Recommended Posts

Publicado

Olá a todos,

estou a preparar um aquário de 100 x 40 x 30, com 120 litros brutos, para criar o meu primeiro plantado.

Espero que me saia bem :rolleyes:

O que eu pretendo saber, se me puderem ajudar, é qual o conjunto de lâmpadas que devo colocar.

Pelo que li aqui pelo forum, poderia colocar a seguinte sequência da frente para trás:

1 x T5 39w 6500K

1 x T5 39w 8000K

1 x T5 39w 4200K

Será que para este aquário não será suficiente a de 6500K + a de 4200K???? :D

Agradeço toda a ajuda/sugestões que me puderem dar.

Publicado:

Viva,

Poderias colocar:

1 x T5 39w 8000K (frente)

1x T5 39w 6500K (meio)

1 x T5 39w 4200K (atrás)

ou:

1 x T5 39w 8000K (frente)

1 x T5 39w 4200K(meio)

1x T5 39w 6500K (atrás)

Será que para este aquário não será suficiente a de 6500K + a de 4200K???? :rolleyes:

Depende do tipo de plantas. Acho que deverias 1º colocar a flora que tens ou que pretendes. De qualquer forma, existe muita coisa escrita a este respeito. Pesquisa primeiro .... :D

Arlindo

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Publicado:

devias começar primeiro com lâmpadas simples para aprenderes...e quando ja perceberes disto, então sim, aventurares-te em iluminação composta. Compras lampadas de 5000-6500K que são bastante mais baratas e te fazem igualmente o trabalho. Ao fim de algum tempo vais precisar de substituir lampadas, quando o fizeres ai sim, começas a iluminar como quiseres.

posso-vos dizer que nem 10% das pessoas tira proveito de iluminações complexas, e que a diferença de espectros apenas dá toques finais num layout, não é isto que faz um plantado saudável ou não.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
  • 1 mês depois...
Publicado:

Boas pessoal.

Obrigado a todos pelas dicas. Tive planeado construir uma calha para 3 lâmpadas. Mas numa visita à Avipeixe em Almada, saí com uma calha HSD1000-C debaixo do braço.

Só um à parte, tive um atendimento excelente nessa loja.

Vem com 3 lâmpadas T5 de 39W com 10000K. Penso que é suficeinte para começar.

A flora ainda não está bem definida, mas tenho pensado fazer um tapete de "cuba", colocar blixa japonica e mais algumas que vi que não me lembro os nomes.

Mas antes, tenho de ver muito bem as especificidades de cada planta, pra não fazer estragos.

Publicado: (editado)
Vem com 3 lâmpadas T5 de 39W com 10000K. Penso que é suficeinte para começar.

Dá porque esss lampadas de 10.000k dos chinocas mais parecem lampadas de 5000k! :pompomgirl:

Mas futuramente convém que as troques!

Editado por William
Publicado: (editado)

Também foi o que me aconselharam na loja quando comprei a calha. Na altura de trocar de lâmpadas ponho algo melhor.

Editado por William
quote desnecessário
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!