corydora aeneus


tarasofia

Recommended Posts

Ontem vi auma das minhas coridoras estranha, apanhei-a e reparei que uma das barbatanas laterais estava gravemente danificada, apresentado apenas 1/4 do seu tamanho, a pele da bicha também se apresenta com alterações, está ferida, como que se estivesse infectada, a areá afectada é pequena, parece-me certamente uma doença causada por um fungo bacteria ou protozoário. a ultima ves que a tinha visto nas minhas mãos foi há 2 semanas e estava perfeita...

 

O que posso fazer por ela? hoje fui à pet shop mais proxima (30km), levei-a comigo, mas não souberam adiantar o que possa ser... e so tinham medicamento para combater o ictio.

 

Só segunda terei oportunidade de comprar seja o que for para ela... o que posso fazer por esta minha velhissima peixota? Já a tenho há 12 anos, n gostava que a sua morte fosse assim tão triste :shocked028:

 

 

Lamento mas n tenho uma máquina capaz de fotografar de forma focada a peixinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... está a aprecer o que me parece uma bolinha branca sobre um olho e sobre o corpo... começo a pensar em ictio, de qualquer forma aumentei a temperatura da água... que mais poderei fazer para a aquentar até segunda?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Tens essa corydora à 12 anos? ... se calhar está mesmo a morrer de velhice.

 

Bom, isso que ela tem são fungos e não ictio. Podes curar com azul de metileno, que podes tentar arranjar numa farmacia.

 

Boa sorte,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Luís pela atenção

 

 

Sim tenho-a há esse tempo e não é a única... quando sai de casa para estudar tinha um cardume de umas 7 corys, que herdei de um aqua de uma amiga... fazendo as contas.... dá mesmo os 12 anos.... entretanto neste tempo todo nunca comprei mais corys, fui sofrendo baixas até restarem apenas 3... uma delas morreu no fim do ano passado, e foi quando voltei a comprar corys.... comprei mais 4 pequenitas... a proxima vez que as apanhar vou medi-las... isto se consegui que elas sobrevivam a isto.

 

 

Sendo um fungo, tenho de repor a temperatura à normal? o aumento de temperatura deve acelerar o ciclo e aumentar os esporos, certo?

 

O Azul de metileno, vou agora à farmacia ver se têm, mas como aplico?

 

solução de 1%, sendo 1 gota por cada 5 litros de água?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Não apliques no aquario, senão lá se vão as bacterias...

Põe-as num aquario à parte ou num recipiente a boiar por cima do aquario e administra ai.

 

1 gota por cada 5 litros... ou se não houver melhoras, 2 gotas.

TPAs diarias de 50% e gotas de azul, para repor.

 

Cmprts,

Luis.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado mais uma vez Luís...

 

infelizmente o azul de metileno so chega esta tarde.... 250g de azul de metileno em pó :S vou fazer uma solução de 1% (ou muito proximo disso porque n tenho agua destilada)...

A minha velha tem-se aguentado, a barbatana está irremediavelmente perdida, mas não tem demonstrado piorar, continua activa e a comer bem... tem é um nadar 'esquisito'...

 

Mas tenho outra duvida... eu posso retirara as materias filtrantes do filtro e po-las noutro filtro que esta a funcionar e assim manter as colonias de bacterias vivas? ( isto não fará um contágio do fungo para o outro aqua?)

 

Só uma cory apresenta lesões... mas neste aqua tenho além desta mais 2 corys bronze, 1 beta, 1 beautifolia (acho que é este nome) e alguns neons... faço o tratamento so a doente e espero que os outros não tenham apanhado o fungo ou faço uma aplicação de profilaxia aos resto da pop? Posso retirar peixes deste aqua e colocar noutro? (penso que ao fazer isto. e à semelhança das materias filtrantes devo estar a habilitar-me a fazer um contágio para o outro aqua.

 

Desculpa as duvidas... mas até que tenha mais uma ajuda vou fazer exactamente como recomendou.... um recipiente dentro do aqua e aplicação de azul só a doente.

 

 

obrigada mais uma vez.

 

 

Luisa, as minhas corys são bronzes... e tenho 2 há uma dúzia de anos, e mais 4 pequenotas, há um par de meses... mas por curiosidades fiz uma pesquisa sobre a longevidade desta espécie em aquarios e vi relatos de corys bronze mantidas durante 20 anos!!! Como qualquer pesquisa na net, sem fontes de investigação crediveis, os relatos valem o que valem, mas de qualquer forma mantenho a esperança de continuar com estas duas velhas nos meus aquas mais uns anitos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando se tem azar têm-se e pronto....

....acabaram de md«e telefonar da farmacia a dizer que não conseguem o azul de metileno, que afinal havia um erro no stock e bla bla bla

 

vou começar a procurara medicamentos comerciais para tratar este fungo.... haverá algum especifico?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando se tem azar têm-se e pronto....

....acabaram de md«e telefonar da farmacia a dizer que não conseguem o azul de metileno, que afinal havia um erro no stock e bla bla bla

 

vou começar a procurara medicamentos comerciais para tratar este fungo.... haverá algum especifico?

 

 

Uma vez também não consegui o azul metileno e comprei eSHa 2000, mas não sendo para o mesmo efeito... não sei se irá ajudar!

 

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Tratei com esha200, e ja noto grandes melhorias na cory... as manchas brancas desapareceram e a ferida está sarada. A barbatana, enfim... não me parece que tenha regeneração possivel, mas ao menos ela não apresenta dificuldade em nadar e anda activa como sempre foi... e comilona também.

 

Todos os outros peixes se encontra sem apresentar qualquer sintoma de doença, à excepção de uma beaufortia (nunca sei como se escreve este nome :S), que morreu... foi uma pena.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais