da conclusão do lago.

Faça o projeto que vai facilitar a sua escolha da forma e dimensão do lago.

Pense em ter uma das folhas com uma profundidade maior se aceitar esta opinião de forma. Cada folha poderia ter uma profundidade.

Alonso

Publicado:

boas

as medidas do jardim completo sao:

5.10 m de comprimento e 3.30 m de largura

o lago esta em fase de planeamento, mas vai ter de um lado mais de 70cm de profundidade, estava a pensar em algo como 1 metro no minimo, na parte mais baixa coisa de sei la uns 50 cm ou 60cm ....

estou a estudar a forma de fazer de um lado especie de um quadrado sem a parte da frente para depois por especie de uma ''porta'' e fazer ai especie de uma sump, com uma bomba a enviar agua para a cascata.

estive a ver alguns preços de lona... e encontrei aqui um horto que tem uma propria para lagos em que o preço é 5 euros e pico.... salvo erro o metro quadrado.... e tipo se trouxe-se 1 metro de largura de lona, podia abri-la porque ela tem 6 metros....

e estive a procura no catalugo da weber e encontrei isto.... nao sei preços

sera que algum destes produtos serve para revestir:

Weber.dry fondo

http://www.weber.com.pt/uploads/media/8535_img.pdf

Weber.dry kg

http://www.weber.com.pt/uploads/media/10191_img.pdf

Publicado:

Luis desculpa mas a tua descrição está uma especié confusa do tipo complicada.

Pelo menos eu não entendi bem que lago é esse.

Podes fazer um dezenho?

Ajudava-te a ti na execução e a nós para te podermos ajudar.

lagofilia ecossistemas.

Publicado:

boas

tirei uma foto de cima e editei +/- como tenho em mente....

DSCF2801.jpg

as linhas tracejadas é o limite do lago

as ''formas'' vermelhas nos cantos e onde penso fazer as zonas mais fundas porque é onde bate o pouco sol .... 1 metro +/-

a zona azul penso em 80 cm +/- o restante vai variar entre 50 cm e os 80cm ....

aquele ''quadrado'' perto do azul é onde penso colocar a cascata.... e ao mesmo tempo por baixo da cascata fazer ali uma ''caixa'' com divisorias para fazer de filtro.... meto a bomba e a mangueira a mandar a agua para cima....

é mais ou menos isto.....

resumindo uma coisa, nao muito grande, apenas para manter uns peixinhos, nao quer dizer que tenham de ser carpas .... e barata no fundo....

eplas minhas contas:

- abrir o buraco serei eu

- cimento normal 35kg = 4.50 euros o meu pai diz que 1 deve chegar mas faço contas a 2 = 9.00 euros

- cimento para dar por cima para manter agua potavel e nao fazer mal aos bichos 25kg = 25 euros 1 saco

para fazer a obra digamos a volta dos 30 euros, depois mais a bomba para o filtro....

as pedras para colocar a volta devo ir busca-las a um rio.... plantas devo comprar algumas.... e depois os peixes....

Publicado:

Não te esqueças da areia para misturar no cimento e a brita....isto para ficar sólido...algum ferro também.....hummm.....pensa bem antes de começares....

Publicado:
Não te esqueças da areia para misturar no cimento e a brita....isto para ficar sólido...algum ferro também.....hummm.....pensa bem antes de começares....

boas

sim sim nao estava a fazer contas a isso, mas acho que tambem nao é por ai....

estou a ver se convenso a começar no mes que vem a 1ª fase que é abrir o buraco e meter a massa.... depois deixo o cimento secar ai o resto do mes e depois passo para o passo seguinte....

penso que talvez com 25 euros para a 1ª fase faço a festa.... nao ???

Publicado:

Olá Luis

Quero desde já felicitar-te pelo projecto que queres levar avante.

Um lago com peixes, carpas ou outro tipo de peixes fica sempre bem em qualquer lado, para

alem disso é relaxante, podemos passar horas a olhar para eles.

Tens tudo o que necessitas para fazer um lago bonito, um bom projecto, um local exceptional.

Força com essa tua ideia que é magnifica.

O unico contra que eu penso que haja é nas contas que estás a fazer, eu penso que vais gastar mais.

Mas como vais ser tu a faze-lo, já vais poupar na mão de obra, que é o mais caro de todas as obras.

Força com isso.

Publicado:

Luis, o que aconteceu á primeira ideia de fazer o lago em tela?

Na minha opinião devias manter a ideia original da tela porque tens mais possibilidade de usar a criatividade e é mais seguro.

Não sei se sabes mas esse tanque de cimento que projectas-te com 1 m de prof. se não for feito com uma parede de betão ou em blocos bem rebocados e bem impremeabizados com um bom material, vai partir ou vazar e depois acabas por desistir ou gastar o dinheiro duas vezes.

Uma ultima pergunta.

O filtro vais ser tu a fazer?

Já tens algum projecto?

lagofilia ecossistemas.

Publicado:
Luis, o que aconteceu á primeira ideia de fazer o lago em tela?

Na minha opinião devias manter a ideia original da tela porque tens mais possibilidade de usar a criatividade e é mais seguro.

Não sei se sabes mas esse tanque de cimento que projectas-te com 1 m de prof. se não for feito com uma parede de betão ou em blocos bem rebocados e bem impremeabizados com um bom material, vai partir ou vazar e depois acabas por desistir ou gastar o dinheiro duas vezes.

Uma ultima pergunta.

O filtro vais ser tu a fazer?

Já tens algum projecto?

boas

a tela.... bem a tela....

onde procurei disseram-me que fica a volta de 5 euros e pico o metro quadrado... mas que tipo... o comprimento da tela é 6 metros, depois tenho de ver é a largura que quero.... pode ser 1 metro ou mais... que depois chegando a casa posso abrir e fico com 1 metro de largura e 6 de comprimento.... mas tipo ja nao me lembro muito bem mas 1 metro quadrado é metro por metro, certo ???

se assim for se nao me engano tenho de pagar 6x1 pois ela tem sempre os 6m de comprimento, certo ???

criatividade como ??? so se for dar mais forma ao lago, mas tambem o espaço nao é muito, se dou um formato diferente de um lado no outro nao tenho muito espaço para dar para ter o mesmo volume de agua....

sim eu sei disso o ''muro'' teria de ser reforçado, mas para prevenir um bocado isso, isso fazer as ''paredes'' inclinadas, tipo sempre a descer....

sim o filtro vou ser eu que o vou fazer, e ja tenho algo em mente sim.... vou comprar uma bomba, pegar num bidao fazer uns furos em baixo.... meter materias filtrantes e a bomba com uma mangueira a mandar agua para cima, onde tera a cascata que nao sera muito alta....

vai ser um filtro simples, e nao vou usar UV para ja pois mesmo no verao bate pouco sol na zona, para nao dizer quase nenhum.... e posso sempre experimentar primeiro assim....

abraço

ideias ??? :busted_red:

Publicado:
Eu penso que para calcular a medida da tela usamos esta formula:

larg. + ( 2Xprof.) X comp. + ( 2X prof.)

Por isso com essa medida de tela o teu lago talvez fique um pouco pequeno.

Se a formula não estiver corecta digam.

Para comprar a tela tens de usar a formula.

Eu aqui arranjo-te a tela e a protecção de tela por 6.00 € o metro mas tem de se enquadrar nas medidas dos rolos.

lagofilia ecossistemas.

Publicado:
Para comprar a tela tens de usar a formula.

Eu aqui arranjo-te a tela e a protecção de tela por 6.00 € o metro mas tem de se enquadrar nas medidas dos rolos.

boas

protecçao da tela ???

isso é para por por baixo da tela para prevenir que rasgue ou assim, certo ???