Mudanças, como fazer!!


Recommended Posts

olá

 

Em breve irei mudar de casa, e como tal tenho transportar os akuas!!

 

Não são os akuas mais pequenos que me preocupam. O akua que me preocupa é o de 240 lts, que tem 5 discus, entre eles um casal que não tem parado as posturas.

 

Pedi "orçamento" a duas lojas, para transporte dos peixes e da agua e ficou fora de questão optar por estes serviços. É mesmo mto caro, dai que terei de ser eu a fazê-lo.

 

Assim, gostaria de ter algumas sugestões vossas, afim dos possiveis transtornos para os peixitos serem os menores possiveis!

 

 

tks

Maria :(

Everything that happens has a reason behind

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No teu lugar fazia da seguinte maneira:

- Mudaria todos os peixes para um aquario pequeno com a agua do aquario

- Mudava o aquario de 240 Litros,tentando aproveitar a agua e os filtros ja ciclados(garrafoes, jerrican tudo o que tiveres para armazenar agua, e so depois de tudo montado é que colocaria la os discos de novo.

Acho que é a maneira mais eficaz e menos stressante de o fazer.

 

Depois o transporte mesmo dos peixes é o normal... sacos grandes e com mto Oxigenio e com agua do aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Maria,

 

Concordo plenamente com as dicas do colega Baboon. Penso ser a melhor maneira de fazeres essa mudança, devo no entanto acrescentar que quando mudares o aqua principal e depois de colocada a àgua que guardaste do mesmo deves esperar pelo menos umas horas até que o filtro dê varias voltas à agua e verifica os valores da mesma antes da colocação dos peixes.

 

 

Cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

No mes passado passei por isso. Vou -te relatar o que eu fiz.

 

Tirei a maioria do areao e das plantas ainda com os peixes lá dentro.

 

Tirei a maioria da agua, guardando uma grande parte em bidons.

 

pesquei os discos e os outros peixes para uma daquela caixas termicas, do tipo de por bebida, cheia com agua do aquario. O transporte de todos os peixes foi feito nessa caixa.

 

Esvasiei o resto do aquario e tirei o restante do areao.

 

transportei o aquario e coloquei no sitio, já limpo

 

meti a agua que tinha trasido dentro do aquario, bombas e termostato

 

passado pouco tempo pus os peixes.

 

Nenhuma baixa.

 

Ps. meu aquario tem 300lts

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Eu vou ser um pouco mais preciso e exigente. É de discos que estamos a falar...

 

Arranja uma caixa de esferovite daquelas das importações de peixes, e sacos grandes.

Compra um condicionador anti-stress com ginseng (não sei marcas, anti-cloro com 5 acções serve)

Deixa os peixes 3 dias sem comer.

Limpa os filtros 3 dias antes e faz uma muda de água parcial.

No dia da muda, retira a água dos filtros e deixa-os ao ar;

Coloca os peixes nos sacos e caixa com o produto condicionador na água 3x a dose recomendada e fecha a caixa de esferovite para não entrar luz;

Aproveita 50% da água se possivel, em garrafões, etc,

Retira o que puderes do aquário - toda a água, está claro - se ouver plantas deixa o areão em seco para arejar e muda o aquário.

 

Coloca o aquário no novo local e decorações caso existam; enche de água velha, 50% nova (nem que seja mineral ph baixo); põe os filtros a funcionar e deixa a temperatura chegar aos 23º;

 

Coloca os peixes do saco e aproveita o anti-cloro introduzido; mantem o ph inicial de qq forma.

 

Espera 72 horas para lhes dar de comer;

 

coloca tudo como estava, a mínima alteração vai provocar stress e re-ambientação.

 

Espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá amigo,

 

o mais importante numa mudança é evitar que as bactéria dos filtros morram, e aproveitar o maior número de litros de água que conseguires, mas tenta não deixar morrer as bactérias dos filtros, se os filtros ficarem intactos tens muito mais probablidades de não te morrer nenhum peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vais mudar de onde para onde?

E mais importante quanto tempo demora a viagem deste sair de casa, viagem e entrar na outra casa?

 

Se quizer ajuda, posso ajudar. É questão de combinar :(

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.