Recommended Posts

Publicado (editado)

Este aquario ainda não tem toda a flora. A fauna já está completa.

Setup:

Dimensões: 57cm x 35cm x 30cm (60 litros)

filtro: tetra IN400 e tetra EX400

Iluminação: Hagen power-glo 15W e life-glo 15W

Substrato: fertil (comprei um saco que vendedor me aconselhou (não sei a marca) e cascalho rio medio

Fertilização: Comecei liquida com Nutrafin PlantGro mas a água ficou amarela/esverdeada e parei (talvez por ainda ter poucas plantas para consumir nutrientes)

PH: +-6.5

Nitratos/nitrito:15mg/l / 0mg/l

Flora: Valisneria Gigantea, Feto Java, Lilaeopsis Brasiliensis.

Flora esperada: Elodea, anubia ana, bacopa em tom vermelho, musgo java

Fauna: 1 Betta macho e 2 femeas, 1 ampularia, 2 ancitrus, 4 neons, 2 camarões não identificados, 2 Kuhli

As fotos foram tiradas apenas com a power-glo ligada.

Ver imagens em: Galeria aquario 60 litros

Imagem geral:

gallery_25784_1153_1307660.jpg

Editado por jorge_2461989

Cumprimentos

Jorge Santos

Publicado: (editado)

O aquario tem cerca de 2 meses, mas as L. Brasiliensis só foram postas a semana passada (a valisneria e os fetos estão desde o inicio)

O meu problema é que não consigo tirar fotos de jeito, porque ou a maquina dispara o flash e o aqua fica muito escuro ou então o aqua fica com uma luz muito forte e não se percebe nada. Mudei o modo de foto da maquina e o problema de luz deixou de se fazer sentir mas as fotos ficam desfocadas e a agua parece turva.

Já agora aproveito para tirar uma dúvida:

O aquario parece ter uma agua cristalina normalmente, mas quando lhe faço incidir luz por tras a agua parece cristalina mas a parede de tras do aquario parece ficar meio amarelada. Outra coisa que noto é que quando desligo a power-glo e fico só com a life-glo parece que o aqua fica com muitos tons de verde, mas com a lampada de origem ou com a power glo sozinhas ou em conjunto com a life fica com uma boa cor. Isto é normal?

Cumprimentos

Cumprimentos

Jorge Santos

Publicado:

É. Lê mais sobre espectros de luz.

Não pões foto por a água parecer turva? Posta lá isso.

Publicado: (editado)

Já editei o post inicial deste tópico e acrescentei-lhe as fotos do aquario.

Eu sei que a life-glo tem um grande pico de intensidade no verde e picos no azul e laranja, logo as coisas verdes vão sair realçadas porque vai existir mais radiação de comprimento de onda verde para os objectos verdes reflectirem.

No entanto o tronco não é verde e sim castanho. O castanho não é uma cor que exista no espectro da luz, é formado por composição de reflexão/absorção/emissão de diferentes comprimentos de onda por um corpo. Claro que essa composição pode incluir reflexão de verde. Desta forma, se o verde é realçado eu devia ver uma variação na tonalidade do castanho. No entanto a diferença de intensidade do verde não pode ser tão grande para ele se sobrepor completamente às outras cores reflectidas e eu ver o tronco num tom quase verde puro.

Se o tronco tivesse algas verdes era normal que eu também o visse verde, porque realçava o verde das algas, mas com outro espectro também devia ver as algas, menos evidenciadas mas presentes.

Isto é o que eu penso, mas posso estar errado.

Cumprimentos

Jorge Santos

Publicado:

Pois...nisso também não percebo muito espera por resposta de outros membros, estar-te a dizer asneira mais vale estar calado lol

Abraço

O principal macro da Aquariofilia??? Pah sem duvida PACIENCIA!!!!

A minha nova Montagem, ainda muito verdinha...se gostas comenta!!!!

Publicado:
Este aquario ainda não tem toda a flora. A fauna já está completa.

Setup:

Dimensões: 57cm x 35cm x 30cm (60 litros)

filtro: tetra IN400 e tetra EX400

Iluminação: Hagen power-glo 15W e life-glo 15W

Substrato: fertil (comprei um saco que vendedor me aconselhou (não sei a marca) e cascalho rio medio

Fertilização: Comecei liquida com Nutrafin PlantGro mas a água ficou amarela/esverdeada e parei (talvez por ainda ter poucas plantas para consumir nutrientes)

PH: +-6.5

Nitratos/nitrito:15mg/l / 0mg/l

Flora: Valisneria Gigantea, Feto Java, Lilaeopsis Brasiliensis.

Flora esperada: Elodea, anubia ana, bacopa em tom vermelho, musgo java

Fauna: 1 Betta macho e 2 femeas, 1 ampularia, 2 ancitrus, 4 neons, 2 camarões não identificados, 2 Kuhli

As fotos foram tiradas apenas com a power-glo ligada.

Ver imagens em: Galeria aquario 60 litros

Imagem geral:

gallery_25784_1153_1307660.jpg

O unico defeito que consigo encontrar nesse aqua , na minha opiniao , e esse barco ''afundado'' lol

o meu conselho é sacares isso ai de baixo das profundezas do teu aqua ... e colocares ali umas pedrinhas com musgo de java e umas anubias ;)

Publicado:

Do barco eu até gosto. Quanto às anubias e ao musgo de java estou a pensar em por as anubias no tronco e fazer uma parede de musgo no vidro.

Só tenho aqueles fetos de java grandes para que eles me vão dando rebentos mais pequenos, depois tiro-os. Se repararem no tronco tenho um sitio onde estou a por os novos rebentos dos fetos. A anubia será posta no meio do tronco para que as raizes o cubram e o musgo de java na parede de tras (penduro uma rede plastica com ventosas e o musog cresce nela. Depois estou a pensar tapar o filtro com uma elodea e usar uma bacopa vermelha entre a valisneria e o tronco a fazer contraste.

Cumprimentos

Jorge Santos

Publicado:

fonix , qual é a celindrada desse aquario ?? tem conta kilometros e tudo biggrin

hehehe estou a brincar contigo nao leves a mal :? , epa mas ponderava seriamente tirar essa brincadeira daí de dentro ainda por cima posicionado como esta lol ;)

retirar o barco tambem seria boa opçao e trocar por mais um tronco ou uma pedra mas se gostas ..

fetos , musgos , egerias e sessifloras sao plantas que mantens com facilidade para começar e dar um aspecto mais agradavel ao aquario ;)

Publicado:
fonix , qual é a celindrada desse aquario ?? tem conta kilometros e tudo :?

hehehe estou a brincar contigo nao leves a mal :laugh: , epa mas ponderava seriamente tirar essa brincadeira daí de dentro ainda por cima posicionado como esta lol ;)

retirar o barco tambem seria boa opçao e trocar por mais um tronco ou uma pedra mas se gostas ..

fetos , musgos , egerias e sessifloras sao plantas que mantens com facilidade para começar e dar um aspecto mais agradavel ao aquario ;)

O termometro está ali porque no sitio onde estava tinha umas algas e eu decidi afastá-lo para que a equipa de limpeza limpasse o vidro. Normalmente está colocado na lateral do aquario.

Quanto aos fetos, já tenho alguns e estava a pensar, quando tiver tempo (vida de universitário é tramada nesta altura), colocar musgo de java e elodeas (egeria densa). As sessifloras não conheço mas vou agora pesquisar.

Abraço e obrigado pelas respostas e opiniões

Cumprimentos

Jorge Santos

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!