sofia tavares Publicado Fevereiro 1, 2009 Publicado Fevereiro 1, 2009 existe alguma maneira de tirar uma praga de caracois do aquario ( uns 30 mini caracois em 30 litros ) sem ser usar produtos na água? alguma comida que eles se metam todos em cima da comida? obg Citar
William Publicado: Fevereiro 1, 2009 Publicado: Fevereiro 1, 2009 Boas, a melhor solução seria colocares um Botia mas em 30l é pra esquecer! tenta uma folha de alface com as luzes apagadas, passado algumas horas é so retirar com os caracois que lá estão agarrados Citar
Diogo Rolo Publicado: Fevereiro 1, 2009 Publicado: Fevereiro 1, 2009 Eu tive uma praga de caracóis à coisa de uns meses e o que fiz para controlar essa praga foi simplesmente apanha-los a mão sempre que os visse. Obviamente que mesmo que removas todos os caracóis eles porventura já teriam posto ovos portanto é um pouco trabalhoso. No entanto tens sempre a recompensa de não teres de usar químicos no aquário. Podes também comprar peixes que se divirtam a comer caracóis mas para mim isso não dava pois já tinha o aquário no limite da população. O resultado do meu trabalho foi que agora quase não tenho caracóis Aparecem-me uns 2 ou 3(pequenos) por de quinze em quinze dias que eu removo. Citar
Rabaca Publicado: Fevereiro 2, 2009 Publicado: Fevereiro 2, 2009 tens sempre uns cracois que sao as Anentome Helenas Citar
Piteu Publicado: Fevereiro 2, 2009 Publicado: Fevereiro 2, 2009 deixa uma folha de alface durante a noite quando te levantares retira-a deverão estar la uma boa parte ou então vai tirando a mão ter caracóis assim até é bom para teres um ecossistema equilibrado;) Citar Visita o meu Aquário e dá a tua sugestão para melhora-lo
Jorge Oliveira Publicado: Fevereiro 2, 2009 Publicado: Fevereiro 2, 2009 Já te perguntaste porque aparecem e se reproduzem tão rápido? Menos comida será uma excelente solução para acabar com eles. Citar O meu feedback
alex_pereira84 Publicado: Fevereiro 3, 2009 Publicado: Fevereiro 3, 2009 A ideia da folha de alface é mt eficaz mas aconcelho a ferver-la antes poix podem ter quimicos profenientes do seu cultivo, alem de k a folha é rija e os caracois pegam melhor nas folhas moles. A hipotese de comprares, por exemplo uma botia, resulta mas impossibilita k tenhas invertebrados no futuro. Boa sorte :D Citar ......Variedades dos tipos de caudas de BETTAS......
William Publicado: Fevereiro 3, 2009 Publicado: Fevereiro 3, 2009 (editado) Um botia em 30l !?!?!? "tenham" atenção com o que dizem sff.... Editado Fevereiro 3, 2009 por William Citar
Mário Publicado: Fevereiro 3, 2009 Publicado: Fevereiro 3, 2009 Realmente não percebo qual o problema de tanta gente com os caracois. O pessoal vê 1 ou 2 entra em panico. Eu no meus aquários não me preocupo com eles, são habitantes como quaisquer outros e têm o seu lugar no aquário. Se começarem a ser demais, simplesmente dou menos comida aos peixes durante uns dias e utilizo alguns que vou apanhando para complementar a refeição (esmagados claro) e consigo manter a população controlada. Mais uma vez, julgo que o pessoal erradamente tenta achar uma solução rápida em vez de pensar na verdadeira causa. 1 Abraço Citar
npinto Publicado: Fevereiro 3, 2009 Publicado: Fevereiro 3, 2009 Subscrevo a 100% a resposta do Mário. Para mim os caracois já pertencem à familia. São um elemento essencial da equipa de limpeza. Nunca tive uma invasão mas, como já foi referido, tentem descobrir 1º o que causou o desequilibrio e corrigir. Cumprimentos Citar N.A.D.A. - NÚCLEO DE AQUARIOFILIA DO DISTRITO DE AVEIRO!
Diogo Rolo Publicado: Fevereiro 3, 2009 Publicado: Fevereiro 3, 2009 Realmente não percebo qual o problema de tanta gente com os caracois.O pessoal vê 1 ou 2 entra em panico. Eu no meus aquários não me preocupo com eles, são habitantes como quaisquer outros e têm o seu lugar no aquário. Se começarem a ser demais, simplesmente dou menos comida aos peixes durante uns dias e utilizo alguns que vou apanhando para complementar a refeição (esmagados claro) e consigo manter a população controlada. Mais uma vez, julgo que o pessoal erradamente tenta achar uma solução rápida em vez de pensar na verdadeira causa. 1 Abraço Sim, o pior que pode mesmo acontecer é ficares sem plantas pois os caracóis as comeram... Citar
npinto Publicado: Fevereiro 3, 2009 Publicado: Fevereiro 3, 2009 Que especie de caracois voces arranjam? os meus nao tocam nas plantas, deve ser por causa de existirem algas para eles de banquetearem primeiro ehehhehe Ou entao tenho sorte pois tenho o aquario cheio de caracois e plantas e nao vejo sinal plantas comidas... Citar N.A.D.A. - NÚCLEO DE AQUARIOFILIA DO DISTRITO DE AVEIRO!
Luisa Fonseca Publicado: Fevereiro 3, 2009 Publicado: Fevereiro 3, 2009 Tenho 2 tipos de caracóis diferentes nos meus aquários, em contrapartida não tenho algas nem folhas estragadas, além disso, posso mimar os peixitos de vez em quando com umas "sobremesas". Quando acho que já são poucos... espero uns tempos ponho mais comida e aparecem logo montes deles, uma maravilha! E não, nunca me comeram as plantas saudáveis! Adoro os meus caracóis "praga", ajudam-me imenso! Luisa Fonseca Citar
Mário Publicado: Fevereiro 3, 2009 Publicado: Fevereiro 3, 2009 Tenho alguns 3 tipos diferentes de caracois "praga" no meu aquário para além das Ampulárias, Neritinas e Planorbis e nunca vi nenhum a tocar nas plantas. Já nas algas e nos restos de comida... 1 Abraço Citar
Piteu Publicado: Fevereiro 3, 2009 Publicado: Fevereiro 3, 2009 eu tenho ampulárias e planorbis e a única coisa que vejo é os planorbis a limparem as folhas todas nunca havendo algas lol... Citar Visita o meu Aquário e dá a tua sugestão para melhora-lo
alcaide Publicado: Fevereiro 3, 2009 Publicado: Fevereiro 3, 2009 Tenho alguns 3 tipos diferentes de caracois "praga" (...)Planorbis (...) São pragas?? são bem fáceis de controlar, já as physas.... Eu tenho vários tipos de caracóis controlados e não tocam nas plantas, a não ser para as limparem.... Citar ALCAIDE
Diogo Rolo Publicado: Fevereiro 3, 2009 Publicado: Fevereiro 3, 2009 Eu tinha meia dúzia de pés de Alternanthera Cardinalis e foram todos ao ar da noite para o dia (literalmente) por causa desses bichinhos... Citar
Mário Publicado: Fevereiro 3, 2009 Publicado: Fevereiro 3, 2009 São pragas?? são bem fáceis de controlar, já as physas.... Eu tenho vários tipos de caracóis controlados e não tocam nas plantas, a não ser para as limparem.... Olá Não percebeste aquilo que eu quis dizer. Para além das Ampulárias, Neritinas e Planorbis que tenho nos meus aquários e que não são obviamente os caracois denominados de "praga". Tenho outros 3 tipos de caracois diferentes e que são normalmente considerados "praga". Escrevo "praga" dentro de aspas porque apesar de serem assim denominados, não considero essa afirmação uma verdade. Sim, podem-se tornar uma praga se não se tiver cuidado, mas vão sempre existir e fazem parte do aquário. A não ser que tenhas um batalhão de Botias, Puffers e afins... Tenho umas Physas pequenas e quase brancas, tenho outras Physas que ficam enormes (quase do tamanho de berlides) com a carapaça escura e com pintas pretas e tenho uns que parecem uns Planorbis, mas são minusculos e quase transparentes. Todos eles fazem um excelente trabalho em minha opinião. "Caracois praga Rulam..." - Não matem os bichinos... 1 Abraço Citar
Recommended Posts