Recommended Posts

Publicado (editado)

-Decidí juntar uns 20 red's ao meu comunitário e como o fertilizo qeria saber se eles são prejudicados com isso? Pois nao meu aqua comunitário ja a alguns meses que la tenho 2 cardinas japónicas e até agora nada lhes aconteceu.Bem neste momento fertilizo com PLANT NUTRITION liquid todas as semanas(a seguir a TPA) fasso TPA's todas as semanas retirando 15L (aqua de 60L) filtro tem de vazão 700L/h.

Passo a citar as dosagens de uso do fertilizante:

"TROPICA PLANT NUTRITION liquid é adicionada toda semana quando a água é trocada. Um tubo é usado para assegurar uma dosagem precisa. O fertilizante é aumentado na câmara de fertilização por uma única pressão no tubo. Nós recomendamos 5 mL por 50 L água por semana, mas recomendamos isso de acordo com as exigências da planta."

Embora diga "5mL por 50L" eu nem 5mL chego a por , ponho 2 a 3 mL pois alem de o fertilizante ser bastante forte ja começo a ter as famosas Algas castas ou Black Brush/Beard (Rhodophyta) em que uma das causas é o excesso de N, P, Fe.(Alga castanha/Black Brush)

Alguem me pode dar umas dicas ou o que deva fazer? obrigado.

Editado por joaoaraujo
Publicado:

Olá

Os Camarões não morrerem por se utilizar fertilizantes, podem morrer isso sim por excesso de fertilizantes.

Em aquários de camarões, devido à sua sensibilidade devemos ter cuidado com fertilizações, um cuidado muito sério, pois alguns excessos podem ser logo fatais, por isso quando se começa a fertilizar convem começar sempre por quantidades muito inferiores ao normalmente recomendado e se for necessário ir subindo gradualmente.

Pode-se fertilizar aquários de camarões desde que os fertilizantes sejam consumidos pelas plantas. Tens bons exemplos aqui no fórum em aquários por exemplo do André Silvestre.

Publicado:

Ok obrigado, eu falei nisto pois eu usava um fertilizante menos potente assim dizendo antes do recente da tropica.Sendo assim vou continuar a fertilizar normalmente o aqua como o fazia antes ,, esperando a ver o que acontece agora é acabar com as algas .

Publicado:

TROPICA PLANT NUTRITION liquid é um fertilizante de micro nutrientes ( espero não me enganar no que estou a dizer) e por esse facto se não tens substrato fértil, não tens quantidades necessárias de macros nutrientes para o consumo das plantas, que da num excesso de micro que dá em algas... tenta arranjar um fertilizante de macros... e co2

cumps

Cumps
Pedro Silva

Publicado:

Sim tenho substrato fértil ,, sim pesquisei e umas das formas e "instalar" co2 mas neste momento é impossivel.Estou a pensar adquirir Florinmulti da Brigthwell.

Publicado: (editado)

co2 é indispensável para qualquer aqua que seja plantado, ajuda bastante a controlar as algas, promovendo o consumo de nutrientes por parte das plantas... tenta fazer por fermentação... é simples e minimamente eficaz...

cumps

Editado por sarapintas

Cumps
Pedro Silva

• 2 semanas depois...
Publicado:
co2 é indispensável para qualquer aqua que seja plantado, ajuda bastante a controlar as algas, promovendo o consumo de nutrientes por parte das plantas... tenta fazer por fermentação... é simples e minimamente eficaz...

cumps

O CO2 ñ é indispensável num aqua plantado e ñ ajuda a controlar as algas, ajuda sim bastante as plantas no seu crescimento (Dependendo claro das plantas), principalmente quando dispõem de muita luz para a fotossíntese (quanto mais luz houver, mais necessidade de CO2 precisam para este processo).

Quanto ao CO2 de fermentação é sem dúvida simples, económico e em certos aqua eficaz, mas em aquas de invertebrados parece-me que é quase como dar um tiro no escuro, pois ñ é possível controlar a quantidade de CO2 dissolvida na água.

Cumpts

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

• 4 meses depois...
Publicado:

Embora ja tenha algum tempo este topico , encontro-me numa situação identica , embora tenha desistido dos fementos e optado por um simples e eficiente (até agora ) sera C02 tab plus, queria fazer fertilização de k é possivel para invertebrados ?

Confesso que sou um iniciante neste assunto de invertebrados :blush:

Cumprs Filipe Cruz

• 1 mês depois...
Publicado:

Filipe devias abrir um tópico para as tuas dúvidas :animal_fish:

A fertilização É possível em aquários de invertebrados, agora tem que ser feito com moderação e muito cuidado, devemos sempre tentar fertilizar o que as plantas consomem e nunca colocar por excesso que isso é prejudicial aos invertebrados.