ze_p Publicado Fevereiro 2, 2009 Publicado Fevereiro 2, 2009 Boa noite. tou com uma grande confusão na cabeça sobre PH KH e GH Bom é o seguinte infelizmente aconteceu uma desgraça.fiz uma tpa de 50% no meu aqua pq tava com uns 45 a 50 ppm de nitratos mas o pior é que a agua da torneira decidiu, sem avisar ninguém, mudar os parametros (antes Ph 6.8 kh 4 ou 5 e gh +-3) agora ( ph 6 ou menos o teste so tem ate 6; kh a 2.5 ou 3 e gh 4) e no dia seguinte vi que morreram os camaroes todos menos +-3 (tinha uns 30); 3neons falsos 4 tretas silvers 3neons; dps BUM amonia subio bue( ainda por cima tinha lavado a ceramica, com agua do aqua). Agora só tenho 2 cardinais 1 octo e 2 discos que tinha comprado á menos de 5 dias e agr nem sei se vão sobreviver não comem e um anda a rodopiar de vez em quando e ate salta do aqua ( o que vale é que é fechado se não.. Agr vou fzr tpa tds os dias 10% com bacteria viva para baixar a amonia. aqua de 60l Ph (Hj de manha 6.5 a noite 7.1) Kh 3 Gh 4 ou 5 tem co2 com teste a indicar ok nitratos 25 (sai da torneira a 20 e 25 ppm) 2trocos pequenos e muitas plantas Agr a minha duvida é o seguinte já tive pesquisar e ando baralhado com ph e kh Queria iniciarme com discos e gostava que a agua andasse nos 6.5 e 6.8 de ph É que antigamente o meu aqua andava sempre nos +-7.1 e não baixava por nada só se metesse muito co2 o que dps fazia mal aos peixes; tipo qd acabava de fzr tpa baixava para os 6.9+- mas no dia seguinte ja tava nos 7 e o kh andava sp nos 6 O que posso fazer para que o kh seja alto(7) pra manter o ph estavel e que o aqua tenha ph de 6.5 (é possivel)? Outro promenor quando faço teste de ph ele marca 6.8 nos primeiros segundos dps passado um minuto fica nos +-7.1 e dps de umas horas passa par uns 8 e tal isso acontesse porquê? Citar
z3r0_ Publicado: Fevereiro 2, 2009 Publicado: Fevereiro 2, 2009 Coloca o setup completo do aquário! Não tens nada dentro do aquário que fará subir o pH tipo conhas ou até o próprio areão? Alguém chegará para te ajudar! Cumprimentos! Citar
ze_p Publicado: Fevereiro 2, 2009 Autor Publicado: Fevereiro 2, 2009 Setup que falta areao chisto preto e silica branca plantas: "cuba" musgo java feto java anubia 2 tipos de relva 1 vermelha 1 de crescimento +- rapido peixes 1octo 2 discos 2 cardinais +-3 reds temp a +-30º filto espoja lã da sera ceramica da sera co2 caseiro iluminação +-45w 9hrs por dia aqua com 1 ano Citar
Jorge Oliveira Publicado: Fevereiro 2, 2009 Publicado: Fevereiro 2, 2009 Então imagina a minha sorte que me sai 50ppm de nitratos da torneira.Acho que mataste a colónia de bactérias,digo isso devido ao pico de amónia ou então ciclo mal feito.É que não dizes á quanto tempo tens o aquário montado.Essa variação brusca,aliás brutal mesmo de 6.8 para <6 no pH pode muito bem ter sido a causa dessas mortes todas mas não explica a subida da amónia que é isso que me está a preocupar.Fizeste a TPA com água directa da torneira,com ou sem condicionador?A que temperatura tens o aquário?A que temperatura meteste a água?Os discos além da brusca variação do pH podem ter bem sentido essa mudança de temperatura.Em discus isso é fundamental esses 2 factores,pH e temperatura aquando a TPA.Se gostas de discus tenta andar com o pH perto dos 6 ou 6 e pouco.Fiquei algo confundido com esses testes ao pH.Fizeste após a TPA ?Não se deve fazer após a TPA mas sim passado umas 3h ou então no dia seguinte.Se sai na torneira a <6 como pode ir aos 8?Só se tiveres algo calcário no aquário,é que com troncos e CO2 não devia acontecer isso.Eu tirava era o CO2 e oxigenava bem a água com uma bomba de ar a ver se os discus melhoram. Assim que respondas a isso tudo tanto eu como qualquer outra pessoa pode ajudar-te melhor. Citar O meu feedback
Piteu Publicado: Fevereiro 2, 2009 Publicado: Fevereiro 2, 2009 Basicamente está aqui tudo. tenta fazer tudo com calma passo a passo para não cometeres nenhum erro já que os discus são muito frágeis Abraço;) Citar Visita o meu Aquário e dá a tua sugestão para melhora-lo
Jorge Oliveira Publicado: Fevereiro 2, 2009 Publicado: Fevereiro 2, 2009 Depois diz-me só se acrescentas os discus ou algo mais.É que eles são uns verdadeiros "porcalhões" e o filtro (que filtro??) podia não estar preparado para eles. Citar O meu feedback
ze_p Publicado: Fevereiro 2, 2009 Autor Publicado: Fevereiro 2, 2009 Então imagina a minha sorte que me sai 50ppm de nitratos da torneira.Acho que mataste a colónia de bactérias,digo isso devido ao pico de amónia ou então ciclo mal feito.É que não dizes á quanto tempo tens o aquário montado.Essa variação brusca,aliás brutal mesmo de 6.8 para <6 no pH pode muito bem ter sido a causa dessas mortes todas mas não explica a subida da amónia que é isso que me está a preocupar.Fizeste a TPA com água directa da torneira,com ou sem condicionador?A que temperatura tens o aquário?A que temperatura meteste a água?Os discos além da brusca variação do pH podem ter bem sentido essa mudança de temperatura.Em discus isso é fundamental esses 2 factores,pH e temperatura aquando a TPA.Se gostas de discus tenta andar com o pH perto dos 6 ou 6 e pouco.Fiquei algo confundido com esses testes ao pH.Fizeste após a TPA ?Não se deve fazer após a TPA mas sim passado umas 3h ou então no dia seguinte.Se sai na torneira a <6 como pode ir aos 8?Só se tiveres algo calcário no aquário,é que com troncos e CO2 não devia acontecer isso.Eu tirava era o CO2 e oxigenava bem a água com uma bomba de ar a ver se os discus melhoram.Assim que respondas a isso tudo tanto eu como qualquer outra pessoa pode ajudar-te melhor. Temp 30º aqua montado a um ano tpa com condicionador da sera meti a agua +- á mesma temp na questao dos ph vou explicar mlhr antigamente no aqua tinha 7.1 e na torneira saia a 6.8 ontem na torneira 6 ou menos Fiz tpa ontem as 16hr medi o ph hj as 9hr (no momento em que vi uma data de mortes) e medi 6.5 dps as 19hr e tava +-7.1 Tive a uns 8 meses atras areao calcario mas tive de o tirar por causa que o ph do aqua andava nos 7.5 a 8 agr nao tenho nada calcario axam que metendo trufa me baixava o ph sem fzr mal as plantas ou ao kh? Citar
ze_p Publicado: Fevereiro 2, 2009 Autor Publicado: Fevereiro 2, 2009 Depois diz-me só se acrescentas os discus ou algo mais.É que eles são uns verdadeiros "porcalhões" e o filtro (que filtro??) podia não estar preparado para eles. o filtro é o que trazia o aqua agarrado ao vidro detrás; marca do aqua "aquatlantis se meter bomba de agua nao me vai subir muito o ph? Citar
Piteu Publicado: Fevereiro 2, 2009 Publicado: Fevereiro 2, 2009 certeza que meteste a agua e ficou a mesma temperatura que estava? o ph desceu muito logo poderá ser um dos factores mas se a amónia voltou terás que fazer de novo o ciclo como o Jorge disse o filtro terá que ter bactérias etc... sei que há agora um produto que em 24horas fica o ciclo feito mas não me lembro o nome vou pesquisar e se achar meto aqui o nome;) Esperares muito tempo poderá levar a morte de outros e não queremos isso. Citar Visita o meu Aquário e dá a tua sugestão para melhora-lo
Piteu Publicado: Fevereiro 2, 2009 Publicado: Fevereiro 2, 2009 Boas não achei bem o que procurava mas achei este que tem o mesmo efeito. produto novo(amónia) Citar Visita o meu Aquário e dá a tua sugestão para melhora-lo
Jorge Oliveira Publicado: Fevereiro 2, 2009 Publicado: Fevereiro 2, 2009 Temp 30ºaqua montado a um ano tpa com condicionador da sera meti a agua +- á mesma temp na questao dos ph vou explicar mlhr antigamente no aqua tinha 7.1 e na torneira saia a 6.8 Obviamente tens algo calcário no aquário.Se com troncos e CO2 como te pode subir o pH ?Ele tem tendência a descer mesmo sem o CO2 e troncos,pouco mas desce e não sobe como te acontece.Mais ou menos á mesma temperatura como assim?Verificaste no aquário se desceu dos 30 para 27 ou 26º por exemplo ou se se manteve nos 30º ? ontem na torneira 6 ou menosFiz tpa ontem as 16hr medi o ph hj as 9hr (no momento em que vi uma data de mortes) e medi 6.5 dps as 19hr e tava +-7.1 Tive a uns 8 meses atras areao calcario mas tive de o tirar por causa que o ph do aqua andava nos 7.5 a 8 agr nao tenho nada calcario axam que metendo trufa me baixava o ph sem fzr mal as plantas ou ao kh? Novamente o pH a subir,o que é sinal que tens ai algo calcário.Eu para já parava o CO2,já tens os peixes mal e o CO2 não os deve ajudar em nada.Mete antes uma bomba de ar. Citar O meu feedback
ze_p Publicado: Fevereiro 3, 2009 Autor Publicado: Fevereiro 3, 2009 Obviamente tens algo calcário no aquário.Se com troncos e CO2 como te pode subir o pH ?Ele tem tendência a descer mesmo sem o CO2 e troncos,pouco mas desce e não sobe como te acontece.Mais ou menos á mesma temperatura como assim?Verificaste no aquário se desceu dos 30 para 27 ou 26º por exemplo ou se se manteve nos 30º ? Novamente o pH a subir,o que é sinal que tens ai algo calcário.Eu para já parava o CO2,já tens os peixes mal e o CO2 não os deve ajudar em nada.Mete antes uma bomba de ar. A temp nao saiu dos 30º Hj a situação de manha foi ph +-7.1 e +-0.5 de amonia agr ph +-7.6 e amonia +-0.5 mas a caminhar mais pro 0.25 isto de subir o ph é que é uma porra porque tirei td o que tinha de calcario no aqua nao faço ideia como pode subir tanto ate fiz o teste de vinagre no areao que tinha e nao acusou calcario vou agr fzr tpa de 10% e meto http://www.aquariumpharm.com/Products/Prod...px?ProductID=44 Dps vou fazer uma esperiencia que é ver se a agua da torneira muda o ph passado algumas hrs como faz o meu aqua (ou é uma esperiencia parva) Citar
Paulo A Santos Publicado: Fevereiro 3, 2009 Publicado: Fevereiro 3, 2009 Ola Ze Podes meter uma foto ou explicar como tens a agua a sair do filtro para dentro da coluna de agua? Citar "Muralhas" - "Profundezas"
ze_p Publicado: Fevereiro 3, 2009 Autor Publicado: Fevereiro 3, 2009 foto do aqua á um ano e tal a traz e o esquema: Citar
ze_p Publicado: Fevereiro 4, 2009 Autor Publicado: Fevereiro 4, 2009 (editado) Bom dia fiz a esperiencia e aconteceu o que eu esperava agua da torneira com 1 minuto em repouso o ph mede 6 com 1 hr mede 6.5 com 5hr mede 7,1 e com 14 hr mede +-7,8 logo penso que a agua que sai da torneira é calcaria, como posso baixar o ph da torneira para meter a agua por volta dos 6.5 ? Editado Fevereiro 4, 2009 por ze_p Citar
Piteu Publicado: Fevereiro 4, 2009 Publicado: Fevereiro 4, 2009 olha não metas da torneira compra garrafões de agua poupas mais. Abraço;) Citar Visita o meu Aquário e dá a tua sugestão para melhora-lo
ze_p Publicado: Fevereiro 6, 2009 Autor Publicado: Fevereiro 6, 2009 (editado) Ja fiz isso uma vez e nao sei se poupo gastava 10euros por mês e da um bocado de trabalho tar a ir sp comprar garrafoes. Não existe outra maneira? Editado Fevereiro 6, 2009 por David Cabete Citar
npinto Publicado: Fevereiro 6, 2009 Publicado: Fevereiro 6, 2009 Se tiveres uma fonte perto, podes medir os parametros da agua a ver se sao melhores que a da torneira. Outra hipotese é adquirires um aparelho de osmose inversa. Cumprimentos Citar N.A.D.A. - NÚCLEO DE AQUARIOFILIA DO DISTRITO DE AVEIRO!
Piteu Publicado: Fevereiro 6, 2009 Publicado: Fevereiro 6, 2009 poupas sim porque o dinheiro que vais estar a dar para baixar o ph da agua poupas nas garrafas de agua;) Citar Visita o meu Aquário e dá a tua sugestão para melhora-lo
Jorge Oliveira Publicado: Fevereiro 6, 2009 Publicado: Fevereiro 6, 2009 Diz-me uma coisa que eu não estou a perceber.Como é possivel o pH subir sem qualquer influência ?Pela tua lógica anda pelos tubos da casa com 6 e depois metes no copo e sobe ?Desculpa mas existe algo de errado ai. Citar O meu feedback
npinto Publicado: Fevereiro 6, 2009 Publicado: Fevereiro 6, 2009 O pH pode alterar quando alguns gases dissolvidos escapam ou sao absorvidos pela agua. Embora ache estranho, pode acontecer. Quimicamente é possível. (lembra-te do efeito que o CO2 tem no pH da água) Citar N.A.D.A. - NÚCLEO DE AQUARIOFILIA DO DISTRITO DE AVEIRO!
Jorge Oliveira Publicado: Fevereiro 6, 2009 Publicado: Fevereiro 6, 2009 Pelo que ele diz é medido em copo e não no aquário. Citar O meu feedback
Piteu Publicado: Fevereiro 6, 2009 Publicado: Fevereiro 6, 2009 Boas há muito calcário na agua só que nem todo esta dissolvido é por isso que passado de umas horas a agua sobe o ph. em muitos sítios de Portugal a água que chega a casa não presta como por exemplo a minha aqui de Lisboa vieram cá fazer os testes e a água tinha muito calcário... Citar Visita o meu Aquário e dá a tua sugestão para melhora-lo
ze_p Publicado: Fevereiro 8, 2009 Autor Publicado: Fevereiro 8, 2009 (editado) Para tirar as duvidas do ph eu fiz o seguinte: tirei agua da torneira para um copo dps da agua desse copo fui medindo o ph (marca tetrateste e tb usei o API aquarium pharmaceutic qq coisa assim parecida e os 2 deram o mesmo resultado) Tipo a cor do calcário é azul? é que a minha casa tem as torneiras quase todas com azul no sitio onde sai a agua e ate no ralo da banheira é azul? Acham que eu devia analisar a agua mesmo sendo da companhia? Os discos ainda não morreram .gif' class='bbc_emoticon' alt=';)' /> mas um ta muito escuro e o outro parece que as barbatanas em baixo desapareceram e não os vejo a comer tou com bomba de ar ligada mas as plantas ja sentem falta de co2 será que é possível usar o co2 mesmo tando a usar a bomba?ou o oxigenio anula o co2? usei http://www.sera.de/index.php?id=298&L=5 que é parecido com o que o Piteu me aconselhou axo! agr ando a meter agua do garrafão Editado Fevereiro 8, 2009 por ze_p Citar
Jorge Oliveira Publicado: Fevereiro 8, 2009 Publicado: Fevereiro 8, 2009 Já agora ....ele quer subir o ph e não descer pelos vistos, logo para o PH subir comvem que haja calcário. Errado,ele quer é o pH para perto dos 6 e pouco.Se o tem a 7.1 Discus escuros + sem comer = problemas Ter o CO2 e o O2 isso anula um ao outro.Convém é teres em atenção os discus,essa variação de pH não é nada boa.Podem suportar o pH mas não é o ideal e para o mais essa variação brusca em nada ajuda Citar O meu feedback
Recommended Posts