Recommended Posts

Publicado

Boas,

Sendo um recem chegado à aquarofilia, cerca de 3 meses, após alguma leitura sobre as Neritinas não posso deixar de partilhar e relatar a minha experiência, para que os entendidos no assunto se pronunciem.

Tendo introduzido uma Neritina (por sinal de belíssimo olho azul, vide fotos anexas) à cerca de 1 mês no aqua para "tratar" da saúde às algas,

Neritina%201.jpg

Neritina%202.jpg

na passada semana surgiram-me uma série de bolinhas brancas que me fizeram desconfiar de uma praga (na minha santa ignorância),

Neritina%20ovos.jpg

após consulta da loja onde compro os peixes fiquei descansado quando me disseram que só era a postura na Neritina e que com certeza não iria ter crias. Para minha surpresa passados alguns dias deparo-me com este pequeno, ou melhor minúsculo, ser no vidro do aqua,

Neritina%20Jr%201.jpg

Neritina%20Jr%202.jpg

Ultimamente não tem sido fácil avistá-lo mas anteontem vi-o novamente no vidro.

Visto não ter mais qualquer tipo de caracol no aquário e tendo em conta a fisionomia do Junior, será que é possível ser uma cria da Neritina?

Aguardo Vossos sábios comentários e, independemente da espécie, devo colocá-lo numa maternidade ou mantê-lo à solta? A título de informação, tenho no aqua 1 molly balão, 3 guppies, 6 néons, 1 coridora, 1 pitbull, 1 neritina e 10 reds.

Bjs e abraços,

Publicado:

Esquece... reprodução de neritinas em aquários de água doce é impossível, visto ser necessário água salobra. Esses Caracóis são de outra espécie (muito comuns mas que não recordo-me do nome), e os ovos, infelizmente, vão ficar nesse sítio muito tempo.

Cmpts

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Publicado:

olá

pois... Neritina não é :) antes fosse. Não sei ao certo o nome mas penso ser um daqueles caracóis "praga". Eu pelo menos tenho muitos em dois aquas. E passam facilmente através das plantas (especialmente musgos) de um aqua para o outro.

Mas se for só um nao faz mal nenhum... ajuda na limpeza também!

Se reparares bem a forma da concha deste é mais achatada enquanto que a da Neritina á mais redonda/cónica.

Cumprimentos

Jorge Fernandes ;)

.·´¯`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

`·.¸>«)))º>¸.·´¯`·.¸>«)))º>´¯`·.¸>«)))º>

`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

·.¸>«)))º>.¸.·´¯`·.¸.·´>«)))º>

.·´¯`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

Publicado:

Eu tambem ja encontrei desses caracois no meu aquario e so tenho um tipo de caracol no meu aquario, physia.